Navegando por Palavras-chave "Programa Ensino Integral"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A disciplina ‘Projeto de Vida’ na visão de alguns alunos do ensino médio da rede estadual paulista.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Silva, Evellyn Laporta Cavalcanti da [UNIFESP]; Silva, José Alves da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4588641761085779Pretendemos contribuir para a melhoria do conhecimento acerca do projeto de vida para jovens e adolescentes do ensino médio dentro do contexto escolar, espaço onde os alunos obrigatoriamente cursam a disciplina para discutirem e montarem seus projetos de vida. Para tanto, pretendemos responder à seguinte questão de investigação: em que a disciplina projeto de vida, oferecida nas escolas de educação básica da rede estadual paulista, pode contribuir para a educação de adolescentes na visão deles próprios? Adotamos como referencial teórico autores que propõem um conceito de vida que abarque uma variedade de dimensões da vida (sentido da vida, religiosidade, sexualidade, vida amorosa, vivência do lazer, papel do corpo, pertencimentos e ancestralidades), de modo a evitar a prevalência da mera escolha profissional. Para responder a esta questão, fizemos uma pesquisa qualitativa em educação como parte do Trabalho de Conclusão de Curso, com foco investigativo na terceira série do ensino médio. Os nossos principais instrumentos de pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas com alunos da referida disciplina de uma escola pública da rede estadual paulista, na cidade de Diadema – SP. Os resultados da entrevista foram obtidos por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Nossos resultados apontam para uma insatisfação dos alunos em relação à disciplina que, ora aparece apenas como preparatória para uma escolha de uma carreira aligeirada e sem aprofundamentos, ora aparece como inócua, dado que não são discutidos elementos realmente importantes para o projeto de vida, conforme os apontados pelos autores. Há o apontamento do despreparo dos professores em relação ao assunto. Há um caráter asséptico na discussão proposta que evita qualquer dimensão considerada mais espinhosa nas aulas. Nossos resultados podem ser importantes para o aumento do conhecimento a respeito de projeto de vida no contexto escolar não apenas para os alunos, mas também para os docentes que, em muitos casos, não apresentam preparo e/ou conhecimento prévio para tratar de um assunto tão complexo em sala de aula com seus alunos.