Navegando por Palavras-chave "Práticas docentes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoA dimensão local do ensino de história: trajetórias e práticas docentes na abordagem curricular em História regional(Universidade Federal de São Paulo, 2024) Almeida, Eduardo Carvalho de; Lourenço, Elaine; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; https://lattes.cnpq.br/1291857799298036A presente pesquisa é baseada no ensino de História local, um tipo de escrita histórica em processo de crescimento e que necessita de abordagens específicas para cada objeto de estudo, devido às suas particularidades. O público-alvo é formado principalmente por professores da rede municipal de Praia Grande, cidade do litoral de São Paulo, que recentemente implantou o ensino de “história regional” em seu currículo, vinculado a alguns dos eixos temáticos já existentes ou como objeto de conhecimento específico. A justificativa da pesquisa se pauta na necessidade de compreender como o ensino de História local é tratado, a partir dessa rede citada. Assim, torna-se relevante buscar conhecer as visões e conceitos existentes entre os professores que, por exigência do currículo, devem ensinar sobre a história da região. Ainda nesse ponto, pode-se verificar como o currículo prescrito impõe e produz práticas, na relação crítica dos educadores com o currículo, e de que forma as diretrizes curriculares da rede municipal são executadas pelos professores “em ação” na sala de aula. Observou-se que, no entendimento desses docentes, existe um potencial educativo da História local, visando não apenas sua contribuição no ensino dos conteúdos formais, mas também à construção de identidades, a partir da qual a valorização sociocultural da região em que se vive é consequência dessa identificação com o local, relacionada ao global. Entretanto, percebeu-se também que tantos os conteúdos prescritos do currículo, quanto as práticas dos professores, ainda estão muito vinculados à divisão tradicional da História e, no caso da História do Brasil, aos principais eventos políticos, desconsiderando questões locais ou submetendo-as aos acontecimentos consagrados da história nacional.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas docentes na escola privada paulista (1964-1985)(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-12) Marcela , Dias de Sousa; Elaine , Lourenço; http://lattes.cnpq.br/2146990309385425; http://lattes.cnpq.br/3864643916458254Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar e analisar a atuação dos professores no Colégio Marista Arquidiocesano durante a Ditadura Militar no Brasil, tendo como foco principal a relação entre a forma escolar e a cultura escolar. A metodologia escolhida para esta pesquisa foi a História Oral, a partir de entrevistas feitas com docentes que atuaram na instituição durante o período vigente, com o propósito de entender como suas trajetórias, tanto pessoais como profissionais, exerceram influência em suas práticas pedagógicas, bem como na adaptação à legislação vigente. O estudo tem como destaque a Lei no 5692/71, que foi a responsável por promover uma reforma educacional considerável ao incorporar as disciplinas de História e Geografia em uma nova, a dos Estudos Sociais, com a finalidade de moldar o currículo conforme as necessidades do regime militar. Mesmo com as restrições impostas, características do regime, a instituição estudada conseguiu, por sua vez, manter a autonomia pedagógica dos docentes, fato que é explicado a partir da cultura escolar. A pesquisa revela como a cultura escolar e a autonomia docente conseguiram, de certa forma, serem preservadas e asseguradas pela instituição, apesar de um contexto adverso.