Navegando por Palavras-chave "Problem based learning"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Desenvolvimento docente nos Cursos de Medicina fundamentados na Aprendizagem Baseada em Problemas: uma revisão sistemática da literatura.(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-10-01) Marques, Cinthia Fernanda Rêgo [UNIFESP]; Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7402359906381953; http://lattes.cnpq.br/1329113485445538; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: As propostas de formação docente tern encontrado, na pratica docente, um movimento de ar;ao-reflexao-ar;ao coma ponto de partida para serem empreendidas mudanças no cotidiano do ensinar e aprender que emergem coma instigantes caminhos a serem trilhados nas práticas de formação na e para a Educação Superior e particularmente para Educarão Medica. Essa pesquisa assumiu coma objetivo empreender uma revisão sistemática da literatura - RSL no âmbito da formação docente em currículo médicos orientados pela aprendizagem baseada em problemas - ABP/PBL. 0 caminho metodol6gico abrangeu busca, identificar;ao , seler;ao e analise de estudos nas bases de dados: SCIELO, LILACS, COCHRANE, MEDLINE, IBESC, PUBMED e ERIC com os descritores: faculty OR faculty medical or staff development and education, medical or education, medical undergraduate or medical, schools and problem-based teaming, no período de agosto a dezembro de novembro 2009. A selarão dos estudos deu-se com os critérios de inclusão: (1) estudos que apresentavam uma combinac;ao de dais ou mais descritores definidos na pesquisa; (2) estudos que no abstract e nos descritores tivessem: faculty; medical, schools; problem-based learning; (3) estudos que tinham como objeto central "desenvolvimento docente em cursos médicos a fundamentados na metodologia de ensino PBL". Foram identificados 101 achados LILACS, 16 IBESC, 124 MEDLINE, 27 ERIC, 49 SCIELO, 143 PUBMED. Na base de dados da COCHRABE não obtivemos achados. Temos, assim um total de 442 achados. lniciamos a seleção dos estudos com a aplicar; ao dos critérios de indusao, configurando, ao final, um campo empfrico de 18 estudos para analise. Estes foram publicados no período de 1980 a 2008, tendo coma origem os países Africa, India, Canada, Australia, Sufc;a, Reino Unido, USA, Brasil, Bangladesh. Os achados nos apontam para uma produção ainda não significativa no que se refere ao desenvolvimento de professores nos currículos PBL. A base de dados LILACS não apresentou estudos abordando a temática PBL, PUBMED também apresentou um número de artigos reduzidos com baixa produção em currículos PBL; todavia, traz várias publicações em desenvolvimento docente. ERIC e SCIELO apresentam igualmente um número reduzido de artigos na temática em foco. A base de dados MEDLINE aparece com o maior número de publicações na temática: desenvolvimento docente nos currículos PBL. Os diferentes estudos analisados apresentam uma ênfase em três eixos temáticos : (1) características das estratégias de ensino-aprendizagem dos programas de desenvolvimento docente nos currículos PBL/ABP; (2) os desafios revelados nos programas de desenvolvimento docente; (3) as perspectivas que surgem nestes programas. A análise da produção científica revelou se um campo importante para elucidar questões emergentes sabre o tema, bem coma surgimento de novas questões de pesquisa.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão nas escolas médicas e sustentabilidade dos programas de desenvolvimento docente(Universidade de Sorocaba, 2013-07-01) Almeida, Maria Tereza Carvalho; Maia, Fernanda Alves; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The aim of this study was to understand the perception of teachers who work in medical schools that use active methods of teaching / learning about the importance of management performance and sustainability of a Faculty Development Program (PDD). The subjects were 115 medical school teachers in a State University that work with Problem Based Learning (PBL) and Problematization and they have performed many of the roles proposed. The data collected used a questionnaire with statements related to the topic researched and assess the degree of agreement and / or disagreement systematized, classified, tabulated and displayed on graphs. For further research, we used semi-structured interviews, and the data was submitted to thematic analysis. The results indicate weaknesses of management regarding the sustainability of the PDD. Teachers point out that this program will only be effective if the management of the course ensure its sustainability, thereby assuming its importance, institutionalization, planning and support in the implementation and execution. They do not talk about the actions of the managers of this institution in PDD but they do emphasize the unpreparedness of the team, the consequences of this lack of preparation and assumes the need to prepare itself to assume the functions proposed by the active methods. They recognize the formative evaluation as an important management tool and also emphasize that it has not been used effectively. In exercising any of its activities, the manager is constantly an evaluator, therefore, it is believed that if the assessment was being used by managers as an formative instrument of the actors involved and the process of teaching / learning, this research would not have appeared so many weakness in the management, which might allow greater sustainability to the PDD. It is necessary, other studies to broaden this discussion, since it is a topic of great relevance and importance.