Navegando por Palavras-chave "Práticas de gestão"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Ampliando o conhecimento sobre a intenção para a inovação: um framework baseado em gestão(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-18) Oliveira, Bárbara Monteiro Bivar de [UNIFESP]; Morano, Rogerio Scabim [UNIFESP]; Barrichello, Alcides; http://lattes.cnpq.br/2216801941988746; http://lattes.cnpq.br/3332707718785621; http://lattes.cnpq.br/5413655584288525Diversas empresas procuram desenvolver uma cultura organizacional orientada para inovação, dado que enxergam a mesma como um diferencial competitivo para alavancarem seus produtos e serviços no longo prazo. Inspirar as equipes a pensarem de forma diferente e encontrar soluções disruptivas para alcançar suas metas internas leva tempo e exige metodologia para conduzir a rotina de trabalho. Logo, as empresas que adotam certas práticas de gestão e conseguem se destacar no contexto do atual mercado corporativo, merecem ser analisadas cuidadosamente. Esta pesquisa tem como foco as práticas de gestão que podem impactar positivamente a cultura organizacional, aumentando a orientação para inovação das companhias. A partir da literatura revisada, está pesquisa desenvolveu um modelo teórico e aplicou um questionário junto aos colaboradores de diversas empresas brasileiras, visando identificar quais variáveis de gestão exercem maior influência na orientação para inovação. Por meio da validação estatística por equações estruturais, foi possível comprovar que 67% da orientação para inovação é explicada pelas práticas de gestão: Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas e Políticas de RH. A partir da análise dos resultados, foi elaborado um framework de gestão (práticas e processos) e um guia de práticas corporativas visando apoiar as lideranças empresariais ampliarem seus resultados em produtividade e competitividade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão da atenção básica por organizações de saúde no município de São Paulo : uma análise micropolítica(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2017-06-26) Bragagnolo, Larissa Maria [UNIFESP]; Andreazza, Rosemarie [UNIFESP]; Reis, Ademar Arthur Chioro dos [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0107536337908259; http://lattes.cnpq.br/1447772258702244; http://lattes.cnpq.br/0600138582199721; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: This research focuses the work management in primary care in two basic healthcare units (UBS) done by two different Social Health Organizations (OSS). Objective: analyze the management of two UBS in the municipality of São Paulo managed by OSS. Method: qualitative research, multiple case study type, of a cartographic nature made through participant observation in two UBS in the municipality of São Paulo that resulted in a field journal composed by registers of scenes observed in everyday work. Two shared seminaries held with the subjects of the UBS that are the study object were also adopted. For the material analysis, it was used the “visibility plans” concept, which is something that becomes more prominent or visible/sayable from the scene connections of similar “nature” registered in the journals. The researchers’ estrangement from the team was used as an analyzer of team relations with OSS. Results: the professionals show a well-established relationship with OSS which starts from a big disturbance related the field researchers, and constantly worry about the possibility of the researchers to take part of a control and evaluation strategy. Those professionals are ignorant of the management strategies adopted by OSS, and managerialism is evident. An institutional malaise is exposed, even so professionals support this management model that is why are placed between fear and trust in the relationship with the company. Those professionals also point out that a pronounced rationalization of the practices places care as well as numbers and goals accomplishments in antagonistic positions. However, the professionals estimate the managerialism tools with the illusion they will get past structural issues of health work. This situation constantly places those professionals in a paradox between autonomy and goals. It was also possible to observe managers, the OSS’s spokespeople, having a discourse of valuing numbers and managing UBS based on productivity goals imposed by management instruments of the relationship between OSS and city council. Due to intense adoption of managerialism tools, work is like business logic so the spokespeople support a discourse which does not go beyond common sense about Sistema Único de Saúde (SUS) as well as certain externality. In addition to an identification and greater belonging with public entity they take a position and dispute the OSS management model. It was also possible to identify singularities and regularities among OSS because they are similar when it comes to managerial management and deepening of the entrepreneurship, however they differ in what they represent for their workers. Questionings about the legitimacy of that SUS produced in UBS managed by OSS and possible iniquities related to health from very complex organizational structures are now open.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Processo de criação e gestão de uma iniciativa de impacto social na área de tecnologia assistiva - estudo de caso único(Universidade Federal de São Paulo, 2021-03-17) Gonçalves, Israel Toledo [UNIFESP]; Kunkel, Maria Elizete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/8083413188703004; http://lattes.cnpq.br/7680730157162298O Projeto de Extensão Mao3D do Instituto de Ciência e Tecnologia da Unifesp, protetiza e reabilita crianças e adultos com falta ou malformação de membro superior. As próteses são produzidas, graças ao trabalho de voluntários e colaboradores externos, com uso da tecnologia de manufatura aditiva (impressão 3D) e são doadas para quem precisa. No final de 2018 foi iniciado o processo de transformação do Projeto Mao3D em uma iniciativa de impacto social de base tecnológica da área de tecnologia assistiva. A decisão surgiu pela grande demanda de próteses em todo o Brasil e pela necessidade de geração de recursos para autossustentação do Mao3D. O processo de transformação evidenciou a necessidade da aplicação de práticas de gestão, criação de protocolos, um modelo de negócios e um plano de negócio. O objetivo dessa pesquisa foi descrever o processo de criação e gestão de uma iniciativa de impacto social na área de tecnologia assistiva a partir de um projeto de Extensão. Na metodologia foi utilizada uma abordagem qualitativa com a condução de um estudo de caso único. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, levantamento bibliográfico, registros internos e observação direta. O modelo de negócio escolhido para a criação da iniciativa de impacto social em uma Universidade pública foi o Projeto Acadêmico de Prestação de Serviços (PAPS). Dessa forma as próteses do Mao3D continuarão a ser produzidas e doadas, até mesmo em maior quantidade, e por meio do PAPS será realizada a prestação de serviços como modelagem e impressão 3D de dispositivos de tecnologia assistiva, cursos e consultorias na área com o envolvimento de alunos, além da realização de atividades de pesquisa. Novas práticas de gestão da equipe de recursos humanos foram definidas, bem como, protocolos de atendimento do usuário e produção de prótese. Um plano de negócios foi apresentado de acordo com a definição de uma iniciativa de impacto social, que tem como características ser uma organização autônoma, gerenciada de modo participativo, criada pela e para a comunidade para a produção de bens e serviços que garantam a sua viabilidade financeira e continuidade. Este estudo de caso pode fornecer um ponto de partida para inovadores e empreendedores sociais dentro da academia, principalmente com interesse na área de tecnologia assistiva.