Navegando por Palavras-chave "Reconhecimento contábil"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)As possibilidades de reconhecimento e regulamentação contábil das criptomoedas no Brasil(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Soares, Giovana Garcia Viana [UNIFESP]; Silva, Sandro Braz [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6332079744575325A presente pesquisa tem como objetivo investigar as possibilidades de reconhecimento contábil das criptomoedas no Brasil. Não existem normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo IASB, que tratam do assunto e, portanto, há um desfalque contábil sobre o tema. Para explorar como deve ser feita classificação contábil desses ativos no Brasil, foi necessário pesquisar sobre o reconhecimento contábil em outros países como El Salvador, Estados Unidos, Portugal, Venezuela, Equador e China.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reconhecimento contábil do equity crowdfunding: uma análise qualitativa com base na ICVM 588 e CPC 08(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-31) Angelo, Ruben Gustavo Fernandes [UNIFESP]; Campos, Fabrício Costa Resende de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7077005955627518O presente estudo objetivou analisar como deve ser feito o reconhecimento contábil de investimentos através do modelo de equity crowdfunding. Devido ao crescimento desta modalidade de investimento no Brasil, cabe refletirmos sobre a importância de sua tratativa contábil adequada uma vez que os investimentos em startups estão cada vez mais atrativos e que as informações contábeis são essenciais na tomada de decisão. Alguns dos passos galgados para a compreensão do correto reconhecimento contábil do equity crowdfunding foram identificar as características de uma campanha de crowdfunding e as particularidades do equity crowdfunding, bem como, identificar e expor as leis e instruções no qual este investimento está sujeito; e avaliar as normas contábeis aplicáveis. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre o equity crowdfunding e o reconhecimento contábil de títulos de dívida conversíveis em participação e ações. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de se realizar o correto reconhecimento contábil dessa modalidade de investimento, uma vez que se trata de uma contabilização de relativa complexidade e que, por sua vez, startups podem não possuir recursos suficientes para uma assessoria contábil adequada. Além disto, a Comissão de Valores Mobiliários não torna obrigatório a divulgação periódica das demonstrações financeiras de empresas deste porte, gerando, desta forma, riscos adicionais referentes à transparência das informações e de sua veracidade. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e da análise das principais leis, instruções e normas em vigência no Brasil, foi possível determinar como deve ser realizado o reconhecimento contábil do equity crowdfunding, preservando a integridade das informações contábeis e fornecendo ao investidor e a startup dados fidedignos para auxiliar na tomada de decisão.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reconhecimento contábil dos bitcoins(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-26) Motoshima, Renato Hirata [UNIFESP]; Costa, Jorge Andrade [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0792048990228954; http://lattes.cnpq.br/5824087225288731O presente estudo objetivou analisar como deve ser feito o reconhecimento contábil dos bitcoins adquiridos pelas companhias. Devido ao crescimento e a popularização dessa moeda digital no mundo, é preciso refletir sobre a importância da tratativa contábil adequada devido ao aumento do número de companhias com posse desse ativo, dado que as informações contábeis são fundamentais para a tomada de decisão. Alguns dos passos realizados para a compreensão do reconhecimento contábil do bitcoin foram identificar as suas características e suas particularidades. A metodologia utilizada foi a exploratória e os procedimentos de coleta de informações foram bibliográficos e documentais. A partir da análise das informações foi possível estabelecer algumas sugestões para o registro contábil dos bitcoins, visto que, desde o surgimento dessa criptomoeda, em 2008, até o presente momento, ainda não existe no Brasil qualquer regulamentação contábil que trate sobre o tema. Portanto, por meio do estudo realizado e da análise dos trabalhos científicos, papers, livros e sites especializados juntamente com revistas e jornais de renome sobre o tema, foi possível estabelecer relações com as normas contábeis e das interpretações iniciais de órgãos reguladores e firmas de auditoria para que seja sugerido um reconhecimento contábil para os bitcoins. Concluindo, a sugestão deste estudo é: (i) contabilizar os bitcoins como estoque, caso seja adquirido para revenda. Neste caso a mensuração seria pelo custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor; e (ii) nos demais casos a sugestão seria registrar contabilmente os bitcoins como intangível