Navegando por Palavras-chave "Prática docente"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções e práticas de professores de ciências naturais sobre nutrição e saúde no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2009-11-26) Castro, Paula Morcelli de [UNIFESP]; Gaglianone, Cristina Pereira [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The teacher in the school environment, besides being an important model, is a potential ally to the knowledge construction on topics of nutrition area. Objective: Cognize the conceptions and practices of science teachers of elementary school about food and nutrition. Methodology: This is a transversal study with qualitative methodological strategy, realized in six elementary schools in Santos city, São Paulo. It was used a questionnaire to collect data where the information was filled by 4th and 5th years teachers. Results and Discussion: All participants of the survey n = 32 are female and aged between 26 and 67 years old, where 29 have higher education. Considering the teachers knowledge about food and nutrition, it was observed inappropriate concepts about food substitutes or equivalent. Beside, the interpretation of healthy feeding habits proved to be wrong, by using feeding restrictions. Among the teaching strategies used to approach the topic healthy eating in teaching practice, we found: reading and researches on the newspaper and magazines, didactic books, discussion, dialog, informal conversations, interviews, posters, panels, multi-media resources, computer laboratory, theater, personal experiences exchange. About the teachers experiences in the use of Information and Communication Technologies, their perceptions was that the virtual ambient can be an experience trade, representing a learning local of teachers formation enriching and helping the knowledge acquisition. Final considerations: Was observed in this study that some content about food and nutrition was proved wrong in teachers conceptions, reflecting the necessity of a formation process to them. And the pedagogical practices reported by the teachers was proved very diversified to show the theme. But, more researches are necessary, including other populations that may guide the process of teaching, for 4th and 5th years of environmental education in the knowledge construction about food and nutrition for students and teachers.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A formação de professoras e professores polivalentes nos cursos de pedagogia em instituições de ensino superior privadas(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12) Kassis, Renata Nassralla [UNIFESP]; Pinto, Umberto de Andrade [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da Formação Inicial, ocorrida em Instituições de Ensino Superior (IES) privadas da Grande São Paulo, na prática docente polivalente das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema da investigação centra-se em compreender em que medida essa formação dialoga com as práticas docentes das professoras polivalentes iniciantes que atuam em escolas públicas estaduais. A pesquisa, de cunho qualitativo, examina o conteúdo das falas de treze professoras polivalentes obtidas em encontros de Grupo Focal. Os dados empíricos são interpretados à luz do referencial teórico de Pimenta, Libâneo, Freire, Tardif, Silva Cruz, Fusari, Brzezinski, entre outros. O estudo demonstra que a formação inicial em Pedagogia nas IES privadas está muito distante das necessidades da escola pública, preparando professoras polivalentes com pouca fundamentação teórica e distanciamento da realidade das salas de aula. Nota-se que a noção de polivalência, característica formal de sua profissão, não é levada em conta na formação inicial e que seus saberes são constituídos na socialização com as professoras mais experientes. Aponta, ainda, para a necessidade da reestruturação do estágio curricular obrigatório oferecido pela IES no sentido de firmar parcerias com escolas das redes públicas. Infere-se, portanto, a urgência do Estado comprometer-se com a formação dos professores e professoras polivalentes, em IES públicas, a partir da construção de políticas que tornem isso possível ou que, minimamente, possa regular as IES privadas para que atuem com qualidade e em consonância com as necessidades da educação escolar pública.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Letramento digital na prática docente: apoio à integração das TDICs(Universidade Federal de São Paulo, 2019-06-27) Beloni, Cauê [UNIFESP]; Rangel, Flaminio de Oliveira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8458202307511602; http://lattes.cnpq.br/1374357841304026Esta pesquisa constitui-se como parte de um estudo desenvolvido em uma escola pública no município de Diadema, realizado a partir de dois eixos teóricos: letramento digital e a prática docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual o objetivo geral é identificar como o letramento digital construído pelos professores se articula com a prática docente, dividido em três etapas: identificar as características do letramento digital dos professores; descrever a trajetória dos professores durante o Projeto Educacional Integradores, realizado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo; e, por último, verificar como o letramento digital do professor colaborou para a solução dos problemas de pesquisa definidos pela escola. Os resultados apresentam contribuições das TDICs para a prática docente analisada, com características específicas de letramento digital.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Origem social e campo educacional: estudo sobre aspectos da prática docente de professoras de creche(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-15) Silva, Jessica Blasques da; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5091309773899741; http://lattes.cnpq.br/4038602198720633Este estudo encontra-se inserido no debate referente à prática e à formação de professores de educação infantil, especificamente no que tange à compreensão ampliada dessas duas instâncias que envolvem o trabalho docente. Tem por objetivo geral verificar valores e disposições incorporados em processos formativos não formais vivenciados nas trajetórias pessoal e profissional que se manifestam em facetas da prática pedagógica de professoras em exercício docente na creche. Parte-se do pressuposto que tais disposições para ação que orientam o trabalho na primeira etapa da educação básica estão diretamente relacionadas às experiências sociais vivenciadas conforme a origem social e o campo educacional, de acordo com as condições objetivas e regularidades que permeiam ambas as condições. Como objetivos específicos almejou-se i) investigar a trajetória social das professoras de educação infantil em exercício docente na creche, ii) apreender as formas como as professoras compreendem a prática pedagógica no trabalho com crianças de zero a três anos, iii) verificar valores e disposições que mobilizam as professoras em suas práticas docentes e que são referidos à origem social e ao campo educacional, iv) verificar o modo como as condições objetivas, referidas à origem social contribuem na elaboração de valores e disposições que orientam o exercício docente com crianças de zero a três anos v) verificar o modo como as condições objetivas, referidas ao campo educacional contribuem na elaboração de valores e disposições que orientam o exercício docente com crianças de zero a três anos. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário complementar com quatro professoras de educação infantil da rede municipal de Guarulhos em duas creches, buscando investigar em cada uma dessas, uma dupla composta por uma professora com maior tempo de exercício e uma professora com ingresso mais recente na rede municipal de ensino. Foram mobilizados como referencial teórico os conceitos de habitus e campo, elaborados por Pierre Bourdieu (2003, 2011, 2015, 2019); a concepção de prática educativa formulada por Sacristán (1999); além das considerações de Rosemberg (2016), Cerisara (2002), Bujes (2001, 2002), Barbosa (2006) e Kuhlmann Jr. (1998), entre outros, referentes à creche. Mediante aos dados coletados foi possível evidenciar que as práticas docentes das professoras investigadas se encontram diretamente relacionadas às condições objetivas que permeiam suas trajetórias, condições essas referentes principalmente à profissão docente e ao espaço em que exercem o magistério, qual seja, o campo educacional e a creche. As análises permitiram evidenciar aspectos das implicações do campo educacional e de uma cultura escolar que se consolida e se impõe à educação infantil e à creche, além de elementos relacionados a valores atinentes ao histórico assistencialista nessa etapa da escolarização, relacionados principalmente ao trabalho materno, o que contribui para que seja reconhecido como um trabalho desvalorizado. Nesta perspectiva, notou-se que as professoras, dentre outros aspectos, agem nas creches a partir de valores sedimentados no campo educacional, ao mesmo tempo em que se utilizam de referências e valores atinentes às suas origens sociais.