Navegando por Palavras-chave "Projeto Ético-Político"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSomente MetadadadosEducação permanente para assistentes sociais na perspectiva do projeto ético-político profissional: um estudo aproximativo na realidade da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-11-26) Nunes, Heloise Helena Pereira [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este documento analiza la educación permanente de los trabajadores sociales, entendiendo la formación profesional como permanente y esencial para que las respuestas profesionales estén en línea con el proyecto ético-político, reafirmando la dirección social de la profesión. La relación ontológica entre el trabajo y la educación fue el punto de partida para el proceso de análisis del objeto de investigación, de modo que la educación permanente pudiera situarse en la sociedad contemporánea y desvelara las contradicciones que la consupordinan. La investigación se centró en la Baixada Santista – Región de Sao Paulo y, para aproximar la realidad de/trabajadores sociales en la región, se llevó a cabo una investigación documental y bibliográfica en el área del trabajo social, destacando las categorías de trabajo y educación y sus interlocuciones con los procesos productivos contemporáneos. La recopilación de datos se produjo a través de un cuestionario respondido por los trabajadores sociales de la región y el análisis de las respuestas, apoyado según la investigación documental y bibliográfica, buscó presentar los procesos de educación permanente experimentados por los trabajadores sociales de la región, los límites y dificultades encontrados por los profesionales y la relación de la educación permanente con el proyecto ético-político de la profesión. Se concluye destacando la relevancia de la dimensión de la formación profesional como algo de educación permanente y permanente con estrategia para fortalecer el proyecto ético-político del servicio social.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Projeto Ético-Político do Serviço Social e as entidades da categoria: como suas direções o compreendem e vivenciam?(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-04-06) Almeida, Edileuza Shirley Cirino de [UNIFESP]; Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4134515951014036; http://lattes.cnpq.br/3787672987625779; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou apreender a compreensão e vivência que as entidades da categoria (CFESS/CRESS e ABEPSS) e do movimento estudantil (ENESSO) têm na atualidade sobre o denominado Projeto ético-político. Realizamos pesquisa bibliográfica sobre a profissão, seu significado social, os projetos profissionais construídos em sua trajetória e, em especial, o Projeto Ético-Político (PEP). Também realizamos pesquisa de campo, entrevistando as direções nacionais destas entidades e enviando questionário às suas direções regionais. No total, foram realizadas três entrevistas e enviamos dezenove questionários, dos quais doze retornaram. A partir das respostas obtidas, realizamos análise construindo e apresentando o perfil destas direções, comparando-o com o da categoria em geral conforme pesquisa do CFESS/UFAL de 2005. Já em relação à compreensão sobre o PEP, agrupamos suas respostas pela criação de categorias de análise. Os resultados que chegamos, apontam à uma similaridade de perfil de identificação pessoal entre as direções e a base da categoria, no perfil profissional encontramos grandes distinções. A compreensão do PEP, ainda que contenha traços gerais presente no discurso de todos nossos sujeitos, se dá de maneira muito diversa e com níveis de profundidade distintas. A busca de sua materialização têm sido feita através das várias lutas em defesa da profissão, da formação profissional e pela construção coletiva das entidades da categoria e junto a outros movimentos. Verificamos a identidade presente nas falas de todos os sujeitos com o PEP e a forma de compreensão sem divergências de vulto com as atuais discussões da categoria, bem como, ações das entidades na direção apontada por este Projeto. Diante dos resultados encontrados refletimos sobre a necessidade de aprofundamentos dos conceitos, categorias e elementos constitutivos do PEP para podermos explicitar com profundidade sua teleologia e analisar sua vinculação aos projetos societários hoje existentes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Serviço Social e Conservadorismo: gênese, rupturas e retrocessos(Universidade Federal de São Paulo, 2024-02-28) Ataídes, Andreza Caroline de [UNIFESP]; Rodrigues, Terezinha de Fatima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0214861191886771; http://lattes.cnpq.br/8494726753264568; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa, assentada no campo dos fundamentos do Serviço Social, objetivou aproximar-se do conservadorismo e sua relação com a profissão, desde a emergência do Serviço Social até as disputas profissionais de diferentes projetos. Para isto, utilizamos a pesquisa bibliográfica, nos aproximando de referenciais teóricos para estudo do objeto e a pesquisa netnográfica para analisar as páginas da rede social Facebook: Serviço Social Conservador, Serviço Social Libertário e Sociedade Brasileira de Serviço Social Clínico. Buscamos compreender acerca do pensamento conservador clássico e suas atualizações a partir do neoconservadorismo, suas expressões na sociabilidade burguesa e determinantes na formação social brasileira. Em seguida, enfatizamos sobre o Serviço Social e suas marcas históricas assentadas no conservadorismo, a exemplo dos códigos de ética profissionais de 1947 a 1993, bem como os caminhos traçados pela profissão no sentido de ruptura com o conservadorismo. A reflexão acerca do Movimento de Reconceituação e de renovação do Serviço Social brasileiro nos possibilitou compreender as vertentes profissionais que compuseram dialeticamente este processo, até a construção de um Projeto Ético Político (PEP) que propõe a ruptura com o conservadorismo, com o Serviço Social tradicional e alinhado à classe trabalhadora. Em seguida, através da netnografia analisamos as três páginas no facebook e suas publicações de 2018 a 2022 - considerando a força das disputas eleitorais neste período - e pudemos concluir que as correntes que se colocam contrárias ao PEP reforçam o que era reivindicado pela perspectiva modernizadora e da reatualização do conservadorismo, ganhando força a depender da correlação de forças entre o capital e o trabalho e das disputas societárias, aliando-se à perpetuação da ordem do capital e das opressões impostas por esta sociabilidade. Em suma, refletimos que as disputas que se colocam no campo dos projetos profissionais não são inéditas ao Serviço Social, mas uma reatualização do que observamos ao longo da história da profissão, em que dialeticamente reatualizam-se as perspectivas conservadoras ao mesmo tempo em que a ruptura com o conservadorismo também se atualiza.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Serviço Social e religião: o debate da questão religiosa na atuação profissional do/da Assistente Social(Universidade Federal de São Paulo, 2023-02-02) Souza, Cristiano Aparecido de [UNIFESP]; Kurka, Anita Burth [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1378428877743557; http://lattes.cnpq.br/8892512475117040; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Analisar o debate sobre a questão religiosa na atuação profissional do/da assistente social, a partir da perspectiva do projeto Ético-Político e a dimensão da autonomia relativa profissional foi o propósito desta pesquisa. Para tanto, pretendeu-se percorrer, brevemente, o itinerário histórico da institucionalização da profissão inicialmente vinculada ao espaço de atuação social da Igreja Católica, bem como, situar a trajetória dos diferentes projetos profissionais até culminar no movimento de ruptura e resultar no atual projeto ético- político da profissão. Por fim, como recurso metodológico, buscou-se analisar parte das publicações dos três últimos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais, que versam sobre a questão religiosa no Serviço Social a fim de introduzir uma reflexão analítica sobre a relação entre Serviço Social e religião.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O trabalho profissional do Assistente Social na consolidação da pnas e sua relação com o projeto ético político: uma análise dos Centros de Referência de Assistência Social de Santos(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-04-09) Costa, Ana Carla Soares da [UNIFESP]; Cardoso, Priscila Fernanda Gonçalves [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4134515951014036; http://lattes.cnpq.br/9299242907678431; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Como é o trabalho profissional do Assistente Social nos Centros de Referência de Assistência Social de Santos? De que forma esse trabalho consegue materializar as diretrizes estabelecidas na Política de Nacional de Assistência Social – PNAS? E ainda, é possível trazer para esse cotidiano profissional elementos do Projeto Ético Político Profissional? Diante destas perguntas, este trabalho busca trazer elementos que contribuam para formulação de respostas, ou até mesmo de mais indagações a respeito do Serviço Social dentro deste espaço sócioocupacional. Apresentamos a trajetória da Política de Assistência, desde sua concepção enquanto caridade e benemerência até sua instituição na Constituição Federal de 1988 e a partir daí o caminho percorrido até a criação dos Centros de Referência de Assistência Social espaço de nossa pesquisa. Procuramos discutir o conceito de trabalho e principalmente o Serviço Social enquanto especialização do trabalho coletivo com vistas ao Projeto Ético Político Profissional. Diante disso, percebemos alguns dos limites bem como possibilidades presentes no cotidiano profissional e ainda embasados nas respostas dos sujeitos de nossa pesquisa pontuamos alguns elementos que caracterizam ou não a consolidação da Política de Assistência, bem como possibilidades de materialização do Projeto Ético Político Profissional diante do trabalho cotidiano apresentado. Ressaltamos que todo o processo foi pautado em um olhar de totalidade, buscando refletir o trabalho profissional sem cair em conclusões culpabilizadoras ou heroicas o que de fato demandou uma fundamentação que relevasse o objeto em de estudo em questão.