Navegando por Palavras-chave "Prontuário Eletrônico do Paciente"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento e implementação do prontuário eletrônico do paciente no Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020) Vieira, Edvaldo Gomes [UNIFESP]; Salvador, Maria Elisabete [UNIFESP]; Universidade Federal de São PauloA implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente em serviços de saúde hospitalar é essencial para a gestão do cuidado e apoiar a tomada de decisão dos profissionais da área de saúde. Outrossim, mantê-lo atualizado é fundamental, por questões legais e clínicas. Objetivos: desenvolver e implantar o Prontuário Eletrônico do Paciente no Hospital São Paulo. Métodos: trata-se de um estudo tecnológico descritivo de abordagem quantitativa, ocorrido entre junho de 2017 a outubro de 2020. Por meio do banco de dados do Prontuário, realizou-se análise de navegabilidade por parte da equipe de saúde da referida instituição, a fim de obter dados relacionados ao acesso e uso. Metodologia de algoritmos e aprendizado de máquina representaram abordagens tecnológicas necessárias para compreender o cenário diário do Prontuário. Assim, as etapas metodológicas compreenderam: 1. Análise dos temas correlatos referente ao trabalho do profissional de saúde em prontuários. 2. Implantação do Prontuário na instituição supracitada. 3. Estudo da aplicação de Ciência de Dados a partir dos dados do Prontuário. 4. Aplicação de algoritmos de aprendizado de máquina. 5. Criação de proposta para nova arquitetura de trabalho do Prontuário. Resultados: as análises periódicas da utilização do Prontuário favoreceram estudo dos dados gerados promovendo discussão significativa para e equipe de saúde e desenvolvedores como nova forma de trabalhar com os dados do paciente. Foi possível avaliar a quantidade substancial de dados produzido pelo Prontuário e, com base nos resultados, analisar o quanto a utilização do Prontuário é vantajosa para a instituição. Também foi possível observar que a sua utilização promoveu melhorias relevantes para o processo de trabalho dos profissionais de saúde do hospital. Conclusão: o Prontuário tornou-se indispensável no atendimento ao paciente, gerando quantidade expressiva de dados para estudos e análises da gestão do cuidado. No período de produção desse estudo, o Prontuário foi desenvolvido, implantado e disponibilizado no hospital, obtendo-se análises dos processos como identificação das necessidades e recursos desenvolvidos.