Navegando por Palavras-chave "Programas de ação afirmativa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ações educacionais afirmativas: iniciativa LIFT – uma análise dos resultados e impacto(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-08) Jesus, Kaique Pereira de [UNIFESP]; Brelaz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; http://lattes.cnpq.br/7460294201166116O objetivo principal desta pesquisa foi realizar um estudo de impacto e resultados da Iniciativa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação) como programa educacional de ação afirmativa na vida profissional dos bolsistas universitários que passaram pelo programa. E como objetivos específicos, analisou-se a efetividade do programa quanto a empregabilidade dos participantes e a percepção dos bolsistas quanto a evolução durante o programa em aspectos pessoais e profissionais, como empoderamento, pertencimento e carreira. Sendo o objeto da pesquisa a Iniciativa LIFT, uma ação afirmativa, desenvolvida pelas empresas Goldman Sachs do Brasil e Linklaters, que ao perceberem a dificuldade em atração de pessoas negras para suas posições, iniciaram um programa piloto com o propósito de preparar e subsidiar o desenvolvimento de universitários negros bolsistas do programa, através do ensino de um segundo idioma, o inglês, além do desenvolvimento de Hard e Soft Skills por meio de mentorias individuais, encontros mensais e workshops. A análise do programa, avaliou a efetividade dos resultados na vida dos participantes dos 3 ciclos já realizados até o momento, por meio de dados secundários ofertados pela coordenação do LIFT, dados primários coletados através dos questionários aplicados nos participantes, e nos relatos das entrevistas. Ao fim, as informações consolidadas servirão de business case para organizações no mercado, além de retroalimentar a coordenação do programa com um relatório a partir das respostas dos participantes, elencando os pontos para melhorias levantados pelos antigos participantes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Política de cotas: um estudo a partir da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Unifesp(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-27) Araujo, Eduarda Santos [UNIFESP]; Matsuda, Fernanda Emy [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4513663619970521O presente documento visa a apresentar a monografia de conclusão do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do Campus Osasco. O intuito do trabalho é verificar a efetividade da aplicação da política de cotas, a partir de um levantamento bibliográfico e análise de dados socioeconômicos do perfil dos(as) estudantes ingressantes na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) no período de 2011 a 2022. Procura-se analisar a viabilidade dessa ação afirmativa como instrumento de democratização do acesso à Universidade Pública.