Navegando por Palavras-chave "Problem Based Learning"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de práticas docentes de professores que vivenciaram a transição curricular no curso médico da Unimontes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Souza, Anderson Gonçalves de [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecília [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8179958381249653; http://lattes.cnpq.br/1293459110231326; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No ano de 2002, o Curso Médico da UNIMONTES passou por uma grande transformação com a mudança de currículo, abandonando uma metodologia tradicional de ensino e passando a utilizar uma metodologia ativa, baseada no ABP (Aprendizado Baseado em Problemas). É interessante ressaltar que muitos dos docentes do currículo tradicional, embora tivessem migrado para essa nova metodologia, davam a impressão de que continuavam a praticar o currículo tradicional dentro de uma metodologia ativa. A fim de estudar sobre semelhantes questões, foi realizada, neste trabalho, uma revisão dos documentos relativos a políticas públicas de educação que norteiam as tomadas de decisões sobre currículo, projetos pedagógicos (LDB, Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina, as Conferências Internacionais de Saúde), bem como o processo de ensino-aprendizagem, habilidades, competências e atitudes. Objetivou-se analisar a concepção de ensino-aprendizagem dos docentes do curso médico da UNIMONTES. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com predomínio do caráter qualitativo devido ao enfoque a questões sociais. Esta pesquisa foi realizada na UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros) e os sujeitos que a constituíram foram os professores, docentes do curso médico antes da mudança de currículo que ocorreu no ano de 2002, e que continuaram docentes de conteúdo específico no ABP. Além disso, foram aplicados questionários com questões objetivas, estruturadas para avaliar idade; formação didática e profissional; tempo de docência; capacitação para trabalhar com metodologias ativas e questões dissertivas nas quais os professores falavam sobre os documentos oficiais (LDB e Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina), as Conferências Internacionais, o processo de ensino-aprendizagem, as metodologias ativas e os currículos como meio de aprendizagem. Como resultados, notou-se a existência de uma população heterogênea com formação diversa, predominando o número de especialistas em relação ao número de mestres, destacando que a grande maioria participou de alguma formação para trabalhar com metodologia ativa. Porém, pouco se conhece sobre os Documentos Oficiais que regem a educação brasileira, bem como a importância das Conferências Internacionais para a Saúde. Existem concepções equivocadas sobre o processo de ensino-aprendizagem e existem diferenças na forma de trabalhar as habilidades, competências e atitudes. Entende-se que o ABP propicia maior oportunidade de aprendizagem, pois leva o estudante a ser mais crítico e a buscar ativamente o conhecimento. Nota-se que houve um progresso dentro da UNIMONTES com a adoção de metodologia ativa no curso médico; entretanto, há necessidade de maior capacitação docente, tanto por treinamentos internos com cursos de aperfeiçoamento para trabalhar com metodologias ativas quanto com a profissionalização dos docentes com titulações de mestres e doutores.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Desempenho docente no contexto PBL: essência para aprendizagem e formação médica(Associação Brasileira de Educação Médica, 2013-06-01) Almeida, Enedina Gonçalves; Batista, Nildo Alves [UNIFESP]; Universidade Estadual de Montes Claros; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVES: To investigate the opinions of teachers from the medical course at Unimontes about experiences in active learning and the PBL curriculum. METHODS: A group of 38 teachers, tutors, module builders and coordinators, instructors and preceptors, from the first, fourth and sixth years. Quantitative (questionnaire, analyzed and expressed in graphs) and qualitative (semi-structured interviews with subsequent content analysis) approaches were used. RESULTS: A change in posture was identified by the teachers, particularly in terms of: greater responsibility for student learning (44 mentions), teacher's active participation in the curricular construction (37 mentions) and a learning facilitation role played by teachers (32 mentions). A lack of teacher commitment/involvement was found (27 mentions) and teachers' inexperience with the PBL (12 mentions). CONCLUSION: Active learning has been recognized as the basis for future professional activities and the PBL as a potential curriculum-guiding strategy. The curriculum proved to be essentially challenging in relation to teacher commitment/ability to play diverse, multidisciplinary and learning facilitator roles. Further studies are still required into the repercussions of teacher performance and the learning differentials of the PBL on medical practice and public health needs.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Escape room: o ensino de química baseado na problematização e contextualização no estudo da espectrometria de emissão atômica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-05-09) Menezes, Caroline Sodré de [UNIFESP]; Aleme, Helga Gabriela [UNIFESP] ; Vieira, Rui Manoel de Bastos; http://lattes.cnpq.br/7458884068779779; http://lattes.cnpq.br/3534671658166290; http://lattes.cnpq.br/7969416270730852O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa realizada a partir da aplicação da metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas), empregada por meio de um jogo Escape Room numa turma do oitavo ano do Ensino Fundamental Anos Finais, desenvolvido de forma online na plataforma SAE (Sistema Aberto para Escapes). A pesquisa teve como principal objetivo a construção e verificação de um jogo, constituindo-se em uma ferramenta pedagógica para auxiliar e promover o processo educacional - do conteúdo de espectrometria de emissão atômica, além de buscar aumentar o engajamento e o interesse dos estudantes na Química. Para o desenvolvimento do jogo, além da plataforma SAE, foram utilizados programas para desenvolvimento de vídeos, figuras e áudios com o objetivo de deixar o jogo mais interativo, dessa forma, os recursos audiovisuais tornaram-no mais imersivo. Conjuntamente foi criado um manual com instruções para jogar o Escape Room, tornando a jogabilidade mais fácil; da mesma forma, foram escritas legendas para os vídeos e áudios criados, de modo a garantir a acessibilidade dos estudantes ao jogo. Considerando também a contextualização dos conceitos a serem trabalhados, buscou-se relacioná-los com situações reais, de maneira a tornar o aprendizado mais significativo, além de considerar os conhecimentos prévios da turma sobre conteúdo. Os dados foram coletados por meio de questionários pré e pós dinâmica (ROSA, SILVA e GALVAN, 2014), transcrição da aula, anotações e diários de bordo. Para análise dos resultados, foram criados tabelas e gráficos, além de se utilizar a transcrição da aula e os diários de bordo, de modo que os diálogos também pudessem ser analisados juntamente com os questionários respondidos – discutidos utilizando os estudos realizados por Silva (2010) e Eleutério e Gonzaga (2009) como embasamento. Os resultados obtidos demonstraram que a problematização e a contextualização favoreceram o engajamento, o interesse e a curiosidade dos estudantes, promovendo o ensino, principalmente, da Química, mas não se limitando apenas ao conteúdo da pesquisa e nem ao sujeito da pesquisa, visto que é possível abranger outras áreas de conhecimentos e outras faixas etárias.