Navegando por Palavras-chave "Relação interpessoal."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O autoritarismo na educação e a construção moral dos alunos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-20) Silva, Bruna Santana [Unifesp]; Braga, Adriana Regina [Unifesp]; http://lattes.cnpq.br/3465256917218630Em meio a todos os processos dentro do ambiente escolar, as relações interpessoais fazem parte de uma camada central para o desenvolvimento cognitivo, cultural e moral. Logo, a construção da personalidade moral das crianças depende do meio de convivência, por isso, a relação com o corpo docente e seus pares impactam na constituição dos juízos, valores morais e normas, bem como, na inserção destes em sua compreensão sobre o mundo. A escola contém diversas problemáticas que se tornam atribulações no caminho de uma educação verdadeiramente democrática e libertadora. Com isso, para que a personalidade seja emergida por valores espontaneamente, as intervenções nos conflitos devem ser mediadas por adultos em papel de autoridade que tenham atitudes adequadas, ou seja, respeitosas e recíprocas, visto que, a intransigência e imposições arbitrárias desviam a moralidade para o caminho distante da autonomia. Por isso, para que a criança saia da moralidade heterônoma e alcance a autonomia moral, é necessária uma relação afetuosa, desvinculada do autoritarismo, mas sim, com uma construção de relações interpessoais cooperativas e empáticas, com um desenvolvimento moral libertador, sem ser direcionado pelo medo, exposição, humilhação, punições e castigos. Diante disso, um relacionamento que conduza o respeito mútuo e, mesmo em situações de conflito, consiga dialogar com objetividade e escuta, assim como, se necessário, a aplicação de sanções por reciprocidade que tem como foco a compreensão crítica da importância dos valores e da cooperação com o meio. Ante o exposto, verifica-se que foi utilizada metodologia descritiva e análise qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica, cujo os resultados foram encontrados na base de dados da CAPES e Google Acadêmico. Dessa forma, foram utilizados descritores e, a partir disso, foi estruturado o presente Trabalho de Conclusão de Curso.