Navegando por Navegando por Palavras-chave "Políticas Culturais"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Educação não formal e as questões étnico-raciais: possibilidades abertas para (re)educar nas ausências(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-11) Ramalho, Gabriela Ramos [UNIFESP]; Silva, José Carlos Gomes da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7347972912468964Através de um estudo transversal entre os campos da educação, cultura e dança, a pesquisa intenta refletir acerca do papel da Educação Não Formal como potencializadora do debate sobre as questões étnico-raciais, ao evidenciar nas suas práticas pedagógicas as contribuições das culturas de matrizes africanas para a formação social brasileira. A Educação Não Formal, mobilizada aqui, é colocada como um espaço que confronta às lógicas hegemônicas alicerçadas por um discurso eurocêntrico, monocultural, presente nos currículos da educação institucionalizada, que não contemplam as especificidades dos estudantes negros e nãobrancos. Esta pesquisa surge, assim, à partir da experiência prática de Dança Afro Brasileira realizada no equipamento público Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá, localizado no Jabaquara, em que se busca refletir quais as possibilidades que a Educação Não Formal pode oferecer ao debate das questões étnico-raciais e como germinam dentro de manifestações artísticas e culturais, que carregam em suas performances uma pluralidade práticas elaboradas pela diáspora africana.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Políticas culturais em arte e educação na cidade de São Paulo: a secretaria de cultura e os programas de iniciação artística(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2019-05-09) Freitas, Fabiana Regina De [UNIFESP]; Spricigo, Vinicius Pontes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study aims to present a historical panorama of the main initiatives that approach art and education in multidisciplinary actions realised by the municipal government of São Paulo. The research starts from the actions developed by the Departamento de Cultura, in 1930’s decade, when were created the Parques Infantis, it pass trough to the creation of Secretaria Municipal de Cultura and the Escola Municipal de Iniciação Artística in 1880’s decade, arriving until recent periods, in years 2000, when the Centros de Educação Unificados were inaugurated and the Programa of Iniciação Artística was created. We emphasize the study of methodologies and approaches of Escola de Iniciação Artística - Emia and the Programa de Iniciação Artística - PIA, in reason of the innovative nature of both initiatives. We deepen the study of PIA, that is the mostly recent of them to understand its approximations and convergences in comparison to other experiences and their contributions to formation of publics and citizens involved in art and culture.