Navegando por Palavras-chave "School violence"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosViolence in Brazilian schools: Analysis of the effect of the #Tamojunto prevention program for bullying and physical violence(Academic Press Ltd- Elsevier Science Ltd, 2018) Gusmoes, Julia D. S. P. [UNIFESP]; Sanudo, Adriana[UNIFESP]; Valente, Juliana Y.[UNIFESP]; Sanchez, Zila M.[UNIFESP]A randomized controlled trial was conducted with 6637 7th-and 8th-grade students in 72 public schools in 6 Brazilian cities to evaluate the effects of the European drug prevention program Unplugged, called #Tamojunto in Brazil. This article evaluates the effects of #Tamojunto on the prevention of bullying and physical violence. Baseline data were collected from both intervention and control groups prior to program implementation. Follow-up data collection was performed 9 and 21 months later. Generalized estimating equations were used to evaluate changes in the reporting of receiving or practicing bullying and physical violence over time. The program was found to reduce the likelihood of receiving bullying, particularly in the stratum of girls aged 13-15 years at the 9-month follow-up time point. The effect was not sustained at 21 months. There was no significant effect for practicing bullying and for receiving or practicing physical violence.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A violência escolar na voz dos adolescentes: possibilidades para o cuidado(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-12-17) Pereira, Adriana Dall Asta [UNIFESP]; Ohara, Conceicao Vieira da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4605728272646234; http://lattes.cnpq.br/9037961922019334; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este estudo teve por objetivos compreender as vivências e experiências de adolescentes com a violência como um acontecimento na vida e na sua socialização no cotidiano da escola; analisar as vivências e experiências dos adolescentes com o cotidiano da violência no espaço da escola e discutir essas vivências e experiências como estratégias de condução do tema violência no espaço da escola, na prática educativa em saúde mediada pelo(a) Enfermeiro(a) promotora de saúde. Método: Foi utilizada a investigação qualitativa e, para produção de dados, o Método Criativo Sensível, com 20 adolescentes de uma escola de ensino fundamental da rede pública no sul do Brasil, no período de dezembro de 2012 a janeiro de 2013. Nesse cenário, foram realizadas as dinâmicas de criatividade e sensibilidade corpo saber e tecendo estórias. Ao corpus textual foram aplicadas as ferramentas analíticas da Análise de Discurso Francesa. Resultados: Dessa forma, foi possível estruturar três categorias analíticas: Escola como espaço de (des)construção do ser humano; as drogas no cotidiano dos adolescentes: motivação para a violência na escola; e a necessidade de apoio à Família: ultrapassando as dificuldades nas relações intrafamiliares. Os resultados apontaram um contexto escolar violento, tendo como origem tanto o indivíduo quanto o meio em que ele está inserido. Considerações Finais: Acredita-se ser importante estimular esses adolescentes por meio de uma educação transformadora para promover o respeito pelas diferenças e para estimular esses adolescentes a lidarem com as adversidades, buscando a formação de sujeitos livres, saudáveis e capazes de construírem-se ou reconstruírem-se positivamente, ainda que em ambiente desfavorável.