Navegando por Palavras-chave "Recife"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Da lama ao caos: um manifesto sociopolítico-cultural(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Nascimento, Beatriz Torres do [UNIFESP]; Landini, Tatiana Savoia [UNIFESP]; Dias, Marcia Regina Tosta [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0562933028337870; http://lattes.cnpq.br/2823197546147775; http://lattes.cnpq.br/7661674922632065O presente trabalho propõe a análise do primeiro álbum do grupo musical Chico Science & Nação Zumbi, intitulado “Da Lama ao Caos” (gravadora Chaos, 1994). Busca-se refletir sobre a particularidade do movimento Manguebeat (Recife, 1991) no conjunto da produção da música popular brasileira, além de explorar como o álbum e suas canções retratam, expressam e criticam o cenário político e social dos anos 90 no Brasil. O objetivo do trabalho é o de resgatar a dimensão de manifesto do movimento Manguebeat, que está presente nesse álbum e, a partir da sua análise, identificar a medida em que essa obra dialoga com a tradição da música popular brasileira (como o tropicalismo, por exemplo) e, por outro lado, a medida como rompe e inova com os temas e propostas musicais comuns à música popular brasileira. Baseada em material bibliográfico, de mídia, musical e audiovisual, a pesquisa busca o sentido estético, cultural, musical, social e político de “Da Lama ao Caos”.
- ItemSomente MetadadadosO projeto modernizador da Belle Époque Recifense e suas contradições através da fotografia de Francisco du Bocage realizadas entre 1892-1919(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-03-29) Couto, Marcel Cabral [UNIFESP]; Barbosa, Andrea Claudia Miguel Marques [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Francisco du Bocage was a photographer who worked in Recife between 1892 and 1919 and his photographs bequeathed us a valuable documentary on the gentrification of the city of those early years of the First Republic. Considered a master of records of the urban landscapes of the northeast, Bocage photographed, on demand, the reforms of the port district bringing strong documentary character of the entrance of Recife in the modernity longed for by the Pernambuco elite in the nascent republic. His photographs of the works created a unique visual documentary about the deep transformations in the port in the decades of 10 and 20 of century XX. In addition to the orders for the port and the portraits, Bocage also photographed images that were used in posts from his photo studio. He also recorded the daily life and solemnities of the city seeking angles for the "popular classes" in their work in the streets and their neighborhoods, which shows social and cultural permanence in the city that was transformed. The present dissertation intends to present in the light of Visual Anthropology the creation of a place called Recife through the analysis of some images produced and circulated in the period of the First Republic, with emphasis on the photographs of Francisco du Bocage.