Navegando por Palavras-chave "Psicoterapia breve"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficácia da Psicoterapia Psicanalítica no tratamento dos Transtornos de ansiedade: Uma revisão sistemática da literatura(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-24) Mauger, Vivian Sbrama [UNIFESP]; Lambertucci, Rafael Herling [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5826005580515987; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Os transtornos de ansiedade têm o segundo maior número de diagnósticos de doenças mentais ao redor do mundo. O conhecimento da eficácia adequada do tratamento dessas doenças é atualmente uma direção importante para profissionais da área de saúde mental. Objetivo: Determinar se a psicoterapia psicanalítica é um tratamento eficaz para pacientes diagnosticados com transtornos de ansiedade. Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura de ensaios clínicos randomizados, publicados no idioma inglês ou português, no qual os estudos selecionados utilizaram psicoterapia com abordagem psicanalítica como intervenção em adultos diagnosticados com transtorno de ansiedade e avaliaram os resultados antes e depois por meio de instrumentos psicométricos. As bases de dados eletrônicas Pubmed, Web of Science, Embase e PsycINFO foram utilizadas para seleção dos estudos. Resultados: 16 estudos foram incluídos na revisão, totalizando 1623 sujeitos com idade entre 18 e 70 anos. Os estudos foram publicados entre os anos de 1994 e 2020. A duração dos protocolos de intervenção variou de 8 - 31 sessões com duração de 10 - 37 semanas. Conclusão: Os resultados sugerem que adultos submetidos a psicoterapia psicanalítica podem ter redução significativa dos sintomas causados pelos transtornos de ansiedade investigados em nosso estudo (transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social, transtorno de pânico com ou sem agorafobia). No geral, também demonstrou ser uma intervenção tão eficaz quanto outros tratamentos ativos investigados.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A experiência de usuários do serviço público em psicoterapia de grupo: estudo qualitativo(Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, 2001-08-01) Peluso, Érica de Toledo Piza [UNIFESP]; Baruzzi, Márcia [UNIFESP]; Blay, Sergio Luis [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To assess the experience of public service users in a time-limited psychotherapeutic group dynamic intervention. METHODS: Eleven patients were randomly selected from a group of 52 who had participated in an efficacy study and were interviewed in-depth. Their account was submitted to content analysis, according to the Grounded Theory methodology. RESULTS: In general, patients accepted well and positively evaluated the psychotherapy intervention. The main findings were the importance of patient's interaction with the group participants, and their therapeutic course after the intervention, when most of them carried on with psychotherapy. CONCLUSIONS: The psychotherapeutic intervention was well accepted among the patients, had a favorable outcome and stimulated them to proceed with psychotherapy.
- ItemSomente MetadadadosUm protocolo breve de modificações cognitivas e exposição gradal para redução de sintomas de medo de falar em público(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Kozasa, Elisa Harumi [UNIFESP]; Leite, José Roberto (UNIFESP)O presente estudo consiste na proposicao e teste de um protocolo breve que inclui exposicao e reestruturacao cognitiva em sujeitos que apresentam sintomas de medo de falar em publico. A amostra foi constituida principalmente de estudantes universitarios, considerando-se que esta populacao apresenta este sintoma de forma significativa. Apos o procedimento ter sido aplicado, foi realizado um follow-up de 15 meses. Os resultados sugerem uma melhora significante no auto-controle e no desempenho de falar em publico, nas situacoes de exposicao. Estes resultados levam-nos a supor que o protocolo breve usado neste experimento pode ser efetivo no alivio deste tipo de medo e representa vantagens evidentes quando comparado a metodos longos de treinamento ou tratamento