Navegando por Palavras-chave "Quilombos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A abolição da escravatura e o território de Santos: quem tem direito à cidade?(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-06) Cotting, Isabella Martins [UNIFESP]; Diniz, Tânia Maria Ramos de Godoi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0843643148488988; http://lattes.cnpq.br/5698473428935324; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo histórico da abolição da escravatura e refletir como as lutas desse período reverberam no acesso ao direito à cidade de Santos, através de um levantamento bibliográfico e documental para identificar como a história do período da abolição foi registrada e a relação com a cidade. De modo geral, com a abolição da escravatura no Brasil houve uma exclusão das pessoas negras ao direito à terra. Isso ocasionou uma segregação sócio-espacial em todo o território brasileiro, fazendo com que essas pessoas, expulsas das terras e das casas em que trabalhavam forçosamente, fossem residir em moradias precárias. Ao analisarmos a questão da segregação sócio-espacial no território de Santos é importante fazermos um levantamento histórico para refletirmos sobre a abolição da escravatura, pois há relações intrínsecas à questão racial, o que pouco foi pesquisado e observado na cidade. Na cidade de Santos existia o Quilombo do Jabaquara, localizado hoje no Morro do Jabaquara, com seu líder Quintino Lacerda e o Quilombo do Pai Filipe, localizado atualmente na Vila Mathias. O resgate histórico auxilia a compreender parte da aparência do objeto que já foi revelada por outros/as pesquisadores/as. E traz a reflexão sobre a importância que o Serviço Social tem em estudar com esses assuntos, pois lida no seu cotidiano com a questão social e luta para pôr fim à ordem burguesa. A questão racial é intrínseca a ela, e portanto, é necessário que a luta de classes seja indissociável a luta contra a opressão racial e de gênero.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Conhecendo Beatriz Nascimento: mulher negra, intelectual e quilombola(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-29) Gomes, Camila Sthefanie de Matos [UNIFESP]; Gonçalves, Renata [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5565481668827333; http://lattes.cnpq.br/9076680521867656; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente estudo é fruto de inúmeras inquietações teórico-políticas no que tange à invisibilidade de intelectuais negras na sociedade de classes, marcada pelo racismo e pela violência patriarcal. Neste tipo de sociedade, às mulheres negras são impostas as tarefas relacionadas ao cuidado e, logo, são aceitas apenas na condição de servir. Situação que se estende ao meio acadêmico, onde mulheres negras não são consideradas como intelectuais e continuam sendo invisibilizadas tanto como possíveis referências teóricas nos projetos pedagógicos e como representações docentes, discentes e técnicas no interior desses espaços que permanecem fundamentalmente reflexo da cultura do colonizador. Este Trabalho de Conclusão de Curso consistiu em conhecer Beatriz Nascimento, mulher negra, intelectual e quilombola. A autora nasceu em 1942, na cidade de Aracaju. Aos 7 anos de idade, sua família mudou-se para o Rio de Janeiro. Em terras cariocas, Beatriz Nascimento cursou Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde posteriormente iniciou o mestrado em Comunicação. Pesquisadora, professora e militante do Movimento Negro brasileiro, ela nos apresenta formulações relevantes acerca da compreensão da formação socio-histórica do país, bem como sobre as relações raciais, movimentos e quilombos. Para tal, optou-se pelo método de revisão bibliográfica, uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual se recorreu a livros, artigos, revistas, sites, notícias e documentos, produção audiovisual, inclusive e principalmente, as obras de Maria Beatriz Nascimento. O objetivo central da pesquisa consistiu em compreender quem foi Beatriz Nascimento e suas principais formulações teórico-políticas, as quais podem contribuir com a formação em Serviço Social e a luta antirracista no exercício profissional. Quanto aos objetivos específicos, buscaram examinar: 1) trajetória infantil e escolar; 2) maturidade, trajetória universitária e política; 3) principais formulações teóricas; 4) algumas reflexões para o Serviço Social.
- ItemSomente MetadadadosFrequency and origins of hemoglobin S mutation in African-derived Brazilian populations(Wayne State Univ Press, 2007-12-01) Auricchio, Maria Teresa Balester De Mello; Vicente, Joao Pedro; Meyer, Diogo; Mingroni-Netto, Regina Celia; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Africans arrived in Brazil as slaves in great numbers, mainly after 1550. Before the abolition of slavery in Brazil in 1888, many communities, called quilombos, were formed by runaway or abandoned African slaves. These communities are presently referred to as remnants of quilombos, and many are still partially genetically isolated. These remnants can be regarded as relicts of the original African genetic contribution to the Brazilian population. In this study we assessed frequencies and probable geographic origins of hemoglobin S (HBB*S) mutations in remnants of quilombo populations in the Ribeira River valley, Sao Paulo, Brazil, to reconstruct the history of African-derived populations in the region. We screened for HBB*S mutations in 11 quilombo populations (1,058 samples) and found HBB*S carrier frequencies that ranged from 0% to 14%. We analyzed beta-globin gene cluster haplotypes linked to the HBB*S mutation in 86 chromosomes and found the four known African haplotypes: 70 (81.4%) Bantu (Central Africa Republic), 7 (8.1%) Benin, 7 (8.1%) Senegal, and 2 (2.3%) Cameroon haplotypes. One sickle cell homozygote was Bantu/Bantu and two homozygotes had Bantu/Benin combinations. The high frequency of the sickle cell trait and the diversity of HBB*S linked haplotypes indicate that Brazilian remnants of quilombos are interesting repositories of genetic diversity present in the ancestral African populations.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Insubordinação à alienação do espaço: Quilombo dos Palmares como espaço de consciência no Brasil colônia(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-11) Vieira, Elizabete de Jesus [UNIFESP]; Xavier, Marcos Antônio de Moraes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0728944573697054; http://lattes.cnpq.br/8801686644180086Este ensaio reflete sobre a insubordinação dos quilombos, com destaque para o Quilombo dos Palmares, ao domínio colonial português e seu papel na formação do espaço geográfico brasileiro. O estudo se concentra em como esses territórios autônomos se tornaram refúgios de preservação cultural e resistência à opressão. O trabalho explora como os quilombos, ao estabelecer espaços autônomos e organizados coletivamente, desafiavam ativamente a lógica colonial ao produzirem espaços de consciência e promoverem uma outra organização socioespacial, como locais de criação e manutenção de práticas culturais e sociais. O objetivo é compreender a profunda influência dos quilombos na configuração do território brasileiro, sublinhando sua importância na preservação cultural e na defesa de direitos frente ao colonialismo. A abordagem adotada é qualitativa, baseada em leituras selecionadas sobre território e insubordinação, sem expandir para contextos urbanos contemporâneos. A reflexão mostra que os quilombos foram essenciais na reconfiguração do espaço geográfico brasileiro, demonstrando que a insubordinação quilombola teve um impacto significativo na história e na organização do território.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 2 - Fundamentos histórico-culturais: Conteúdos específicos(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-09-29) Araújo, Douglas José Gomes; Ferreira, Ligia Fonseca [UNIFESP]; Felinto, Renata Aparecida; Silva, Salomão Jovino da; Silva, José Carlos Gomes da [UNIFESP]DISCIPLINA 6 - Diáspora Negra no Brasil Unidade 1 - Objetivos: Abordaremos, ao longo das aulas, diferentes aspectos do legado do processo diaspórico africano e suas implicações no Brasil. Interessa-nos focalizar, sobretudo, temáticas que permitam compreender as singularidades e diversidades das culturas africanas, em especial, linguagens simbólicas que teriam orientado as ações dos africanos no novo contexto. Unidade 2 - Objetivos: Compreender as especificidades dos povos africanos durante o período escravocrata; Analisar os processos de desestabilização das etnias e reinos africanos em decorrência do desenvolvimento do sistema escravistas. Unidade 3 - Objetivos do texto 1: Abordaremos os processos de constituição dos quilombos nas Américas. Entendemos que essa experiência possui nexos com os antepassados de luta de algumas etnias africanas. A formação de quilombos durante a escravidão não foi obra de uma fuga desordenada da opressão, mas fez parte de um projeto político que em sua expressão máxima, Palmares incluía a formação de um Estado Negro, sob a liderança tradicional de um rei, figura central na organização política dos povos africanos. A percepção da terra como espaço de luta negra na diáspora prossegue na contemporaneidade. As comunidades negras rurais, ressiginifcadas como “remanescentes de quilombos”. Objetivos do texto 2: Compreender o caráter simbólico-africano das práticas da congada bem como das irmandades negras e suas implicações na reelaboração dos patrimônios culturais africanos nos contextos da religiosidade africana e do catolicismo. Unidade 4 - Objetivos - texto 1: Estudaremos o desenvolvimento do samba enquanto expressão musical referenciada em matrizes musicais africanas. Objetivos - texto 2: Compreender a capoeira enquanto prática afro-brasileira reelaborada em diferentes tempos e espaços; entender o significado da capoeira no contexto das expressões estéticas de origem africana; articular a prática da capoeira com os processos de construção da identidade negra. Unidade 5 - Objetivos: Compreender as produções culturais negras no campo da escrita elaboradas nas primeiras décadas do século XX. As marcas da tradição oral podem ser localizadas nos experimentos jornalísticos negros classificados como Imprensa Negra Paulistana. A segunda experiência à qual nos reportamos é a produção literária de Carolina Maria de Jesus. Analisaremos essas duas produções como um aspecto importante da luta das comunidades negras no campo da Educação. Elas também expressam duas atitudes que permanecem como símbolos das lutas da população negra no pós-Abolição e na República. DISCIPLINA 7 - Cultura Afro-brasileira I: Literatura Negra Unidade 1 - Objetivo: Esboçar um breve panorama da presença/ausência do negro na literatura brasileira, em particular no momento de emergência, em meados do século XIX. Unidade 2 - Objetivo: Refletir sobre o “mito da democracia racial” e a negação da literatura negra. Unidade 3 - Objetivos: Apresentar o panorama de emergência dos movimentos artísticos e políticos de afirmação e valorização dos povos negros no plano internacional e seus ecos no Brasil. Verificar como se constrói uma identidade literária negra, individual e coletiva, através de um discurso, temas e perspectiva específicos. Unidade 4 - Objetivos: Observar a emergência, nominação, afirmação da “literatura negra” brasileira e os debates que suscita. Unidade 5 - Objetivos: Nesta unidade apresentaremos breves dados biobibliográficos (vida e obra), apontando as principais características e produção de alguns autores representativos, exemplificando com textos extraídos de suas obras.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombagem: um tratado político negro para uma alternativa de poder.(0012-07-20) SILVA, Vinicius Souza Fernandes da [UNIFESP] ; TELES, Edson Luis de Almeida [UNIFESP]
- ItemAcesso aberto (Open Access)Quilombos e quilombagem no ensino de História: estudo sobre a contribuição paradidática de Clóvis Moura(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-02-20) Malanga, Suzane Jardim [UNIFESP]; Vieira, Cleber Santos [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The objective of this research is to discuss some possibilities of insertion of the themes related to quilombos, as the main form of resistance to slavery, in the teaching of history. Our study is based on the contributions of Clóvis Moura present in his work of reference, the book Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas and in two author paradidate works published between 1987 and 1993: Quilombos – resistência ao escravismo and História do negro brasileiro. The latter have been published in a context in which the black movement comes to the public to demand a new reading about the Brazilian slaveholding past while the market for paradidate books reaches its apex. In this way, our intention is to analyze the actions of the black movement in the context of the 1970s and 1980s, in the light of the contributions of Nilma Lino Gomes, and their impact on the editorial field, historiographic and historical teaching. For the analysis of our sources, we turn to the contributions of Norman Fairclough and Critical Discourse Analysis in order to understand how the discourse present in Rebeliões da Senzala echoes in the paradidate books. Finally, we articulate the discussions raised during the first and second chapters to the teaching of history, raising some possibilities of work to the teaching of quilombos history in the perspective of valuing the history of the Afro-Brazilian population and the fight against racism.