Navegando por Palavras-chave "Segurança energética"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A ascensão da China na segurança energética global: o impacto da estratégia de investimento em energia solar fotovoltaica no posicionamento internacional do país(2023-12-15) Sousa, Anarah Martins [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924; N/AO investimento significativo da China na energia solar fotovoltaica a posicionou como uma potência global nesse setor. Além de fortalecer a segurança energética, essa estratégia impulsionou a inovação, gerou empregos e fortaleceu a economia do país. Esses resultados têm o potencial de aumentar o soft power chinês e redefinir seu papel no cenário internacional. Nesse sentido, o artigo científico tem como objetivo analisar a ascensão da China na segurança energética global por meio do investimento em energia solar fotovoltaica e seu impacto no cenário internacional. Pretende-se entender os fatores impulsionadores desse crescimento, avaliar os efeitos econômicos, políticos e ambientais dessa estratégia, bem como investigar seu impacto no soft power chinês. A pesquisa utilizará uma abordagem qualitativa, visando contribuir para o conhecimento sobre política energética global.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento de plataforma integrada para avanços em cana-de-açucar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Azevedo, Mateus Alves [UNIFESP]; Brito, Michael dos Santos [UNIFESP]; https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/87850/michael-dos-santos-brito/O desafio global relacionado ao aumento dos preços dos alimentos e da energia destaca a intrincada conexão entre segurança alimentar, energia e estabilidade política. Em resposta a essa crise, países como China e Índia implementaram medidas imediatas, como proibições de exportação e subsídios, levantando preocupações sobre consequências a longo prazo. No contexto brasileiro, a estabilidade nos mercados de petróleo e gás é vital, especialmente para um país de vastas dimensões como o Brasil. A segurança energética é essencial na mobilidade, transporte e geração de eletricidade. O projeto aborda a segurança energética por meio do estudo de novas ferramentas a serem aplicadas na produção de biocombustíveis, com foco na cana-de-açúcar, como matéria prima. A cana-de-açúcar é utilizada atualmente para a produção de etanol de primeira e segunda geração, destacando-se pela produção sustentável. A produção de bioetanol lignocelulósico enfrenta desafios, e a engenharia genética surge como uma ferramenta vital na otimização de cultivares de cana-de-açúcar. O desenvolvimento do projeto é fundamentado em bancos de dados de genética vegetal, como NCBI e Phytozome, permitindo acesso a informações cruciais para otimizar programas de melhoramento. O Laboratório de Biotecnologia Vegetal (Plantech) da Universidade Federal de São Paulo busca enfrentar desafios específicos relacionados à cana-de-açúcar. O acúmulo de dados motivou, bem como, o compartilhamento destes, motivou a criação de um banco de dados e, subsequentemente, a iniciativa de desenvolver um site para o Plantech. Esse site serve como um repositório acessível de sequências CDS, promovendo o arquivamento e a disseminação de resultados de pesquisas e fornecendo uma ferramenta essencial para a comparação de sequências, alinhando-se à temática de segurança energética. O trabalho detalha a importância dessa iniciativa para o avanço contínuo das pesquisas no Plantech e, a partir do êxito obtido, sua contribuição para a temática global de segurança energética, destacando a relevância do Brasil como protagonista nesse cenário.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Geopolítica das energias renováveis na América Latina: impactos e desafios(Universidade Federal de São Paulo, 2021) Cavalcanti, Luiz Felipe Santos [UNIFESP]; Hage, José Alexandre Altahyde [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5620292368037924; http://lattes.cnpq.br/1239694274877283As energias renováveis têm ganhado força nos últimos anos como meio de mitigação dos impactos ambientais, apresentando-se, também, como alternativas para diversificação da matriz energética de diversos países, sobretudo, dos mais industrializados. Na América Latina, observa-se uma adoção crescente de tais fontes, havendo notável primazia por estratégias isoladas de cada Estado para a execução destes investimentos. O objetivo deste trabalho é investigar como este movimento em direção às energias renováveis está influenciando a região latino-americana em áreas como cooperação regional, geopolítica e comércio internacional. Defende-se a hipótese de que os países latino-americanos poderão estar fadados a uma relação de dependência tecnológica aos Estados que são pioneiros no investimento deste tipo de insumo, apesar de possuir grandes de reservas de recursos minerais caros à indústria renovável, os quais poderiam prover maior poder de barganha para as negociações internacionais destes Estados, bem como promover maior dinamicidade para suas economias.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Informações de recurso solar para projetos de aproveitamento energético(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-23) Teodosio, Matheus Gabriel Dantas [UNIFESP]; Martins, Fernando Ramos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9012359647335296; http://lattes.cnpq.br/5448006002917903; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Devido às necessidades impostas pela sociedade atual, como por exemplo a percepção de problemas relacionados à emissão de gases do efeito estufa, aquecimento global e questões acerca do esgotamento de combustíveis fósseis, é fundamental que haja discussões sobre o aproveitamento do recurso solar incidente na superfície terrestre. Visando analisar questões acerca da produtividade energética renovável, alternativa e que não apresente emissões dos gases causadores do efeito estufa. Além disso, buscar possíveis respostas para um desenvolvimento sustentável atrelado a demanda de práticas para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, buscando também uma forma de apresentar estas informações como meio de educação ambiental. Sabe-se que a energia elétrica proveniente da radiação solar vem crescendo em todo o mundo, principalmente mediante a utilização de sistemas fotovoltaicos, devido ao avanço tecnológico somado à redução de custos. Ademais, o recurso solar se apresenta como boa alternativa no quesito de segurança energética e, até mesmo, econômica. Assim, o presente trabalho busca, disponibilizar e discorrer sobre informações de recurso solar para projetos de aproveitamento energético, tratando sobre sua disponibilidade, efetividade e regulamentação a fim de realizar avaliações a respeito da viabilidade técnica e econômica, encontrada atualmente, para aproveitamento deste recurso na matriz energética, e visando propor soluções mitigadoras para problemas ambientais. A metodologia empregada foi o levantamento bibliográfico, além da participação em eventos que abordaram o assunto.
- ItemRestritoSegurança energética no Mercosul: a cooperação regional como instrumento para a promoção da segurança energética(Universidade Federal de São Paulo, 2023) Santos, Ramon Henrique [UNIFESP]; Ferreira, Guilherme A. Guimarães [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1141741782092601; http://lattes.cnpq.br/1229738316174671O presente artigo analisa a cooperação regional no Mercosul como meio de promover a segurança energética, focando no tratamento do tema pelo bloco e suas implicações para os Estados-membros. A pesquisa, utilizando revisão de documentos oficiais e revisão bibliográfica, revela, a partir de dados qualitativos e quantitativos, avanços nas ações conjuntas, com impactos significativos, ao destacar também desafios persistentes. Os resultados visam contribuir para o avanço da literatura da segurança energética com foco na cooperação regional observando o caso específico do Mercosul. A discussão ressalta a importância da cooperação contínua para enfrentar os desafios existentes e fortalecer a segurança energética na região. Este artigo oferece uma visão abrangente do estado atual e da trajetória da segurança energética no Mercosul, destacando a relevância do tema para a agenda internacional.