Navegando por Palavras-chave "School inclusion"
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- ItemSomente MetadadadosO autismo infantil e a educação escolar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-12-06) Santos, Jucélia Souza [UNIFESP]; Petri, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9386446512033448; http://lattes.cnpq.br/5192622588694126; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper analyzes the possibilities of school inclusion and socialization of autistic children in the regular school environment, using as theoretical reference for psychoanalysis. Is not meant to point out methods that could be used as models in this process, not persuaded that the inclusion must reach all children. The motivation of this work is to show that the educational and social inclusion need not depend forever and only administrative measures to happen, even though this process of giving the special child the opportunity to be included in school and in society is linked to the legal and compliance with laws and declarations. To this end, we present, first, the constitution of the subject from the language and the interference of another primary. Based on major theoretical psychoanalysis, we show that this process occurs mainly by inclusion of children in a culture established by the language and the importance of this activity and investment in other vital construction of subjectivity. It is also necessary to present the infantile autism and its characteristics, from medical theories that act as discourse prevalent in education as well as the psychoanalytical study to finally have the possibility to include a child with autism based on the approach to these two aspects.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O capacitismo e a (ex)inclusão de pessoas com deficiência: percepções de usuários de rede social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07) Menezes, Vitória Vasconcelos de [UNIFESP]; Martins, Edna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629O capacitsimo é um termo recente que está relacionado à manifestação de discriminação estrutural e preconceito contra pessoas com deficiência, com base em suas habilidades ou incapacidades, atingindo as diversas esferas da sociedade, desde o acesso a oportunidades educacionais e de emprego até a participação plena na vida social. Com base nisso, o presente trabalho tem o objetivo de analisar percepções sobre o capacitismo e a inclusão e pessoas com deficiência em suas mais diversas manifestações, considerando que este conceito tem impactos substanciais no processo de escolarização e inclusão social desta população. A relevância deste estudo é justificada pelo contínuo avanço de pesquisas acadêmicas e científicas que abordam o capacitismo como elemento cultural que impacta a vida das pessoas com deficiência nas esferas sociais. Por meio de abordagem metodológica qualitativa do tipo exploratória, este trabalho realizou-se a partir de pesquisa de campo em redes sociais da internet, uma vez que esses ambientes têm sido amplamente utilizados pelos usuários ao longo da última década. Com ênfase na rede social “Facebook”, a partir do conteúdo de uma publicação, foram analisados 388 comentários relativos à postagem, destacando os relatos pessoais e as diversas percepções sobre as manifestações do capacitismo, em três categorias. Os resultados indicam que o capacitismo é significativamente prevalente nas esferas da inclusão social, destacando o mercado de trabalho e a escola como campo de maior impacto. Tal manifestação, a partir da percepção dos usuários da rede social tem significado uma barreira importante para a inclusão social e escolar de pessoas com deficiência em nossa sociedade, evidenciando processos de discriminação e segregação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)"A escola é meu refúgio" Crianças e adolescentes refugiadas e o contexto educacional: uma revisão bibliográfica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-05) Santos, Ariane Monteiro Barbosa dos [UNIFESP]; Galvani, Debora [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/9874847063643955; http://lattes.cnpq.br/2378705510101910; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática do refúgio e o contexto educacional nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe de Ciências da Saúde e no Portal de Periódico CAPES/MEC de publicações (março a junho de 2019). Parte da pesquisa também foi composta pela busca de documentos especificamente em duas fontes relacionadas às políticas e diretrizes que tratam do refúgio: o ACNUR por se tratar de um órgão da ONU que lida com essas problemáticas; e a Prefeitura de São Paulo por ser a única que está em um processo de desenvolvimento de uma política voltada para os refugiados. Posteriormente, para a análise e sistematização dos dados obtidos, as informações foram organizadas em um banco de dados em relação à autoria, ano e periódico de publicação e país de origem. Na seleção dos documentos foram considerados como critérios de inclusão aqueles que abordassem 1) o tema refúgio, especificamente envolvendo crianças e adolescentes; 2) obtivesse enfoque dessa população no ambiente escolar; 3) relatasse quais as consequências que o refúgio afetaria nessas crianças e/ou adolescentes. Após a leitura na íntegra dos textos, apenas 10 foram utilizados por abranger os critérios de inclusão. Os artigos foram agrupados em três categorias de análise que mais apareceram durante a revisão e dessa forma foram apresentados mais detalhadamente, sendo elas: desafios da imigração e interculturalidade, crianças e/ou adolescentes e retrato da comunidade escolar. A análise da produção bibliográfica possibilitou a visualização de fragmentos do panorama amplo que é o refúgio e suas implicações. Embora fragilizado o corpus pesquisado, foi possível destacar a importância da comunidade escolar para as crianças e adolescentes refugiados.
- ItemSomente MetadadadosA inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011) Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]; Carvalho, Maria de Fátima; http://lattes.cnpq.br/1875338693729537; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper aims to raise from the available database of thesis and papers from CAPES, researches done at the Brazilian universities scope from 1996 to 2010 about the process of school inclusion of students with Down Syndrome, and has the objective of knowing and discussing how this theme is dealt in the academic production, it means, discussing how the school inclusion of this students is approached, the difficulties, challenges and the possibilities that are more mentioned on papers about this theme. It was selected and analyzed fifty eight summaries that were based on the following aspects: the year of publication, the level of the research (master’s or doctor’s degree), the institutes where the researches were done, the themes discussed and the results. The analysis of these summaries gave me the opportunity to see that there are a lot of critics to the ways of how the process of inclusion has been done in Brazil, this process has had difficulties and controversies, however, it also shows the possibilities of concreting this, its benefits, points out the importance of these kids’ right to go to school be permanent and as a result it promotes a change of the ways of education for these students. The research is based on the contributions of authors that talk about this theme into the special education area and also Vygotski historical-cultural psychology contributions that focus on the development and education of unable children with a social perspective
- ItemRestritoA inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais na escola Waldorf: o olhar do Apoio Pedagógico(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-04) Seo, Fernanda [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Guglielmo, Maria Florencia [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5184080966682102; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/1341536479344464; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A Escola Waldorf é o termo cunhado para designar instâncias que promovem apoio para alunos, seja estes com ou sem necessidades educacionais especiais. O Apoio Pedagógico é o setor que fica responsável para auxiliar alunos diversos a trilhar um caminho acadêmico de qualidade e de forma saudável, criando espaços de acolhimento e atividades variadas que contemplem a maximização das potencialidades destes alunos. Este artigo é um estudo de caráter qualitativo que tem como objetivo primal compreender as estratégias institucionais utilizadas, nas escolas Waldorf, para a construção dos Apoios Pedagógicos. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam nesse setor. É visto que o Apoio Pedagógico é feito, principalmente, de forma interdisciplinar e única, uma vez que toma a necessidade e realidade de cada aluno como ponto de partida. As atividades realizadas são diversas, seja individual ou em grupo, incluindo, também, a participação de demais indivíduos que fazem parte da vida da criança, como professores e família. O Apoio Pedagógico, portanto, se torna um diferencial nas escolas e é um trabalho com muita potência, que abre possibilidades diversas para o desenvolvimento plural das crianças.