Navegando por Palavras-chave "Região Metropolitana de São Paulo"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Deposição de material particulado sobre a vegetação urbana em áreas com diferentes condições de arborização na região metropolitana de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-11-08) Brito, Christianne Nascimento de [UNIFESP]; Rizzo, Luciana Varanda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5924114866857244; http://lattes.cnpq.br/3633366586047024A poluição atmosférica é um dos principais problemas ambientais da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e medidas mitigadoras devem ser consideradas, visto que os danos à saúde causados pela exposição aos poluentes podem ser severos. Este trabalho focou no material particulado fino (MP2.5) e na sua remoção pela floresta urbana, representada por árvores e arbustos lenhosos, através do processo de deposição seca. Para isso, elencamos três áreas de estudo de 78,54 ha com diferentes níveis de arborização, sendo a área Ibirapuera a mais arborizada com 63% de cobertura do dossel, São Bernardo do Campo com 20% e Paulicéia com 12%. Para estimar a remoção de MP2.5 pela vegetação, usamos o modelo i-Tree Eco v6.0, que é um software gratuito de fonte não aberta. O modelo foi alimentado com dados secundários meteorológicos e de concentração de poluentes referentes ao ano de 2016, além de dados dendrométricos de árvores e arbustos coletados em parcelas sorteadas nas três áreas de estudo. Verificamos que a remoção de MP2.5 foi mais eficiente na área com maior cobertura de dossel e área foliar, resultando na remoção de 0,21 g/m²/ano na área Ibirapuera, e menor nas áreas com menor cobertura com 0,15 g/m²/ano em SBC e 0,06 g/m²/ano na Paulicéia, com melhoria da qualidade do ar de 0,34%, 0,23% e 0,11% respectivamente. Esses valores são comparáveis com aqueles obtidos para outras cidades do mundo, como Edimburgo na Escócia e Tabriz no Irã. As diferenças encontradas nas estimativas de remoção nos diferentes locais variaram principalmente em função de diferenças na estrutura da floresta urbana. Os resultados demonstram que as maiores concentrações de MP2.5 foram observadas no inverno, enquanto a remoção foi maior no verão. Isso porque os meses de inverno são mais secos, favorecendo a ressuspensão de partículas pela ação do vento, resultando em uma menor remoção líquida de MP2.5 pela vegetação. A precipitação teve grande influência sobre a remoção de MP2.5, sendo que os meses com maior concentração de poluentes e menor taxa de remoção ocorreram em meses com anomalias negativas de precipitação (abril e junho). Os resultados demonstram a importância dos serviços ambientais prestados pela floresta urbana e podem embasar políticas públicas relacionadas a arborização, auxiliando na escolha de espécies e de locais adequados para mitigar os efeitos da poluição do ar por material particulado na RMSP.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desconcentração industrial e mudanças no mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo: 1990 a 2010(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-06) Coto, Victor Frioli [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; Barufi, Ana Maria Bonomi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8792689789987001; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713Frente às transformações do setor industrial que ocorrem na configuração da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) desde a década de 1970, o presente trabalho procura observar as características e a evolução do emprego na indústria de transformação da RMSP entre os anos de 1990 e 2010. Para tanto, em um primeiro momento, busca-se dialogar com outros trabalhos científicos que abordaram a desconcentração industrial no Brasil e em outros países, a fim de fornecer um panorama mais abrangente sobre o tema. A partir dessa leitura,elabora-se uma análise comparativa do número de empregos industriais da RMSP, Estado de São Paulo e Brasil, com o objetivo de indicar a desconcentração industrial e determinar seus aspectos. Em seguida, é investigado a desconcentração industrial do ponto de vista do porte dos estabelecimentos industriais, destacando-se as principais particulares do processo de desaglomeração. Por fim, o trabalho procura relacionar o paulatino processo de desconcentração industrial com a mudança de perfil tecnológico da indústria da RMSP. Como forma de embasar os argumentos do estudo, são usados métodos estatísticos e análises espaciais (AEDE, incluindo Índice de Moran e LISA). Por meio do uso destas ferramentas analíticas, constatou-se a diminuição absoluta e relativa dos empregos industriais, assim como a deterioração do perfil tecnológico dos empregos disponíveis na RMSP. Essa pesquisa tem como propósito principal contribuir para a compreensão do fenômeno da desconcentração industrial e suas características, e apoiar a elaboração de estudos futuros que abordem este tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Federalismo e gastos em saúde: competição e cooperação nos municípios da região metropolitana de São Paulo(Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária, 2012-08-01) Varela, Patrícia Siqueira [UNIFESP]; Pacheco, Regina Silvia Viotto Monteiro; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Fundação Getúlio Vargas; Fundação Getúlio Vargas Escola de Administração de Empresas de São Paulo Fundação Getúlio VargasThe objective of this investigation was to examine the implications of the Brazilian federative structure in the comparative evaluation of publicspending performance in the health sector. Its further aim was to discuss the accountability of municipal public administrators and evaluate the technical efficiency of the municipalities of the São Paulo Metropolitan Region in terms of primary health-care. Primary health-care is the only sub-function that is the exclusive responsibility of local managers. Other health responsibilities are shared by the municipalities and the other federation entities, union and states. To explore the characteristics of cooperative and competitive federalism, data collected from the municipalities and aggregated for the different health regions that comprise the metropolitan region were analyzed. The study's focus was the technical efficiency, which is theability of an entity to obtain maximum outputs with fewer inputs. The analysis was performed using the Data Envelopment Analysis (DEA) method. The results showed a wide dispersion of municipality data in terms of both expenditure and the number of procedures performed, including coverage of the main primary health-care programs: the Family Health Program (Programa de Saúde da Família - PSF) and the Community Health Agents Program (Programa de Agentes Comunitários de Saúde - PACS). The results show that less than 20% of the municipalities are efficient. The analysis of the municipalities within their respective regions suggests the prevalence of competitive over cooperative practices. Such information may help improve the integration of services in health-care networks and encourage the reconsideration of the agreements existing between municipalities in a given health-care region. Furthermore, this article can contribute to the current debate on controllership in the public sector by outlining the potentialities and limitations of the methods used to generate information for decision making.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O nível de transparência nos sítios eletrônicos dos municípios da região metropolitana de São Paulo em relação à Lei de Acesso à Informação(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-01) Silva, Amós Fernandes Braz da [UNIFESP]; Silva, Sandro Braz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6332079744575325A pesquisa teve como objetivo principal verificar o nível de transparência dos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), no Estado de São Paulo, no que determina a Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação (LAI) em relação aos Portais Eletrônicos Municipais brasileiros. A consulta aos portais foi feita no mês de dezembro de 2020. Quanto à natureza da fonte a pesquisa foi bibliográfica e documental, quanto ao objetivo foi exploratória com uma abordagem quantitativa. O resultado aponta que a maioria dos sites dos municípios atende a maior parte das exigências, atingindo um bom nível de transparência. Por fim destaca-se que apenas um dos portais dos municípios atingiu o nível máximo de excelência em transparência, visto que cumpriu completamente o que determina a LAI. Como propostas para futuras pesquisas seria interessante analisar o nível de transparência dos sítios das prefeituras de cidades localizadas em Regiões Metropolitanas de outros Estados, para comparar com o resultado encontrado nessa pesquisa.
- ItemRestritoO perfil da inovação tecnológica na região metropolitana de São Paulo: uma análise através das patentes para os anos de 2000 a 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Moreno, Amanda Oliveira [UNIFESP]; Araújo, Veneziano de Castro [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2491702233543713; http://lattes.cnpq.br/0461287412376245The present undergraduate thesis aims to study the profile of technological innovation in the Metropolitan Region of São Paulo, based on patent data from the innovative processes of this location between the years 2000 and 2020. A mapping of the innovative processes in the region is carried out together with its distribution among the participating municipalities and their respective technological specializations, it was also possible to outline the temporal evolution of patenting in the cities of the region.