Navegando por Palavras-chave "Povos indígenas"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Condições e desafios da incorporação dos conhecimentos dos povos indígenas e tradicionais no processo de produção de diagnósticos climáticos do IPCC(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-24) Tangerino, Thomas Carrara [UNIFESP]; Taddei, Renzo Romano [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3956613911250399; http://lattes.cnpq.br/4784586405649080; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho aborda a importância e os desafios da incorporação do conhecimento tradicional dos povos indígenas e comunidades tradicionais nos processos de produção de diagnósticos climáticos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Com base em uma revisão abrangente da literatura, o estudo investiga como esses saberes são tomados em conta nas estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como as barreiras que dificultam sua integração. A revisão bibliográfica inicial foi realizada a partir de artigos obtidos nas bases de dados Google Scholar e Web of Science, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema. Após a filtragem, foram selecionados os 35 artigos mais relevantes para análise qualitativa. Os estudos analisados definem o conhecimento tradicional como práticas e crenças sociais e ecológicas desenvolvidas ao longo do tempo por comunidades específicas, frequentemente transmitidas oralmente e integradas aos seus sistemas culturais e sociais. Os resultados indicam que, embora haja um reconhecimento crescente da importância dos conhecimentos tradicionais para a adaptação e mitigação das mudanças climáticas, sua incorporação nos relatórios do IPCC ainda enfrenta desafios significativos. Estes incluem a falta de representatividade de autores indígenas nos relatórios do IPCC, a dificuldade de integração com a ciência ocidental e a subvalorização desses saberes nos debates acadêmicos e políticos. O estudo destaca a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e transdisciplinar nas avaliações ambientais globais, reconhecendo a diversidade e a complementaridade dos sistemas de conhecimento indígena e científico. Conclui-se que a valorização e a integração efetiva dos conhecimentos tradicionais podem fortalecer a capacidade das sociedades para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, promovendo uma gestão mais sustentável dos ecossistemas.
- ItemRestritoEstratégias para prevenção e rastreamento do câncer de colo uterino em mulheres indígenas: abordagens interculturais(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Luis, Michele Macena; Hino, Paula [UNIFESP]; Oliveira, Lavínia Santos de Souza [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3703502378106601; http://lattes.cnpq.br/6815362006090017; http://lattes.cnpq.br/5198309660293432Objetivo: Analisar as estratégias e as boas práticas na implementação das abordagens de prevenção do câncer de colo uterino, e seu rastreamento e tratamento precoce, ofertadas para as mulheres indígenas atendidas pelo sistemas de saúde indígena e identificar quais são as barreiras para o acesso dessas populações a esses serviços. Metodologia: Revisão sistemática de literatura, com as seguintes etapas: formulação da pergunta com a Estratégia PICO; localização dos estudos nas bases de dados Pubmed, Scielo e BVS com a restrição de tempo de 5 anos (2017-2022); critérios de inclusão e exclusão com o Fluxograma PRISMA; interpretação dos dados coletados através do quadro comparativo e análise crítica. Resultados: Foram encontrados 317 artigos científicos e desses incluídos 36 respondiam à pergunta de pesquisa, dos quais predominaram em quantidade os artigos escritos na Austrália (n=9), Nova Zelândia (n=8) e Canadá (n=7). O rastreamento do câncer de colo uterino se mostrou a estratégia mais frequente, seguido das estratégias de prevenção como o aumento da vacinação de HPV. Conclusão: Os artigos apontaram, como abordagens para a diminuição do câncer de colo uterino em mulheres indígenas, a apresentação de alternativas ao exame citopatológico do colo uterino padrão (Papanicolau), como o teste auto coletável de HPV, e a intensificação das práticas de educação em saúde a fim de aprimorar o conhecimento dessa população sobre a saúde reprodutiva e os vínculos de confiança dos profissionais e as mulheres indígenas e suas comunidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 4 - Relações Étnico-Raciais(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-09-28) Oliveira, Marco Antonio deUNIDADE 1 - Educação, Relações Étnico-raciais e cultura Semana 1 - Introdução Semana 2 - Refletindo sobre os direitos dos povos indígenas Objetivos: Refletir sobre aspectos relacionados aos povos indígenas na promoção de práticas escolares de alteridade; Perceber as experiências e práticas próprias como forma de conquista de direitos e reconhecimento das diferentes formas de expressão cultural desses povos, em relação ao processo de escolarização. Semana 3 - Direito à Educação e a cultura afro-brasileira Objetivos: Problematizar a temática da cultura afro-brasileira nas práticas educativas. Discutir sobre os processos de construção dos direitos humanos via formação de cultura de alteridade em relação às manifestações da cultura afro-brasileira. Semana 4 - Temática religiosa, matriz africana e o universo escolar Objetivos: Compreender as manifestações religiosas, problematizar a intolerância religiosa e o preconceito racial. Semana 5 - Igualdade étnico-racial na escola Objetivos: Compreender o significado de uma educação antirracista e não eurocêntrica nas escolas. Debater “como a sua escola está trabalhando a igualdade racial?” e reconhecer se a sua escola tem uma cor. Semana 6 - Racismo e a promoção da Igualdade étnico-racial Objetivos: Compreender o que mudou com a Lei n° 10.639/2003. Reconhecer como está presente em sua escola a temática das relações raciais e como tais questões fazem parte do currículo.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Módulo 4 – Direitos Humanos e a escola(Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP], 2016-02-07) Oliveira, Marco Antonio deUnidade 1 - Introdução e fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos e a construção dos marcos regulatórios Os objetivos dessa unidade são: • Pensar nos dilemas e desafios da escola frente aos processos de transformação e demandas da sociedade contemporânea. • Refletir sobre a escola como espaço de promoção de direitos. Unidade 2 - Escola brasileira: histórico de negação de direitos humanos Os objetivos dessa unidade são: • Discutir a construção da escola brasileira como espaço de negação de direitos; • Refletir sobre práticas escolares arbitrárias e excludentes no histórico de escolarização brasileiro. Unidade 3 - Escola e Direitos Humanos: refletindo sobre os direitos dos povos indígenas Os objetivos dessa unidade são: • Refletir sobre aspectos relacionados aos povos indígenas na promoção de práticas escolares de alteridade; • Perceber as experiências e práticas próprias como forma de conquista de direitos e reconhecimento das diferentes formas de expressão cultural desses povos, em relação ao processo de escolarização. Unidade 4 - Escola e Direitos Humanos: refletindo sobre a cultura afro-brasileira Os objetivos dessa unidade são: • A problematização da temática da cultura afro-brasileira nas práticas escolares; e • Os processos de construção dos direitos humanos via formação de cultura de alteridade em relação às manifestações da cultura afro-brasileira. Unidade 5 - Direitos Humanos e Práticas escolares inclusivas Os objetivos dessa unidade são: Apresentação e reflexão sobre práticas de promoção de direitos humanos; e Propor elementos de auxílio a ações de construção desses direitos. Unidade 6 - Direitos humanos e práticas escolares: o meio como estímulo na promoção dos direitos Os objetivos dessa unidade são: • Entender a prática do estudo do meio como possibilidade de levantamento e problematização, em âmbito pedagógico, do contexto no qual a escola está inserida; e • Refletir sobre a construção de práticas que possibilitem inferir sobre a construção coletiva e compartilhada de conhecimento.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O Serviço de Proteção ao Índio pelas lentes da Ditadura: narrativas visuais no relatório Figueiredo(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-19) Miranda, Julia Klein de [UNIFESP]; Plens, Cláudia Regina; http://lattes.cnpq.br/2142424336909827; http://lattes.cnpq.br/1455175499171241O trabalho pretende discutir a relevância do Relatório Figueiredo, produzido entre 1963 e 1968, por uma Comissão de Inquérito Parlamentar e uma Comissão Investigativa Administrativa para investigar casos de corrupção no Serviço de Proteção ao Índio, que identificou diversas evidências de violação de direitos humanos cometidos pelo SPI contra as populações indígenas sob sua tutela. Para isso, deseja-se realizar o estudo das fotografias presentes no Relatório, identificando seu contexto de produção e função, procedência, informações sobre os povos indígenas retratados e descritores imagéticos, para facilitar o entendimento de seu conteúdo e a análise dos dados encontrados, relacionando-os com a bibliografia já existente sobre o Relatório Figueiredo e violações de direitos humanos contra populações indígenas, permitindo assim o aprofundamento no conhecimento e nas possibilidades de interpretação das imagens que compõem o documento e o que podem dizer das relações do SPI e dos agentes da ditadura com as populações indígenas retratadas.
- ItemRestritoTerra, Substantivo Feminista : Lutas e resistências indígenas na Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-11) Chagas, Daniela dos Reis [UNIFESP]; Prieto, Gustavo Francisco Teixeira [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2535677142724245; http://lattes.cnpq.br/0550746182123525Esta pesquisa deseja provocar uma maior aproximação entre questão urbana, populações indígenas e gênero, bem como fomentar a discussão a respeito da diversidade étnico-racial na produção do espaço urbano. Para tanto, apresentará o histórico, as lutas, desafios e potencialidades da Aldeia Multiétnica Filhos desta Terra, localizada no bairro de Cabuçu, Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, na perspectiva das mulheres indígenas atuais e ex moradoras dessa retomada territorial. Buscou-se aplicar uma metodologia participativa, em que mulheres não apenas fossem entrevistadas, mas participassem da construção da pesquisa de campo, propondo o formato das entrevistas: rodas de conversa, fortalecendo a oralidade e troca de saberes entre elas e a pesquisadora. A participação se deu também na escolha do tema da pesquisa e nas sugestões de percursos a serem traçados durante sua escrita. Como fundamentação teórica buscou-se discorrer acerca das múltiplas cosmovisões que convergem ao anticapitalismo, decolonialismo e antipatriarcado. A trajetória das moradoras da Aldeia Multiétnica retrata o importante lugar das mulheres indígenas na defesa de seus direitos e nas lutas sociais e expressa a potência mobilizadora dos povos originários e ensina à sociedade não indígena caminhos de resistência frente às ameaças do Estado Neoliberal.