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- ItemAcesso aberto (Open Access)Teoria da Mente e Pragmática da Linguagem: estudo com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-07) Buso, Maria Stephani de Lima [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/3051227937649477; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A compreensão do mundo social está ligada às habi lidades sociocognitivas que se desenvolvem progressivamente e que nos permitem atribuir a outras pessoas estados mentais como desejos, intenções e crenças. O objetivo deste estudo foi investigar a interface entre o desenvolvimento sociocognitivo e o da lin guagem, analisando as relações entre teoria da mente e pragmática da linguagem em crianças autistas. Participaram do estudo 24 crianças brasileiras, com Transtorno do Espectro do Autismo de grau leve, de 6 a 12 anos de idade, com alfabetização iniciada ou completa. Para a avaliação das habilidades sociocognitivas foi utilizada a escala de tarefas de teoria da mente, como elaborada por Wellman e Liu; e, para a avaliação da compreensão que a criança manifestava em relação à dimensão pragmática da linguagem ut ilizou se um instrumento que solicitava que a criança fizesse julgamentos a respeito de enunciados literais e não literais (estes últimos, considerados em duas subcategorias, a saber, implicaturas conversacionais e expressões idiomáticas ). Os resultados in dicaram que os dois instrumentos foram adequados à utilização com crianças autistas, na faixa etária estudada, e que foram sensíveis às variações de compreensão tanto da teoria da mente como da pragmática da linguagem, não sendo verificado efeito chão ou e feito teto. Os dados não indicaram relação significativa entre idade e desempenho nas tarefas de teoria da mente, nem de pragmática, mesmo sendo ampla a diferença de idade entre as crianças. Entretanto, encontrou se relação significativa em dois casos: 1) as crianças, de forma geral, manifestaram uma compreensão da linguagem literal significativamente superior à compreensão que evidenciaram das implicaturas conversacionais e das expressões idiomáticas (p<0,05), como esperado; mas também, 2) as crianças que tiveram sucesso na realização das tarefas específicas de falsa crença foram as que tiveram melhor desempenho particularmente nas tarefas de expressões idiomáticas (p<0,01). Esses resultados, obtidos junto a crianças brasileiras, reforçam a importância fund amental da linguagem para as habilidades sociocognitivas e concordam com estudos recentes que apontam e exploram a relevância da dimensão pragmática da linguagem no desenvolvimento de uma teoria da relevância da dimensão pragmática da linguagem no desenvolvimento de uma teoria da mente, especialmente para compreensão da falsa crença.mente, especialmente para compreensão da falsa crença.