Navegando por Palavras-chave "Radiodifusão - História - São Paulo (SP)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Modernização não é Mole(s): rádio e produção cultural em São Paulo, 1937-1962(Universidade Federal de São Paulo, 2020-12-14) Ankava, Matan; Costa, Wilma Peres; http://lattes.cnpq.br/1353008197382462; http://lattes.cnpq.br/7783240245134664O presente trabalho tem por objetivo investigar a trajetória profissional de Osvaldo Moles (1913-1967), centrando-se em sua atuação radiofônica, entre fins dos anos 1930 e início dos anos 1960. Produtor cultural destacado, com envolvimento em diferentes ambientes artísticos e meios de comunicação, a obra de Moles teve no rádio seu principal palco - coincidindo com o período no qual a radiodifusão atingiu seu ápice no país, evidenciado pela caracterização da época como a Era do Rádio. A reconstituição da trajetória de Moles revelou suas contribuições para o desenvolvimento da indústria radiofônica e, sobretudo, o papel que teve nos processo de massificação cultural. Mais que a cooptação, de artistas e do público, pelas forças hegemônicas, política e financeiramente, o estudo da carreira e da obra molesiana revelou o jogo complexo de projetos e interesses políticos, econômicos e culturais que agiram no seio dos principais meios de comunicação. Marcado por tensões e conciliações, este ambiente requeria que seus profissionais atendessem a demandas comerciais, mas também lhes oferecia um alcance inédito, capaz de aproximar, e envolver, as classes populares na produção cultural. Desta forma, a cultura massificada se constitui como campo polissémico, com múltiplos sentidos e significados, políticos e culturais.