Navegando por Palavras-chave "School performance"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)EJA do ensino médio em Diadema - possibilidades e contornos em um ano de pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-30) Pires, Fernando Ferreira [UNIFESP]; Stoco, Sérgio [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1841861158078886; http://lattes.cnpq.br/2139840511266503A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma oportunidade de retorno aos estudos para aqueles que não conseguiram ou não puderam estudar na idade regular. Modalidade de ensino presente no Brasil desde os primórdios de nossa história, foi ganhando diversos contornos ao longo dos séculos. No entanto, o acesso e a permanência na EJA nem sempre é algo fácil. Considerando que no ano 2020 tivemos a pandemia do novo coronavírus que forçou o fechamento das escolas, por se tratar de um ambiente com alto potencial de transmissão, as dificuldades de atendimento pedagógico a este público aumentaram. Estudar, o que já era difícil para o grupo dos jovens e adultos, encontrou agora as barreiras da educação remota. Para a escola e para os educadores essa dificuldade não foi menor. Planejar e executar ações de educação para jovens e adultos de maneira remota exige preparo, rompimento de tabus e direcionamento das instâncias que regem a educação. Esta pesquisa utilizou-se de uma análise das oito escolas que oferecem vagas de EJA no ensino médio em Diadema/SP e tem por objetivo compreender como foi planejado e desenvolvido o trabalho no ano de 2020. Mais especificamente, buscou-se compreender o processo de demanda das vagas, o rendimento escolar, o atendimento e ociosidade das escolas na oferta de vagas, o processo de avaliação dos alunos e a busca ativa para encontrar aqueles em potencial de evasão. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico dos aspectos políticos e legais, em âmbito nacional e estadual, que consideraram a viabilidade de oferta de escolarização nessa modalidade. Para atingir nossos objetivos específicos nos utilizamos de dados extraídos da Secretaria Escolar Digital a fim de compreender como essas situações se desenvolveram em cada escola, e fizemos entrevista semiestruturada com os profissionais de educação que lideraram esses processos para que pudéssemos verificar as possíveis similaridades e/ou discrepâncias nessa atuação dentro da mesma rede de ensino, com a intenção de compreender os limites e as possibilidades de ação na EJA em meio ao caos institucional causado, não só pela pandemia, quanto pela ausência de legislações que orientassem e amparassem as ações na modalidade. Verificamos que, sobrevindo a pandemia, o vazio de orientações para a modalidade forçou com que as escolas tomassem decisões locais dissonantes umas das outras, movimento causado também pela ausência de uma rede de interação entre as escolas de EJA com coordenação e orientação regional ou estadual para gerir os processos, o que reforça, apesar dos esforços de alguns educadores, uma política de exclusão continuada.
- ItemSomente MetadadadosPhysical fitness and academic performance in youth: A systematic review(Wiley, 2017) Santana, Carla Caroliny de Almeida; Azevedo, Liane Beretta de; Cattuzzo, Maria Teresa; Hill, James O.; Andrade, L. P.; Prado, Wagner Luiz do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Physical fitness (PF) is a construct of health- and skill-related attributes which have been associated with academic performance (AP) in youth. This study aimed to review the scientific evidence on the association among components of PF and AP in children and adolescents. A systematic review of articles using databases PubMed/Medline, ERIC, LILACS, SciELO, and Web of Science was undertaken. Cross-sectional and longitudinal studies examining the association between at least one component of PF and AP in children and adolescents, published between 1990 and June 2016, were included. Independent extraction of articles was carried out by the two authors using predefined data fields. From a total of 45 studies included, 25 report a positive association between components of PF with AP and 20 describe a single association between cardiorespiratory fitness (CRF) and AP. According to the Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology guidelines: 12 were classified as low, 32 as medium risk, and 1 as high risk of bias. Thirty-one studies reported a positive association between AP and CRF, six studies with muscular strength, three studies with flexibility, and seven studies reported a positive association between clustered of PF components and AP. The magnitude of the associations is weak to moderate (β = 0.10–0.42 and odds = 1.01–4.14). There is strong evidence for a positive association between CRF and cluster of PF with AP in cross-sectional studies; and evidence from longitudinal studies for a positive association between cluster of PF and AP; the relationship between muscular strength and flexibility with AP remains uncertain.
- ItemSomente MetadadadosSymptoms of sleep disorders and objective academic performance(Elsevier B.V., 2013-09-01) Coin de Carvalho, Luciane Bizari [UNIFESP]; Prado, Lucila Bizari Fernandes do [UNIFESP]; Ferreira, Vanessa Ruotolo [UNIFESP]; Rocha Figueiredo, Mariana Bezerra da [UNIFESP]; Jung, Aline [UNIFESP]; Morais, Jose Fausto de; Prado, Gilmar Fernandes do [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Objective: We aimed to compare the academic performance of children with and without symptoms of sleep disorders (SSD).Methods: We distributed 5400 questionnaires (Sleep Disturbance Scale for Children [SDSC], Brazilian version) to 7- to 10-year-old children at public elementary schools in São Paulo, Brazil. We analyzed the academic grades of Portuguese (Port) and Mathematics (Math) in 2384 children (1224 girls; 51%). Grades were assigned on a scale of 0-10 and five was considered a passing grade. Children with symptoms of sleep disorders (SSD) and symptoms of sleep-breathing disorders (SSBD) were compared to children with no symptoms of SSD (no-SSD).Results: Mean Port (6.6 +/- 2.2) and Math (6.3 +/- 2.2) grades were lower in children with SSD or sleep-breathing disorders (SBD) than those among children with no-SSD (Port, 7.1 +/- 2.1 and Math, 7.1 +/- 2.1; P < .05). Boys with SSD or SSBD had lower grades (Port, 6.4 +/- 2.2 and Math, 6.1 +/- 2.2) than girls (Port, 6.9 +/- 2.2 and Math, 6.5 +/- 2.2; P < .05). There were more children with failing Port grades with SSD or SSBD (13%) than those among children with no-SSD (9%; P < .05). Regarding Math, 25.4% of SSD or SSBD children had failing grades vs. 8.4% of children with no-SSD (P < .05).Conclusion: in our sample, children with SSD particularly SBD were at increased risk for poor academic performance in Math and Port. (C) 2013 Elsevier B.V. All rights reserved.