Navegando por Palavras-chave "Psicologia da saúde"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação em psicologia em uma perspectiva interdisciplinar(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-12-06) Yamaguchi, Lia Harumi [UNIFESP]; Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1186084305231587; http://lattes.cnpq.br/8486652651604452; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Estudo sobre o projeto político pedagógico da Unifesp – Baixada Santista prevê a formação de profissionais sustentados na base da integralidade, interdisciplinaridade e no trabalho em equipes interprofissionais. Para analisar o impacto desta nova formação, foram realizadas 20 entrevistas semi-estruturadas com alunos concluintes do curso de Psicologia no ano de 2011 a partir de suas experiências durante a formação, para investigar sua visão sobre interdisciplinaridade e o processo de saúde e cuidado. As entrevistas foram transcritas e submetidas a análise de conteúdo, com a finalidade de compreender sentidos, significações, bem como aspectos implícitos dos discursos analisados. A partir dos resultados, pode-se notar que o conceito de saúde apresentado pelos alunos mostrou-se abrangente, na medida em que a saúde não se limita apenas ao bem estar físico, psíquico e social, mas a uma ampla gama de fatores particulares para cada indivíduo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As Intervenções Assistidas por Animais no contexto hospitalar: Uma revisão bibliográfica e percepções de condutores de animais(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-12-06) Silva, Beatriz Dias Gonçalves da [UNIFESP]; Savalli, Carine [UNIFESP]; Lima, Laura Camara [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6277780648747957; http://lattes.cnpq.br/3503386422176251; http://lattes.cnpq.br/3836694747227660; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: Acredita-se que os humanos se atraem por outras espécies de animais desde sua origem. Pesquisas apontam que para além da companhia, a interação com animais traz uma série de benefícios aos indivíduos, principalmente àqueles que passam por um processo de internação hospitalar. Nesse contexto as Interações Assistidas por Animais (IAA) são apontadas como uma forma de humanizar o ambiente, melhorar as relações interpessoais e o bem-estar, além de reduzir o estresse e a ansiedade. Objetivo: A presente pesquisa irá identificar publicações de estudos científicos na área da IAA no contexto hospitalar, a fim de verificar os possíveis efeitos do vínculo humano-animal neste ambiente. Busca-se também a percepção de condutores dos animais, profissionais que atuam na área, sobre as práticas realizadas, seus desafios e potencialidades. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa composta por duas fases, a primeira consiste na revisão bibliográfica da IAA no contexto hospitalar. A segunda é de caráter qualitativo, de cunho descritivo e exploratório, composta por entrevistas semiestruturadas com condutores dos animais que realizam a IAA. Resultados: Na revisão bibliográfica evidenciou-se o baixo número de publicações nacionais sobre o assunto. As pesquisas tiveram enfoque na população adulta e idosa, com os cães sendo empregados com maior frequência como animais coterapeutas. Na análise das entrevistas as categorias formadas dissertam sobre o trabalho de condutor, a relação com os pacientes, equipes de saúde e acompanhantes, os desafios do trabalho e a necessidade de uma regulamentação específica para as intervenções. Os dados encontrados na revisão de literatura foram semelhantes com os relatos dos condutores quanto aos benefícios da IAA. Conclusão: As Intervenções Assistidas por Animais se mostraram práticas eficazes para promover bem-estar e uma série de melhorias para pacientes, membros da equipe de saúde e acompanhantes, além de transformarem o ambiente hospitalar em um lugar mais humanizado. A presença do animal coterapeuta facilitou com que os pacientes tratassem de assuntos mais delicados, indicando a potencialidade das práticas para o trabalho do psicólogo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Saúde mental nas práticas em saúde: a experiência do PROLIG(Conselho Federal de Psicologia, 2008-01-01) Mucci, Samantha [UNIFESP]; Lucchesi, Fátima [UNIFESP]; Lerman, Tatiana Gottlieb [UNIFESP]; Parro-pires, Daniela Betinassi [UNIFESP]; Geocze, Luciana [UNIFESP]; Aranha, Ligia Bruhn De Souza [UNIFESP]; De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This paper presents the experience of the Psychosocial Service of Integrated Attention in Health (SAPIS) in a consultation-liaison psychiatry program (called PROLIG). The SAPIS was implemented in June 2002 at the São Paulo Hospital (HSP) to promote a broad attention to general and specific hospital psychosocial needs and also to reorganize the inclusion of mental health professionals in ambulatories and wards. This paper aims at describing the role of psychologists as mental health liaison professionals attending specific demands at these units of HSP. Their task involves providing psychological assistance to the patient and his family, as well as being a mental health specialist to the multi-professional team. Nevertheless, some difficulties have been found to implement and maintain these proposals. Concluding, psychologists as mental health liaison professionals promote changes in the health care offered by this institution; however, a deeper reflection and engagement of this institution as well as an implementation of health care policies are demanded to enable structural changes for the construction of an integral and integrated effective practice.