Navegando por Palavras-chave "Projeto profissional"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A função pedagógica na intervenção profissional: um estudo a partir do trabalho profissional de assistentes sociais nos CRAS de Campinas/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-22) Santos, Sandra Regina dos [UNIFESP]; Pini, Francisca Rodrigues de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7613304101759247; http://lattes.cnpq.br/8335564482412519; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A dissertação que ora se apresenta, intitulada “A função pedagógica na intervenção profissional: um estudo a partir do trabalho profissional de assistentes sociais nos CRAS de Campinas/SP” foi construída a partir do interesse em estudar o trabalho das assistentes sociais nos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS do município de Campinas, interior do estado de São Paulo, onde estou inserida na operacionalização do Sistema Único de Assistência Social - SUAS como servidora pública municipal. Além disso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o trabalho profissional das/os assistentes sociais que atuam nos CRAS de Campinas/SP, como se desenvolve a dimensão político-pedagógica da profissão e se há diferentes projetos profissionais em disputa. De um universo de 38 assistentes sociais, lotadas nos CRAS, nossa pesquisa teve um alcance de 34,2% - 13 profissionais - e ocorreu em duas etapas, a primeira por meio de questionário eletrônico (google forms), e a segunda etapa com a realização de grupo focal, com três assistentes sociais. No primeiro capítulo contextualizamos e problematizamos o papel do Estado, na perspectiva burguesa, considerando a formação social, econômica, política e cultural do Brasil, utilizando como recorte temporal o final do século XIX. No segundo capítulo trouxemos a trajetória da assistência social no contexto nacional e em Campinas e sua estruturação. No terceiro capítulo situamos o Serviço Social na História do Brasil enquanto profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, conceitos importantes para compreensão do trabalho profissional e apresentamos a concepção da dimensão pedagógica da intervenção profissional a partir de Abreu (2002) e análise de dados. As considerações (nada) finais apontam que falar em uma pedagogia da emancipação afeta ao trabalho profissional na assistência social implica em uma análise dos processos históricos tanto da política quanto do Serviço Social, dando ênfase ao pós Movimento de Reconceituação, quando os princípios éticos e políticos se inclinam para a definição de um posicionamento político ao lado dos interesses da classe trabalhadora, enquanto o Estado ultra liberal não empreende esforços políticos e financeiros para a concretização do que se é criado, pelo menos, em termos legais.