Navegando por Palavras-chave "Produção do Fracasso"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Vivência docente no componente curricular “projeto de vida”: entre a INOVAção e a produção do fracasso(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-07) Russo, Carolina Moreira [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702; http://lattes.cnpq.br/1804826089263724O presente relato de experiência, à luz de Paulo Freire e observando as máximas “educar não é transferir conhecimento”, “não há docência sem discência”, e “ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”, traz uma reflexão crítica acerca da implementação do componente curricular Projeto de Vida, peça central do Programa Inova da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. No ano letivo de 2020 todas as escolas públicas estaduais de ensino fundamental anos finais e ensino médio, em São Paulo, passaram a contar com duas aulas semanais de Projeto de Vida em suas grades curriculares. Observando a interferência das agências multilaterais e das think tank na construção das Políticas Públicas em Educação no Brasil, é possível compreender como a implementação do componente curricular Projeto de Vida serve à agenda global para a educação. Para além dessa observação, a partir de minha experiência enquanto docente de tal componente curricular, apresento uma reflexão acerca da produção do fracasso e sua conexão com a defesa das agendas pró-mercado e globalistas.