Navegando por Palavras-chave "Relatos de práticas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Articula-te Luso-Brasileiro - formação docente, prática profissional e valorização da carreira no Brasil e em Portugal(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-26) Morais Junior, Edson Cardoso [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; Saraiva, Elisa Maria da Silva Cardoso; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do; http://lattes.cnpq.br/6612613811149069O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como temas a formação docente, relatos de práticas por meio de narrações multimodais e a valorização da profissão de professor observados nas discussões realizadas no Ciclo de Seminários virtuais luso- brasileiro ARTICULA-TE - Dos Relatos de Práticas Profissionais à articulação da pesquisa com as práticas. A Rede Articul@ções (nacional e internacional) é constituída pelo poder público de instituições, entidades, movimentos sociais e sociedade civil que se ligam em rede na extensão, ensino, gestão e pesquisa através de projetos e ações idealizados pelo Articul@ções ou por parceiros. O ARTICULA-TE compreende uma iniciativa de trabalho envolvendo extensão, ensino, gestão e pesquisa, tendo reunido professores do ensino básico do Brasil e dos ensinos básico e secundário/médio de Portugal, membros da comunidade universitária (docentes, discentes e técnicos administrativos) de diferentes universidades e autoridades dos poderes públicos. O tipo de pesquisa empírica realizada foi pesquisa descritiva de natureza qualitativa. O contexto de realização do estudo foi o ciclo de seminário luso-brasileiro denominado ARTICULA-TE. A fonte de dados é o canal do Youtube do Articul@ções e os dados foram dois vídeos do Articula-te. O objetivo geral foi analisar o papel de um curso colaborativo ARTICULA-TE centrado nas práticas profissionais para a valorização da carreira e profissionalização docente. Os objetivos específicos foram: (i) descrever a importância atribuída pelos docentes ao papel das redes colaborativas na valorização da profissão docente; (ii) identificar a importância dos relatos de práticas para a formação continuada do docente; (iii) mapear as necessidades reivindicadas pelos docentes relativas ao desenvolvimento profissional. Os resultados foram: (i) os relatos de práticas evidenciaram-se como uma importante estratégia de formação continuada ao evidenciar as dificuldades encontradas na execução de atividades e práticas pedagógicas, (ii) as redes colaborativas de docentes valorizam o professor por evidenciar a crucial importância da troca entre os pares do chão da escola (evolução da matriz individual para a coletiva) e a pesquisa sobre a prática realizada pelos próprios professores e em parceria com as universidades e (iii) foram identificados várias semelhanças (positivas e negativas) na profissão docente do Brasil e Portugal e em diferentes redes de ensino que podem ser abordadas para a valorização da carreira docente como, por exemplo, maior tempo para pesquisa, formação e troca entre os pares como foi o ARTICULA-TE.
- ItemEmbargoPublicação de relatos de práticas de ensino em revistas educacionais - importância para o desenvolvimento profissional de professores e campo educacional.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-08) Borges, Janaína dos Santos [UNIFESP]; Cruz, Eliane de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5928916500490499O presente trabalho versa sobre os relatos de práticas de ensino publicados em revistas de acesso público e irrestrito. O objetivo consistiu em compreender a importância desse tipo de publicação para o desenvolvimento profissional de professores e para o campo educacional. Teve como finalidade construir conhecimento sobre as práticas e valorizar a sua escrita e publicação, por professores, a partir da identificação de possibilidades concretas de sua utilização. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, através de estudo documental, de artigos e revistas acessadas no google acadêmico, utilizando a análise de conteúdo. Foi realizada a compilação de algumas revistas voltadas à educação e ao ensino, a sua análise quanto à presença de relatos de práticas e/ou pesquisas sobre práticas, quanto aos elementos presentes em seu foco, escopo e regras de submissão e, com isso, a interpretação das informações assim obtidas. Assim, num total de 25 revistas analisadas, 19 continham um ou mais relatos de práticas de ensino. E de 76 artigos que se analisou nessas revistas, 32 eram publicações de relatos de práticas e 44 de diferentes tipos de pesquisas sobre práticas. Destacam-se como principais resultados: 1) Ao menos, duas definições terminológicas de relatos de práticas, selecionadas nas referências consultadas, uma de Lopes Viegas e Pinto (2018) e uma de Delmanto e Faustinoni (2009), que tem como semelhança serem descrições ou registros detalhados sobre práticas de ensino ocorridas e que abordam, de maneira o mais completa possível, a dinâmica realizada em uma aula ou atividade; 2) A sua diferenciação em relação a outros gêneros de registro da atuação profissional docente, como biografias, autobiografias, histórias de vida e diários de professores; 3) A identificação, de maneira teórica, na literatura consultada, da importância que possuem para o desenvolvimento profissional docente, como o compartilhamento, reflexão e transformação da própria prática e, também, para o campo educacional com a produção de um material fonte para pesquisas e, consequentemente, para a promoção de melhorias nas práticas de ensino; 4) Por fim, características relacionadas ao processo de sua publicação em revistas, incluindo a periodicidade, a titulação mínima exigida aos autores, os modelos ou templates de escrita de relatos e as definições dadas pelas revistas, quando existentes, sobre os relatos aceitos e sua origem, em práticas realizadas ou em diferentes tipos de pesquisas, a seção em que são publicados e quando devem estar presentes em um item específico dentro do corpo textual do artigo.