Navegando por Palavras-chave "Redes Sociais Virtuais"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)“Sua vida quero ter”: Sentidos e significados da boneca Barbie em redes sociais(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Bezerra, Gabriela Silva [UNIFESP]; Martins, Edna [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; https://lattes.cnpq.br/2026159857847138O brincar compreendido como uma das principais atividade das crianças, tem perdido espaço nas ruas, escolas e até mesmo nos domicílios, sendo substituído por instrumentos midiáticos, pelo ciberespaço e por artefatos tecnológicos. Neste contexto, a boneca Barbie se destaca por ser parte da junção entre mídia e brinquedo, tendo toda uma trama narrada a seu respeito. Sendo assim, este estudo teve o objetivo de compreender o papel dessa boneca na construção da identidade de meninas brasileiras, compreendendo como a sua simbologia pode afetar as relações e identidades de gênero. A importância desse estudo justifica-se pela crescente evolução de pesquisas acadêmicas/cientificas que atentam para o papel do brincar e do brinquedo como artefatos culturais que influenciam o comportamento de crianças, especialmente no âmbito da Educação Infantil. Fazendo o uso de abordagem metodológica qualitativa, fundamentada no enfoque teórico da Psicologia histórico-cultural, a análise de dados se dá com base em teorias que estudam o brincar e a influência do brinquedo, sobretudo fundamentado no enfoque teórico empreendido por L. Vygotsky e seus colaboradores. Ademais, esta pesquisa de natureza exploratória ocorreu no ciberespaço, a partir de publicações disponíveis nas redes sociais virtuais Facebook e Instagram. Foram analisados o conteúdo de duas publicações, além de 305 dos 2.673 comentários deixados nestas postagens, comentários estes que foram separados em três categorias de análise. Os resultados indicam que a boneca Barbie se constitui para as meninas brasileiras, desde a mais tenra idade, como um símbolo de feminilidade, consumo e objeto de desejo, atingindo até mesmo aquelas crianças cujas famílias não podem arcar com os custos da boneca. Para tanto, a imagem da Barbie tem sido veiculada numa rede de tramas simbólicas com sentidos variados, narrados pela mídia e disseminadas em várias redes sociais, e, pelos adultos que rodeiam nossas crianças.