Navegando por Palavras-chave "Psicologia social"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoA concepção de identidade nos parâmetros da psicologia social: uma ineterface do trabalho profissional do Assistente Social(Julie Larissa da Silva Oliveira e Tainara Clarice da Silva Braz, 2022-08-15) Oliveira, Julie Larissa da Silva [UNIFESP]; Braz, Tainara Clarice da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4110544738370843; http://lattes.cnpq.br/3761158515484985; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A proposta deste trabalho é trazer a necessidade do profissional do serviço social de encarar as nuances do indivíduo nos mais diversos espaços sociais, bem como, a necessidade de lidar com o sujeito e suas particularidades de forma técnica e crítica. Isto só será possível através da apreensão teórica constituída na matriz acadêmica em que nos é apresentada as múltiplas questões que compõem a realidade social. Por isso, é fundamental que o assistente social no seu espaço sócio-ocupacional se encarregue de articular a efetivação da práxis através da teoria e da prática. Logo, é imprescindível o estudo da psicologia social para a melhor concepção do sujeito social, devido a esta matéria ter um maior foco nos indivíduos, coletivos, grupos e comunidades, já que a resposta profissional se encontrará no indivíduo e na sociedade, e não em um ou em outro. Soma-se a isto, é mister analisar as questões micros que fazem parte destas temáticas apresentadas, assim como, a identidade, a socialização, papéis sociais e seus recortes, grupos sociais, e a relação com a atuação profissional. Desta forma, a partir desta análise é possível compreender como se dá o pro- cesso da formulação da identidade do sujeito que necessariamente passa por diversas intersecções, definida a partir dos meios em que ele vive, sendo consequentemente concebida de forma não-intencional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação em psicologia em uma perspectiva interdisciplinar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Yamaguchi, Lia Harumi [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/8486652651604452; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo sobre o projeto político pedagógico da Unifesp – Baixada Santista prevê a formação de profissionais sustentados na base da integralidade, interdisciplinaridade e no trabalho em equipes interprofissionais. Para analisar o impacto desta nova formação, foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com alunos concluintes do curso de Psicologia no ano de 2011 a partir de suas experiências durante a formação, para investigar sua visão sobre interdisciplinaridade e o processo de saúde e cuidado. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo, com a finalidade de compreender sentidos, significações, bem como aspectos implícitos dos discursos analisados. A partir dos resultados, pode-se notar que o conceito de saúde apresentado pelos alunos mostrou-se abrangente, na medida em que a saúde não se limita apenas ao bem estar físico, psíquico e social, mas a uma ampla gama de fatores particulares para cada indivíduo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Internal consistency and factor structure of the Portuguese version of the Liebowitz Social Anxiety Scale among alcoholic patients(Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, 2006-12-01) Terra, Mauro Barbosa [UNIFESP]; Barros, Helena M T; Stein, Airton T; Figueira, Ivan; Athayde, Luciana D; Gonçalves, Marcelo de S; Tergolina, Letícia P; Rovani, Joana S; Silveira, Dartiu Xavier da [UNIFESP]; FFFCMPA Department of Psychiatry and Forensic Medicine; FFFCMPA Division of Basic and Clinical Pharmacology; FFFCMPA Department of Preventive Medicine; UFRJ Department of Psychiatry; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: Liebowitz Social Anxiety Scale is an instrument used to evaluate the severity of social phobia. It has been widely used in different contexts and cultures, presenting variable psychometric properties. The objective of this article is to investigate the internal consistency and the factor structure of this scale. METHOD: In a sample of 300 alcoholic patients hospitalized in 3 mental clinics in Southern Brazil, 74 of them were social phobics (24.6%). The Structured Clinical Interview for DSM-IV-Axis I Disorders - Patient Edition, a semi-structured clinical interview based on DSM-IV, was used to check for the diagnosis of social phobia. The internal consistency was measured by Cronbach's alpha. Data were subjected to a factor analysis with the principal component method of parameter estimation. Questionnaire items loading at 0.35 or above were considered in the final factor solution. RESULTS: The coefficient of internal consistency was 0.95. All items showed corrected item-total correlation coefficient above 0.15, considered the minimum requested index. The factor analysis resulted in 5 dimensions which corresponded to 52.9% of the total variance. The five factors extracted were: factor I - speaking in a group, factor II - activity in public, factor III - social interaction with unknown person, factor IV - attitude of disagreement or disapproval and factor V - social interaction in leisure activity. CONCLUSIONS: The scale proved to be reliable and structurally valid instrument for use in a population of alcoholic patients. The possibility of screening for social phobia through the use of the instrument may be helpful in identifying probable cases of the disorder among alcoholics.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção de risco e representações sociais a respeito de resíduos e rejeitos radioativos: um estudo de caso com estudantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares(Universidade Federal de São Paulo, 2019) Romero, Fernanda Cristina [UNIFESP]; Farias, Luciana Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3004797761865074; http://lattes.cnpq.br/1339944042291599O gerenciamento adequado de resíduos e rejeitos radioativos de laboratórios de pesquisa e ensino dependem também da responsabilidade daqueles que os geram, sendo esse um planejamento importante na elaboração de projetos. Não são apenas os resultados acurados que devem ser objetivados, mas também métodos que gerem menores volumes desses materiais e seus descartes adequados. Nesse sentido, o presente estudo teve por objetivo investigar a percepção de risco e representações sociais a respeito de resíduos e rejeitos radioativos entre estudantes do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Foi aplicado questionário estruturado a 104 estudantes do instituto, no período de agosto de 2017 a agosto de 2018. A percepção de risco dos estudantes que responderam ao questionário não demonstrou ser influenciada pelo conhecimento adquirido durante as disciplinas oferecidas no programa de pós-graduação, fato que pode afetar a tomada de decisões relativas ao gerenciamento de rejeitos radioativos. As discussões acerca da geração e minimização desses materiais devem ser aprimoradas, e a articulação com os conceitos da química verde podem ser benéficos para isso. No que tange às representações sociais, verificou-se que existe relação entre sua estrutura e o risco oferecido pelos rejeitos radioativos. Como sugestão do presente estudo está a elaboração de um manual de boas práticas de laboratório, que reforce a necessidade de repensar métodos que gerem menos resíduos e rejeitos, sejam eles radioativos ou não, além de oferecer aos estudantes do instituto uma disciplina obrigatória sobre gerenciamento de resíduos e rejeitos de laboratório.
- ItemEmbargoO que sonham jovens mulheres negras frequentadoras de cursinhos populares(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-11) Vieira, Lais da Silva [UNIFESP]; Imbrizi, Jaquelina Maria [UNIFESP]; Leal, Vandia Cristina Rodrigues [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8544178085625311; http://lattes.cnpq.br/8682215618761531; http://lattes.cnpq.br/2243095473362318; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa “As aspirações da juventude preta periférica e suas manifestações no conteúdo onírico”, que teve por objetivo verificar as relações entre o conteúdo dos sonhos de jovens negros frequentadores de cursinho popular com as suas idealizações de futuro e compreender as implicações simbólicas e concretas do racismo em seus projetos de vida. Os procedimentos utilizados foram a roda de conversa sobre sonhos e entrevistas semiestruturadas. Os dados produzidos foram analisados à luz da obra de autores que articulam Psicanálise e Psicologia Social. Para este artigo, a fim de tratar das intersecções entre gênero, raça e classe social, escolhemos apresentar o material de duas sonhantes que participaram da pesquisa. As temáticas em comum encontradas foram a solidão afetiva e institucional e a luta pelo acesso à educação e seu uso como ferramenta de ascensão social, possibilitando uma idealização positiva do futuro.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A representação social da adolescente grávida no ambiente escolar: uma abordagem Winnicottiana(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-04-29) Goellner, Maila Beatriz [UNIFESP]; Brêtas, José Roberto da Silva [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Trata-se de um estudo qualitativo com base na abordagem das Representações Sociais, que teve por objetivo conhecer as representações de adolescentes acerca do estar grávida e as subjetividades emergentes deste processo no ambiente da escola. Os sujeitos deste estudo constituíram-se por dois grupos: o primeiro grupo formado por adolescentes e jovens do sexo feminino que estiveram grávidas, com idade delimitada na faixa etária de 10 a 19 anos; o segundo, por adolescentes e jovens de ambos os sexos que fizeram parte do grupo da adolescente na escola. Foi realizado junto ao campo de ação do Projeto de Extensão Universitária “Corporalidade e Promoção da Saúde” da Universidade Federal de São Paulo, que é desenvolvido em três escolas de ensino fundamental e médio e na Unidade Básica de Saúde de referência, situadas na região de Santo Eduardo, município de Embu, São Paulo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram a técnica de entrevista individual e a do grupo focal. Optamos pela utilização da técnica de análise de dados das Representações Sociais para tratamento dos dados desvelados pelos discursos dos sujeitos, e a interpretação dos mesmos foi realizada com base nos pressupostos winnicottianos. O Núcleo Central delimitado foi o estar grávida no ambiente escolar, no qual emergiram os seguintes Núcleos Periféricos: A representação do estar grávida; A repercussão da gravidez no ambiente escolar na visão da adolescente; A representação da família segundo a adolescente; A repercussão da gravidez na adolescente segundo o grupo; A relação do grupo com a adolescente grávida. Identificamos que o estar grávida em ambiente escolar apresenta representações e subjetividades no âmbito psicossocial, envolve questões relativas ao relacionamento da adolescente grávida com sua família, com os professores, com a escola e repercute na sua relação com o grupo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)SERVIÇO SOCIAL E PSICOLOGIA SOCIAL: sobre a relação interdisciplinar entre as áreas do conhecimento e a sua influência no cotidiano do assistente social no SUAS(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-19) Rodrigues, Joycelene Ramos [UNIFESP]; Esteves, Egeu Gomez [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7406746866745134; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho teve como objetivo explorar a relação interdisciplinar entre o serviço social e a psicologia social, destacando sua importância no cotidiano do assistente social. A interseção dessas duas disciplinas ofereceu uma abordagem mais abrangente e integrada na compreensão e intervenção das questões sociais e individuais. Foram abordados conceitos-chave de ambas as áreas, bem como exemplos de práticas interdisciplinares e os benefícios dessa relação para o trabalho do assistente social no SUAS, buscando compreender a relevância e as possibilidades para a promoção do bem-estar e transformação social.