Navegando por Palavras-chave "Primitivismo"
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- ItemSomente MetadadadosO primitivismo imposto ao oriente e sua difusão pela literatura de Rudyard Kipling(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016) Sousa, Marcelo Santos [UNIFESP]; Osman, Samira Adel [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1041503754281830; http://lattes.cnpq.br/2115871830602581; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The XIX century was marked by the imperial race and consequently the economic growth. Between 1880-1914 most part of the world except from Europe and America were divided in territories governed directly or under the political domination of other Nations. Among the one who defines themselves as empire, Great Britain and France were the two great empires of that time, by subjugate others, they were the ones who have most extended their territories and increased their economy. Though, the imperialist run was not just an economic and political phenomenon, but also cultural, it was constantly represented on different literary genres: Romance, poetry, flyers, etc. During British Empire, writers such as Joseph Conrad, T. E. Lawrence, Jane Austen, Gertrude Bell and Rudyard Kipling, could with mastery, consolidate those domination in the works they produced, even though unconsciously. From those writers, the most notorious was Rudyard Kipling, considered by some critics as the “Imperialism poetry”, who supported openly the domination and expansion of the British Empire on East, above all on India. Had Kipling impose primitivism to the East on his works? Were that imposition limited to India, your homeland, or extend to other countries? The analysis object of this research, the book The man who would be king and others stories, gathers the most important works from the author, showing not only romances and innocent children's stories, but reveals the ideology of a man, which defended the interesting of a society that supports the domination and imperialistic expansion.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin(Universidade Federal de São Paulo, 2014-07-28) Ribeiro, Luciara dos Santos [UNIFESP]; Jardim, Marta Denise da Rosa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2834185689970646; http://lattes.cnpq.br/2299644351262524Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação e o perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin. Nosso interesse é transitar entre a antropologia e a história da arte, utilizando abordagens de autores dos dois campos de estudo. Buscamos na primeira parte deste trabalho contextualizar o colecionismo de Ema Klabin dentro do colecionismo privado em São Paulo e as influências dessa tendência em suas escolhas. Evidenciamos que as compras de peças originárias de países do continente africano, realizadas por Ema Klabin, ocorreram atravessadas por conceitos primitivistas. No exame da relação comercial entre Ema Klabin e o marchand Ladislas Segy apresentamos a relação e influência entre modernismo nas artes e o pensamento primitivista. Seguindo na mesma direção, a segunda parte do trabalho apresenta um estudo inicial da coleção africana formada por Ema Klabin. Partindo de observações de Ladislas Segy buscamos evidenciar e descontruir conceitos genéricos e primitivistas que permeiam as artes das Áfricas. Nesse sentido, inclui-se criar paralelos e relações com alguns autores importantes para a discussão, assim como instituições públicas que também apresentam acervos semelhantes, como o Museu de Arte de São Paulo, o Museu Afro Brasil e o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo. Este estudo é uma primeira síntese de diferentes movimentos de pesquisa em processo de sistematização e organização. Os resultados que apresentamos nesta monografia dizem respeito a doze das dezesseis peças da coleção. Nosso esforço centrou-se na leitura da descrição dessas peças comercializadas pelo marchand Ladislas Segy, através do olhar crítico de pesquisadores das artes das Áfricas.