Navegando por Palavras-chave "Self"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A concepção especular em Jacques Lacan e Donald Winnicott: imagens distintas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-07) Costa, Manuela Oliveira Legramanti da [UNIFESP]; Casetto, Sidnei José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3498118188722873; http://lattes.cnpq.br/0050394058649447; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Após sua Tese de 1932, Jacques Lacan engata na investigação sobre a gênese do eu e sobre o narcisismo, iniciando a formulação de seu conceito sobre o estádio do espelho. Em 1936, o apresenta inicialmente na Sociedade Psicanalítica de Paris e, posteriormente, no XIV Congresso Internacional da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) para, em 1949, apresentar uma nova versão em Zurique, também em um congresso da IPA. Tal comunicação de 1936 não foi entregue aos anais do Congresso e seu resgate só é possível em analogia à construção de um quebra-cabeça: a partir de algumas informações, podemos supostamente reconstruir sua apresentação. Esta concepção lacaniana é inovadora para a Psicanálise, fundamenta todo o sistema de pensamento de Lacan, e perpassa diversos textos do autor, sendo citada inúmeras vezes em sua obra Escritos. Entretanto, não somente Lacan se debruça sobre os primeiros estágios da vida do bebê, mas também Donald Woods Winnicott discorre sobre o desenvolvimento infantil e, sobretudo, ressalta a importância de cuidados suficientemente bons exercidos pela figura da mãe. Apesar de não formular um conceito, o psicanalista inglês aponta que a figura materna exerce um papel de espelho, o qual será fundamental para constituição subjetiva. Diferentemente do alvoroço causado por Lacan com sua apresentação, Winnicott tem uma história pouco documentada sobre sua formulação. Diante da importância atribuída, por ambos os autores, à constituição do eu e, assim, ao processo de especularização, salientando como crucial no desenvolvimento do bebê a figura de cuidado exercida por um outro, o presente trabalho consiste em realizar um percurso histórico-conceitual da concepção especular nestes autores, utilizando-se fundamentalmente de alguns textos antecedentes aos textos centrais dos respectivos autores – de 1949, de Lacan, O estádio do espelho como formador da função do eu tal como nos é revelada na experiência psicanalítica, e de 1967, de Winnicott, O papel de espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil; além de consultas às bases eletrônicas, dados documentais (cartas) e biografias dos respectivos autores. Percebeu-se relações possíveis, embora não paralelas, entre as dimensões do eu propostas por ambos: self e ego (Winnicott), moi e je (Lacan), assim como diferenças importantes quanto à concepção especular: o encontro, em Winnicott, com o verdadeiro self e, em Lacan, à constituição do eu ligada à alienação em uma imagem.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Entrelaçamento Entre Ego E Ego-Visto Em Sartre: Análise Da Origem Dos Conceitos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-12-17) Erculino, Siloe Cristina Do Nascimento [UNIFESP]; Carrasco, Alexandre De Oliveira Torres [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)In His Work The Transcendence Of The Ego, Sartre Defined The Psychic Ego As A Transcendent Object Constituted By Impure Reflection, And In His Work, Being And Nothingness, He Stated That Our Ego-Seen (Ego-Regardé) Is Composed By The Other In The Dynamics Of Viewing. We Propose To Think About The Extent In Which These Two Concepts Are Related, Seeking To Understand The Theme From Its Origins In Husserl's Theory. Sartre Explained The Concept Of Intentionality, The Pillar Upon Which He Built His Theory, In His Article L'intentionnalité, Later In The Transcendence Of The Ego, He Denoted The Conception Of Ego As A Transcendent Object And, In Being And Nothingness, He Demonstrated The Encounter With The Other While Subjectivity, In Which My Ego-Seen (Being-For-Others) Is Constituted In The Dynamics Of Viewing. In The First Moment Of This Dynamics, The Other Seizes Me, As An Object; Therefore, It Is Subject That Constitutes My Ego-Seen In The World. In The Second Moment, I Seize The Other As An Object Seen In The Wo
- ItemRestritoAs Máscaras Brancas e o Falso Self: Encruzilhadas entre Fanon e Winnicott(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-21) Batista, Gabriela Borges [UNIFESP]; Faustino, Deivison Mendes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1381425552378145; http://lattes.cnpq.br/4360356006526783; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho de conclusão de curso pretende aproximar a noção do falso self que o autor Donald Woods Winnicott descreve no texto intitulado “Distorções do Ego em termos de falso e verdadeiro self” (1960), da análise psicológica que Frantz Omar Fanon (1925) faz da máscara branca no livro “Pele Negra, Máscaras Brancas”. Essa categoria do falso self em Winnicott (1960;1964) exprime um fenômeno de clivagem de si que é relacionada à uma superadaptação exigida por um ambiente indiferente às necessidades do sujeito. No que se refere a Fanon, temos em sua obra de 1925 a inauguração de sua análise sociogênica acerca da alienação do negro, na qual ele salienta os efeitos psicológicos e sociológicos de um desejo por uma máscara branca que é produzido pelas expedições colonialistas. A partir disso, neste trabalho será feito o esforço teórico de elencar alguns pontos da análise fanoniana sobre os efeitos dos processos de racialização sob a subjetividade, tentando aproximá-los deste fenômeno de distorção do self descrito por Winnicott, para que assim possamos pensar possíveis aproximações e divergências em suas teses, nos preocupando em contribuir com debates que suscitem a construção de uma psicologia que esteja atenta para as clivagens de sujeitos culturais e psicológicos que se dão em contextos de discriminação racial e social.
- ItemSomente MetadadadosVirtual body swap: a new feasible tool to be explored in health and education(Elsevier Science Bv, 2016) de Oliveira, Elen Collaco; Bertrand, Philippe; Roel Lesur, Marte Ernesto; Palomo, Priscila; Demarzo, Marcelo [UNIFESP]; Cebolla, Ausias; Banos, Rosa; Tori, RomeroVirtual reality has been widely explored to immerse users in environments other than those considered to be their surrounding realities. We discuss the possibility of immersion not in another environment but in another person's body. The power of body swap illusion opens up a great deal of possibilities and applications in several areas, such as neuroscience, psychology, and education. For this experiment, we used a low budget system that reproduces a person's head movements as if one's own head were in another body viewed through a head mounted display (HMD) while having body agency, i.e., controlling the movements of another real body as if it was a "real avatar". In this pilot study we describe the tool in details and discuss its feasibility and preliminary results based on the analysis of the participants' perceptions collected through validated questionnaires and in-depth interviews. We observed that the system does promote higher levels of realism and involvement ("presence") compared with an immersion experience without body agency. Moreover, spontaneous declarations by the participants also showed how impactful this experience may be. Future applications of the tool are discussed.