Navegando por Palavras-chave "Remediação"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação da capacidade de biossorção de íons metálicos de cobre utilizando a casca da banana(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Oliveira, Tuane Vieira [UNIFESP]; Perpetuo, Elen Aquino [UNIFESP]; Gracioso, Louise Hase; http://lattes.cnpq.br/3156008854115283; http://lattes.cnpq.br/2976361779484223; http://lattes.cnpq.br/1964365771971529; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Em função da intensa atividade portuária e da presença do complexo industrial de Cubatão, a região da Baixada Santista sofre com o frequente lançamento dos mais variados contaminantes no meio ambiente, entre eles os metais tóxicos. A principal consequência desse quadro é o acúmulo dos metais em todo o ecossistema marinho, com destaque para cádmio, cobre, chumbo e mercúrio. Diante deste cenário, a pesquisa por processos remediadores destes contaminantes apresenta grande relevância. Entre os processos utilizados para remediar íons metálicos, destaca-se a biossorção. A biossorção consiste no uso de biomassa para a adsorção desses íons, com vistas ao saneamento ambiental. Para este processo, podem-se utilizar diferentes tipos de biomassa e, entre elas, biomassa de resíduos orgânicos. Neste sentido, o presente projeto objetivou a utilização da biomassa seca de cascas de banana nanica, um resíduo barato e abundante, para realizar a biossorção de contaminantes metálicos de cobre presentes em diversos efluentes. Para tanto, um efluente sintético contendo diferentes concentrações do íon metálico cobre foi produzido e a capacidade de biossorção da casca da banana testada. O estudo cinético realizado em pH 5 possibilitou a remoção do adsorvato em até 80%. A faixa média de remoção dos ensaios realizados foi de 45 a 80%, dependendo da concentração do biossorvente e do tempo de exposição.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do potencial de remediação de metais em sedimento de dragagem do canal do porto de Santos, através da técnica de remediação eletrocinética em reator de batelada(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-12) Gomes, Isabely Cristina Souza [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com as diversas atividades nas bacias hidrográficas, estuários e baías acabam tendo seus sedimentos contaminados devido ao elevado poder de bioacumulação, biomagnificação e toxicidade de alguns metais, semimetais e compostos orgânicos persistentes presentes nos resíduos despejados. Dentre estas atividades encontra-se a dragagem, que está sujeita ao licenciamento ambiental (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 237/1997) por ser considerada uma atividade potencialmente poluidora e degradadora. Em função disso, seu material requer atenção na qualidade, necessitando de avaliação e monitoramento, na qual dispõe de regimento através da Resolução CONAMA nº 454/2012. Essa resolução estabelece diretrizes e procedimentos sobre a gestão do material dragado onde seus valores são baseados nos valores estipulados de solo e águas subterrâneas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Diante dessa problemática, pesquisadores têm buscado por técnicas de remediação onde a técnica de remediação eletrocinética (EK) vem chamando atenção por mostrar resultados promissores. Com isso, este trabalho tem como objetivo principal realizar uma revisão bibliográfica sobre a técnica EK na remediação de metais em sedimento de dragagem utilizando reator batelada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação do uso da cava subaquática em Cubatão (SP) para a colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-16) Marques, Raquel Caroline Flores [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Cavas subaquáticas (CAD) são construídas para reduzir o risco de sedimentos contaminados inaceitáveis, armazenando-os em uma depressão no fundo de um sistema aquático. A cava subaquática em Cubatão está localizada ao lado do manguezal do Largo do Casqueiro, na região do Estuário de Santos-São Vicente, litoral paulista. Neste estuário temos o Canal de Piaçaguera, que é uma rota importante de navegação que liga o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (TIPLAM) e o Terminal USIMINAS ao canal de navegação do Porto de Santos. Durante os anos de 2016 a 2021, esta CAD foi construída utilizando diferentes metodologias de dragagem, com rígidos padrões técnicos e ambientais de controle sendo sua abertura concluída em 2017. Portanto, neste presente trabalho está sendo feita uma avaliação do uso da CAD em Cubatão para colocação de sedimentos contaminados como uma eventual forma de remediação, buscando esclarecer se é realmente viável sua utilização na região estuarina.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação teórica do potencial uso de processos oxidativos avançados em reator em batelada para a remediação de sedimentos contaminados com hidrocarbonetos policíclicos aromáticos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Longo, Nayara Fernanda [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Porto de Santos é uma região fortemente influenciada pelas atividades portuárias, urbanização, e o Polo Industrial de Cubatão. O Estuário é um local marcado por intenso assoreamento, o que torna necessário contínuas dragagens no canal de navegação. A dragagem é uma prática necessária para manter a profundidade e capacidade de navegação das embarcações, realizada em muitos Portos do mundo, e consiste na escavação ou remoção de sedimentos do fundo do estuário, utilizando uma draga. De acordo com estudos anteriores, sabe-se que a contaminação do local se dá por compostos orgânicos (HPAs), metais e semimetais. Uma estratégia conhecida para eliminar HPAs de solos e sedimentos é a biorremediação, utilização de processo biológico para transformar contaminantes em substâncias inertes. Entretanto, esta biotecnologia é limitada por diversos fatores. Pensando em alternativas para solucionar a questão, o objetivo desse trabalho é avaliar a viabilidade do uso de reatores e transformar uma draga autotransportadora num reator em batelada para oxidação química com peróxido de hidrogênio. Foram realizados cálculos estequiométricos para avaliar as quantidades de peróxido de hidrogênio (H2O2) necessárias para neutralizar os HPAs, e avaliação custo-benefício. O uso do naftaleno como base para os cálculos da quantidade de H2O2 para remediação aponta potencial utilização desse composto no interior da draga. O H2O2 é um produto com baixo custo comercial, um ponto positivo para essa operação. Para avaliar a eficiência do tratamento proposto através de processos oxidativos, é preciso considerar a extração dos contaminantes em cada uma das matrizes. Diante do cenário apresentado podemos concluir que a solução proposta de remoção do contaminante é viável, visto que trata-se de um processo simples e de fácil acesso com utilização de produtos com valor econômico baixo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Avaliação, monitoramento e remediação da qualidade da água das vias hídricas urbanas(Universidade Federal de São Paulo, 2017) Cordeiro, Marília Fernandez [UNIFESP]; Rezende, Victoria Nogueira [UNIFESP]; Torres, Ronaldo José [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5776197357433580; http://lattes.cnpq.br/9731302451503786; http://lattes.cnpq.br/9999735860317507; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Nos anos de 1905 a 1912, o engenheiro Saturnino de Brito desenvolveu o programa de saneamento básico do município de Santos, no estado de São Paulo, baseado no princípio de separação das águas de rios e córregos de esgoto. Em 1907, o Canal 1, o primeiro a ser inaugurado, originou-se com um ínfimo trecho no bairro do Paquetá. Completado em 1910, foi instaurado em conseguinte o canal 2 no mesmo ano, o 6 em 1919, o 3 e o 4 em 1923 e o 5 em 1927. De acordo com a Prefeitura de Santos, a conclusão da obra teria posto
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da aplicação de remediação térmica sobre a microbiota do solo em áreas contaminadas por compostos orgânicos(Universidade Federal de São Paulo, 2019-12-13) Horimouti, Tatiana Satiko Terada [UNIFESP]; Nakayama, Cristina Rossi [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Given the industrialization and urban expansion in brazil, directly linked to a disorganization of the physical space and a set of environmentally unsustainable processes such as land use and occupation without regard to the parameters of environmental protection, the recognition of contaminated areas grows annually, compromising several social and environmental aspects. With the evolution of this complex issue, several techniques for the remediation of these areas were developed, such as thermal remediation, which consists in the application of heat to remove contaminants present in the soil. This work aimed to understand how thermal remediation affects the microbiology of typically brazilian soils, being tested two types of soil: without contamination and with contamination. For this, microcosms were elaborated with the soils, submitted to different temperatures (350º, 270º, 100º and 60ºc) and incubated at room temperature for up to 90 days, followed by quantification by the micro drop technique and dapi staining. Results showed that in a controlled environment, at temperatures of 350ºc and 270ºc, soil sterilization occurred, at 100ºc and 60ºc the growth of cells in petri dish was conditioned to the time the soil was subjected to heating and the physicochemical properties that were altered at these temperatures, which are also factors that influence the recolonization of the soil after the impact of the heating. From the results obtained, it was concluded that in a controlled environment, high temperature thermal remediation sterilizes the soil and at milder temperatures limits the growth of microorganisms. In temperatures above 270oc and after 1 hour of heating, microbial density was not recovered after 60 days of incubation. Further studies are needed to understand how the diversity of this community is affected by heating.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modelagem matemática do processo de oxidação química na remediação de solo tropical contaminado por tolueno(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-15) Ribeiro, Gabriel Ferreira [UNIFESP]; Leme, Isabela Pinheiro [UNIFESP]; Freitas, Juliana Gardenalli de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9021997241840860; http://lattes.cnpq.br/3772157331890075A utilização da técnica de Oxidação Química In Situ (ISCO) para remediação de áreas contaminadas vem ganhando cada vez mais importância, contudo a obtenção de dados para a otimização do emprego desta técnica pode ser muito trabalhosa em estudos experimentais. Uma forma de auxiliar os estudos de bancada é por meio simulações computacionais. Este trabalho teve por objetivo entender o funcionamento da ISCO em solos tropicais contaminados pelo LNAPL utilizando o persulfato como oxidante, por meio de um modelo matemático numérico (BIONAPL/3D) a partir de estudos realizados em bancada. Nestes estudos experimentais Latossolo Vermelho foi compactado buscando manter as caracteríscas próximas do natural encontradas na área de coleta, após isso foi simulado derramamento do LNAPL (tolueno + heptano) e posteriormente realizada a injeção do oxidante. Obteve-se uma boa aproximação para simulação da interação do oxidante com o solo na ausência do contaminante. Com relação as características do meio, o modelo mostra-se pouco responsivo à algumas características do solo como densidade aparente e dispersividade transversal horizontal e vertical. Por outro lado, o modelo mostra-se muito responsivo à condutividade hidráulica e dispersividade longitudinal. Estimou-se pelo modelo simulado um valor um pouco superior de dispersividade longitudinal, isso pode ocorrer pois a dispersividade é um parâmetro diretamente ligado ao grau de heterogeneidade e anisotropia do solo, assim o fato do modelo considerar um solo perfeitamente homogêneo pode influenciar nesse resultado. Com relação aos parâmetros de interação do persulfato com o solo, as plumas que mais se adequavam ao modelo experimental indicavam uma alta interação com o solo por meio dos coeficientes de decaimento e retardamento. Em relação ao contaminante, como o modelo não considera a migração em fase livre, optou-se por posicionar e dimensionar a área fonte de LNAPL no local onde foi verificada a ocorrência de concentrações acima da solubilidade efetiva de contaminante, posterior a infiltração. A pluma de contaminante do modelo simulado apresenta um formato uniforme, diferente do experimental, ocorrendo provavelmente devido à homogeneidade do solo na simulação. Quanto aos parâmetros que exercem grande influência no contaminante, o modelo apresentou alta sensibilidade em relação ao coeficiente de distribuição. Para a reação de degradação do tolueno, não foi possível atingir uma boa calibração, porém, acredita-se que melhores aproximações pudessem ser estimadas com um maior número de simulações. O modelo possui um potencial para aplicações práticas, para otimizar o processo da ISCO, no entanto é fundamental a determinação das propriedades do campo.