Navegando por Palavras-chave "Psicodélicos"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A biodiversidade psicodisléptica brasileira e sua potencial aplicação por meio de microdosagens(Universidade Federal de São Paulo, 2022-01-28) Oliveira, Marcelo Funicelli de [UNIFESP]; Rodrigues, Eliana [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2830288889321370; http://lattes.cnpq.br/8569405292079583Mesmo com a enorme biodiversidade presente no território brasileiro, o estudo e desenvolvimento de terapias baseadas em psicodislépticos de origem nacional por meio de microdosagens ainda se encontra fora das principais referências do assunto. Portanto, o presente estudo tem o objetivo de apresentar um levantamento bibliográfico sobre espécies com possíveis propriedades psicodislépticas de origem brasileira, utilizadas por comunidades tradicionais do país, visando o desenvolvimento de terapias de microdosagem e tratamentos psiquiátricos. Este levantamento bibliográfico foi feito a partir das bases de dados: Scopus, Banco de Teses da CAPES, PUBMED e Science Direct, onde buscou-se publicações em etnobotânica e etnofarmacologia realizadas entre comunidades tradicionais do Brasil. Os dados serão apresentados na forma de uma tabela, com as frequências de citações das plantas/fungos/animais localizados nesses levantamentos. Espera-se, desta forma, contribuir com a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de terapias psicodislépticas por microdosagens, centralizando parte do extenso conhecimento ancestral etnobotânico brasileiro.
- ItemEmbargoCetamina e o Tratamento De Transtorno De Estresse Pós-Traumático: Uma Revisão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-01) Montel, Isabela Rodriguez [UNIFESP]; Viana, Milena de Barros [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3053794724319601; http://lattes.cnpq.br/1039700115199772; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno neuropsiquiátrico que pode se instaurar a partir da exposição a eventos traumáticos extremos como guerra, desastres naturais, agressão sexual e acidentes graves. Os sintomas do TEPT podem se manifestar de diversas formas e geralmente incluem reexperiências intrusivas do evento traumático (flashbacks, pesadelos), evitação de situações que lembrem o trauma, alterações no humor e no pensamento, hipervigilância e reações de sobressalto exageradas. Na população geral, o TEPT apresenta variação de prevalência que se situa entre 1% e 14%. Estas taxas podem ser consideravelmente maiores quando analisamos indivíduos que exercem profissões de risco, como policiais, bombeiros e socorristas. Atualmente os medicamentos de primeira linha utilizados no tratamento do TEPT são os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) e os inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN). Apesar do bom desempenho em aliviar os sintomas do quadro clínico, estes medicamentos acabam por gerar efeitos adversos residuais. Além disso, um número significativo de pacientes não responde ao tratamento com as diferentes classes de medicamentos existentes. O objetivo desta revisão bibliográfica foi realizar um levantamento da literatura a fim de verificar os possíveis benefícios do tratamento do TEPT com a cetamina, um anestésico dissociativo, antagonista de receptores glutamatérgicos do tipo N-Metil-D-Aspartato (NMDA). A cetamina tem sido apresentada como uma alternativa para o tratamento de quadros depressivos e seus mecanismos de ação se mostram promissores para agir na etiologia do TEPT, além de acarretarem possivelmente menos efeitos adversos. Para investigar a possível eficácia da droga, foi feito um levantamento dos estudos clínicos e experimentais publicados nas bases de dados PUBMED e Google Acadêmico, ao longo dos últimos dez anos (2013-2023), utilizando o cruzamento dos termos “ketamine and post traumatic stress”, “PTSD and ketamine”. 16 artigos foram selecionados e analisados. Os resultados obtidos sugerem que a cetamina apresenta potencial promissor para o tratamento do TEPT, reduzindo efetivamente os sintomas do quadro clínico, em particular quando infusões repetidas foram combinadas à psicoterapia. A cetamina também foi bem tolerada pela maioria dos participantes dos estudos, apesar das preocupações associadas aos seus efeitos psicomiméticos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Multiculturalidades no uso de cogumelos psicodélicos e a proibição das drogas.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07) Lima, Tales Zelic de Abreu [UNIFESP]; Garcia, Uira Felippe; http://lattes.cnpq.br/9007367852204014O presente trabalho visa desmistificar certas percepções acerca de substâncias psicoativas, em especial os cogumelos, no que diz respeito à sua história e recente popularização. Meu interesse está, sobretudo, em analisar a trajetória e as diferentes relações dos seres humanos com os “cogumelos mágicos”. Como contraponto e afim de fomentar o debate, analisarei a questão da proibição e da guerra às drogas, tentando entender o que faz de uma droga legal ou ilegal. Para tal, a pesquisa combinará a análise da bibliografia selecionada com o uso de entrevistas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Uma revisão integrativa sobre o uso de psicodélicos no tratamento alternativo de transtornos de uso de substâncias(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-02) Machado, Mônica [UNIFESP]; Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6278405456405903; http://lattes.cnpq.br/3322996672191392; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O presente artigo tem o objetivo de realizar uma revisão integrativa da bibliografia disponível sobre o uso de substâncias psicodélicas como tratamento alternativo para o transtorno de uso de substâncias. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas principais bases de dados online para artigos científicos. Os resultados encontrados foram dispostos em uma tabela. A maioria dos artigos encontrados relatam uma diminuição no uso da substância de abuso e/ou diminuição nos sintomas de abstinência a curto prazo.