Navegando por Palavras-chave "Semiótica"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise semiótica peirceana da literacia visual de estudantes universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2019-08-28) Beserra, Bárbara de Freitas [UNIFESP]; Bianco, André Amaral Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1848716002041734; http://lattes.cnpq.br/3385074951148370Investigamos em nossa pesquisa a existência de uma interface entre Literacia Visual e Alfabetização Científica, que chamamos de Literacia Visual Científica ou Literacia Visual Bioquímica, em função dos signos que averiguamos. A pesquisa buscou evidenciar, analisar e classificar esta interface. Foi realizada com a participação de estudantes da Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema, curso de Ciências - Licenciatura. Para a averiguação do nível de Literacia Visual Bioquímica, os estudantes responderam a um questionário de múltipla escolha sobre catalisadores/enzimas e perguntas dissertativas relacionadas a vídeos que apresentam diferentes modelos para o processo de reação enzimática. No primeiro vídeo há o uso de massa de modelar para representar a enzima e o substrato, no segundo vídeo um gráfico da diferença de energia livre de uma reação sem e com o uso de uma enzima, e no terceiro vídeo animações 3D para o modelo do ajuste induzido com o exemplo da enzima citrato sintase. Foi elaborada uma metodologia de diagnóstico baseada nas categorias propostas por Peirce (1999): Primeiridade; Secundidade e Terceiridade, de acordo com os níveis de reconhecimento, diferenciação e interpretação dos signos, respectivamente. Os dados foram organizados a partir da sistemática da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Realizamos duas coletas de dados piloto, a primeira durante a unidade curricular Química I (2017), na qual, os estudantes responderam a uma versão do questionário de múltipla escolha e foi proposto que respondessem a uma pergunta vinculada a um vídeo, postado na rede social Facebook, em um grupo fechado. O tema do vídeo foi a origem da vida, e os termos mais recorrentes entre as respostas foram os signos “átomos” e “moléculas”. A segunda coleta de dados piloto foi realizada durante a unidade curricular eletiva Bioquímica (2017), nesta optouse por apresentar e discutir diferentes usos de vídeos em sala de aula e a aplicação de uma segunda versão do questionário de múltipla escolha. Destas intervenções foi elaborado um terceiro sistema de coleta de dados utilizando como ferramenta um questionário de múltipla escolha, com tema específico (catalisadores/enzimas) e vídeos. Foram apresentados três trechos de vídeos com diferentes modelos para o mecanismo de reações enzimáticas. A terceira coleta de dados foi realizada com a participação de 112 estudantes, das turmas A, B, C e D da unidade curricular Átomos e Moléculas (2019), do curso de CiênciasLicenciatura da Unifesp, Campus Diadema. Na pergunta dissertativa número 3, sobre o tema “modelo do ajuste induzido”, 48% dos participantes não elaboraram uma resposta à pergunta. No questionário de múltipla escolha, a questão (4), de mesmo tema, gerou o maior índice de erros da aplicação, aproximadamente 36% da amostra, o que indica uma dificuldade por parte dos estudantes para interpretar as reações enzimáticas a partir do “modelo do ajuste induzido". O objetivo da classificação triádica peirceana foi comparar o desempenho dos estudantes no questionário de múltipla escolha e respostas às perguntas dissertativas. A partir do método de insvestigação proposto, 19% dos estudantes obtiveram mesma classificação periceana nas duas variedades de questões.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma introdução ao estudo da álgebra linear no ensino médio: da perspectiva histórico-filosófica da matemática a uma proposta de abordagem(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-08) Oliveira, André Toni Ruas de [UNIFESP]; Kluth, Verilda Speridião [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6294236455477671; http://lattes.cnpq.br/4944826935026457Esta pesquisa teve por objetivo precípuo desenvolver uma discussão com o intuito de promover a perspectiva de uma abordagem significativa de ensino sobre Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares para o Ensino Médio. No sentido de explicitar o que se entende por significativo em termos desses conteúdos, fez-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e textos oficiais, obtendo-se do pesquisado uma perspectiva histórico-filosófica abrangente que culminou em uma perspectiva semiótica fundamentada em Duval que nos apontou caminhos para uma abordagem mais significativa dos conteúdos acima citados entrelaçados às noções/conceitos de Álgebra Linear. Desta forma, ao final das reflexões, o trabalho apresenta uma proposta de abordagem significativa que atende os documentos educacionais curriculares brasileiros da atualidade para o nível médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ser-estar no sertão: capítulos da vida como filosofia visceral(UNESP, 2014-09-01) Taddei, Renzo Romano [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)An ethnographic study conducted in the wilderness of Ceará, Brasil, the concept of bodily mimesis in theater production and a documentary film on bandit hunters in the caatinga were the starting points in this text, for a discussion about the nature of the process of “reading signs” in the world. The reflections suggest that such processes should be understood less as interpretation or decoding and more as knowledge on how to move, in which existential coexistence, and particularly ingestion of substances, is a fundamental element. The materials analyzed point to the fact that the directionality implicated in such knowledge is recurrently understood as a visceral dimension. The viscera thus become a privileged locus of experience and action in the world, such that they are a contact surface and equipment for transformation at the same time. This perspective brings new and enticing opportunities for social theory.