Navegando por Palavras-chave "Self-efficacy"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Academic success, engagement and self-efficacy of first-year university students: personal variables and first-semester performance(Editum - Servicio de Publicaciones de la Universidad de Murcia, 2024-01-01) Casanova, Joana R.; Sinval, Jorge [UNIFESP]; Almeida, Leandro S.; http://lattes.cnpq.br/9227052078286181Higher education can be hugely transformative for students and has an important role in empowering human capital, innovation, and society’s social, cultural, and environmental development. The expansion of higher education has promoted access for a more heterogeneous mix of students, but ensuring access does not guarantee academic success. This paper aims to analyse predictors of academic achievement in 447 first-year students in their 1st and 2nd semesters, considering variables including sex, age, parents’ educational level and grades on entering higher education, along with levels of students’ academic engagement and self-efficacy after some weeks at university. Results show statistically significant paths for sex, age, and GPA to 1st-semester achievement, for parent’s educational levels to perceived self-efficacy, for students’ academic engagement to 1st-semester achievement, and 1st-semester achievement to 2nd-semester achievement. Students’ academic engagement also had an indirect effect on the 2nd-semester achievement. The correlation between academic engagement and self-efficacy was positive, strong, and statistically significant. The model explained 35.2% of the variance in 2nd-semester achievement and 15.0% of the variance in 1st-semester achievement. Knowledge about predictors of academic achievement and the importance of engagement and self-efficacy will support timely interventions, promoting success and preventing failure and dropout.
- ItemEmbargoExplorando as práticas seguras de manipulação dos alimentos de pessoas com deficiência visual(Universidade Federal de São Paulo, 2024-05-14) Silva, Walquiria Aparecida Aguiar da [UNIFESP]; Stedefeldt, Elke [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5590674723055512; http://lattes.cnpq.br/3691372404011386Objetivo: Investigar as práticas de manipulação dos alimentos em Pessoas com Deficiência Visual (PDV). Métodos: Foi realizada uma investigação em bases de dados científicos e se verificou uma escassez de publicações sobre práticas de manipulação de alimentos em PDV. Foi firmada parceria com uma instituição que atende as PDV, a pesquisadora participou de formações a fim de aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica do ambiente e das PDV para então iniciar a pesquisa propriamente dita. Um estudo transversal foi realizado na região metropolitana de São Paulo entre os meses de março de 2021 a março de 2023. Foi elaborado um questionário com 27 itens que teve seu conteúdo validado por juízes experts e pela população alvo com base em diferentes critérios por meio do coeficiente de validade de conteúdo (CVC). O questionário foi composto por 10 itens para caracterizar os participantes e 17 itens para investigar as práticas de manipulação de alimentos por meio dos preditores. Os dados quantitativos foram apresentados em frequência absoluta e percentual. A regressão linear múltipla foi utilizada para investigar os preditores de práticas seguras de manipulação dos alimentos tendo como variável dependente a prática de manipulação segura e variáveis independentes o conhecimento, autoeficácia, percepção de risco e condição de deficiência visual. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (número do parecer: 4.927.603). Resultados: Participaram do estudo 88 PDV da região metropolitana de São Paulo, 80,68% mulheres, 35,23% declararam não ter concluído o ensino médio, e 44% se auto declararam brancos. O questionário apresentou validade de conteúdo adequada, com todos os critérios com CVC ≥ 0.80. A autoeficácia (t=-3.07, p=0.003), o conhecimento (t=4.21, p=<0.001) e a percepção de risco (t=-3.08, p=0.003) foram preditores estatisticamente significantes para as práticas seguras na manipulação dos alimentos. O conhecimento (β=0.36, p<0.001) e a autoeficácia (β=0.03, p=0.003) estão positivamente associados à manipulação segura dos alimentos em PDV, enquanto a percepção de risco (β=-0.28, p=0.003) está negativamente associada. Considerações finais: Os preditores estatisticamente significativos mostram que é possível valorizar as demais habilidades das PDV, e que suas potencialidades devem ser exploradas criando possibilidades para diminuir a barreira da falta da visão, contribuindo para uma evolução no desenvolvimento de tecnologias e políticas para a inclusão desse público, de forma que eles tenham uma vida autônoma com acesso a uma alimentação adequada e segura. O capacitismo precisa ser dissolvido da sociedade brasileira desmontando o preconceito que ainda as pessoas com singularidades sofrem.
- ItemSomente MetadadadosPredictors and Evolution of Antiretroviral Therapy Adherence Among Perinatally HIV-Infected Adolescents in Brazil(Elsevier Science Inc, 2016) Cote, Jose; Delmas, Philippe; de Menezes Succi, Regina Celia [UNIFESP]; Galano, Eliana; Auger, Patricia; Sylvain, Helene; Colson, Sebastien; Machado, Daisy Maria [UNIFESP]Purpose: Antiretroviral therapy medication adherence is a complex phenomenon influenced by multiple factors. This study examines its evolution and predictors among perinatally HIV-infected youths in Sao Paulo, Brazil. Methods: During a 1-year longitudinal cohort study, perinatally HIV-infected youths aged 13-21 years taking antiretroviral therapy were recruited in hospitals and HIV/AIDS reference centers. Data were collected at baseline and after 12 months. Variables assessed were adherence, self-efficacy regarding medication intake, social support, stress level, depression, CD4 cell count, viral load, and symptoms. Adherence was defined as taking >= 95% of prescribed HIV medication in the past 7 days. Generalized estimating equation and analysis of variance methods were used. Results: A total of 268 adolescents participated in the study (59% female