Navegando por Palavras-chave "Sala de leitura"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A LEITURA DIRIGIDA POR FICHAS NO ENSINO DE PRIMEIRO GRAU NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: O PROGRAMA ESCOLA – BIBLIOTECA (1972 - 1983)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-16) Vicentini, Vanessa do Nascimento; Oliveira, Fernando Rodrigues de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261202J5; http://lattes.cnpq.br/5472674996171228Nessa dissertação de Mestrado, apresentam-se resultados de pesquisa vinculada à linha “História da Educação: sujeitos, objetos e práticas”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo, e à linha de pesquisa “Literatura, escolarização e formação de leitores” do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura (NIPELL), coordenado pelo professor Dr. Fernando Rodrigues de Oliveira. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino da leitura e da formação de leitores na Rede Municipal de Educação de São Paulo, centrando-se nas concepções de leitura e de formação de leitores envolvidas no trabalho com a Técnica de leitura dirigida por fichas no âmbito do Programa Escola – Biblioteca, da Rede Municipal de Ensino, entre 1972 e 1983. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem histórica, mediante pesquisa documental e bibliográfica, desenvolvida por meio dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção, ordenação e análise das fontes documentais, que foram analisadas na perspectiva da análise da configuração textual. Esse estudo possibilitou observar, a partir da análise dos pressupostos presentes nos documentos, a concorrência de diferentes concepções de ensino de Língua Portuguesa e de linguagem, com predominância das teorias linguísticas centradas no Estruturalismo, além disso, essa análise possibilitou concluir que a Técnica de leitura dirigida por fichas dialoga com as perspectivas da Racionalidade Técnica e da Teoria da Comunicação observadas na proposta para o ensino de Língua Portuguesa inserida na educação brasileira na esteira da Lei Federal nº 5.692, instituída durante o regime ditatorial militar, em 1971, que se volta ao entendimento da promoção da leitura e da formação de leitores como mera técnica, privilegiando uma concepção tecnicista sobre a formação de leitores e sobre a prática docente.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Sala de leitura na rede municipal de São Paulo: reflexões sobre eventos e práticas de letramento com uma turma de 4º ano(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-09) Firmino, Estevão Marcos Armada [UNIFESP]; Bunzen Júnior, Clecio dos Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O objetivo principal desta pesquisa é investigar os eventos e práticas de letramento que ocorreram durante as aulas de Sala de Leitura, com alunos de uma turma de 4° ano do ensino fundamental I, da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Num primeiro momento, procuramos apresentar o referencial teórico da pesquisa que foi construído com base em um quadro epistemológico transdisciplinar, que buscou efetivar o diálogo entre Estudos sobre Letramento, pesquisas sobre interação em sala de aula e autores do campo sociológico. Posteriormente, contextualizamos a Sala de Leitura e fizemos a análise de parte do trabalho prescrito para esse espaço, por meio do exame do Caderno Orientador ‘Leitura ao pé da Letra’, com fins de se compreender as escolhas didáticas do Professor Orientador de Sala de Leitura. Em seguida, descrevemos, analisamos e interpretamos algumas práticas de letramento ocorridas no contexto situado de pesquisa, a partir de um mapeamento da dinâmica discursiva das aulas com o 4° ano, que evidenciou a ocorrência de eventos de letramento criados pelo Professor Orientador de Leitura e eventos criados pelos alunos. A pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativa, empregou a abordagem etnográfica no acompanhamento das aulas transcorridas durante o ano letivo, e dessa forma, foram utilizados um diário de pesquisa, fotografias e gravações em áudio das aulas. A análise desses dados foi feita através de mapas de eventos das aulas e seleção de episódios ocorridos durante as interações nas aulas. Nossos resultados indicam que os eventos de letramento observáveis nesta Sala de Leitura estavam relacionados majoritariamente a práticas de letramento de leitura literária escolarizada, adotadas pelo Professor e práticas de letramento de leituras voluntárias empregadas por alguns alunos e alunas do 4° ano. Esses resultados revelam a necessidade de uma compreensão ampliada das práticas de leitura voluntárias dos alunos que se engajam em leituras de não ficção e a necessidade de discussão referente a hibridização de práticas escolares com as não-escolares na Sala de Leitura.