Navegando por Palavras-chave "Pricing"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão baseada no valor e o processo de Pricing: estudo de caso de eficiência de recursos e estratégia no setor energético(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-05) Okahayashi, Vitoria Aparecida Morisawa Roschel [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936; https://lattes.cnpq.br/2737122164644324Atualmente, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas reside na necessidade de se manterem competitivas no mercado em que atuam. Sobreviver a tal ambiente requer, de forma essencial, a capacidade de diferenciar-se dos concorrentes. Nesse contexto, destaca-se como uma vantagem competitiva crucial a presença de uma área dedicada à gestão estratégica de preços, pois é através da área de pricing que as informações serão quantificadas e transformadas em preço. Diante desse desafio, a adoção de uma gestão eficiente que gere valor ao consumidor é um fator fundamental. Este estudo visa identificar as etapas de um processo de pricing baseado na gestão de valor. A pesquisa, de natureza exploratória e descritiva, utilizou dados primários e secundários, destacando a importância da pesquisa qualitativa para compreender fenômenos no contexto em que ocorrem. Entrevistas semi-estruturadas foram conduzidas com gestores e analistas ligados à formação de preços, proporcionando uma visão abrangente e diversificada. A análise descritiva buscou entender como os fenômenos se manifestam nas atividades diárias, destacando a ênfase na processualidade, e com isso o estudo contribui para a compreensão de como a formação de preços pode impactar uma gestão organizacional baseada no valor.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Um Modelo de Aplicação de Bots nos Processos de Pricing(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-10) Ferrara, Beatriz Freitas [UNIFESP]; Lucas Júnior, Durval [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6145352110768276; http://lattes.cnpq.br/0397759547078456Um dos principais desafios das empresas atualmente é se manter competitiva dentro do mercado digital, em que para sobreviver torna-se essencial se diferenciar dos concorrentes. Uma das vantagens competitivas que vem se apresentando cada vez mais importante nesse mercado é possuir uma área voltada para pricing. No entanto, por envolver diversas informações e diferentes áreas, operar de maneira eficiente torna-se fundamental. Logo, o uso de novas tecnologias, como os bots, se transformam em ferramentas imprescindíveis. O presente estudo tem como objetivo elaborar um modelo de aplicação de bots nos processos de pricing. A análise foi realizada a partir de estudos de casos múltiplos, em que os sujeitos de análise foram quatro gerentes de pricing de diferentes empresas e setores. A coleta de dados permitiu analisar como as áreas de pricing operam, e como elas fazem - ou não - o uso de bots dentro dos seus processos. A partir dos resultados obtidos, pode-se desenhar um modelo de aplicação de bots dentro do processo ótimo de pricing