Navegando por Palavras-chave "Política de educação"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A importância do serviço social na educação pública(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-16) Brito, Bruna Marcelle Lopes Pereira [UNIFESP]; Baierl, Luzia Fátima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0352214851873090; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Após vinte anos um árduo debate e luta da categoria profissional pela criação do Serviço Social no âmbito da educação fundamental, que fez parte dos debates de congressos, encontros é em 2020 por meio da Lei Federal nº 13.935 é instituída as base que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel do assistente social dentro das escolas de educação básica, atuando no ensino fundamental (fundamental 1 e 2).O caminho metodológico adotado foi de análise bibliográfica e documental a partir de materiais disponibilizados pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), revistas e livros que embasam a discussão sobre o Serviço Social na área educacional. O trabalho está dividido em duas partes, sendo a primeira: breve contextualização acerca da história da educação pública e a inserção do Serviço Social neste debate na educação no Brasil, e na segunda será aprofundada a pesquisa em torno do Serviço Social na área da educação, legislação sobre o tema revisando os documentos disponíveis por via online. Ainda que seja a escola um local de intensas manifestações e expressões da questão social, logo, um campo de atuação com abrangente demanda, as pesquisas demonstram não ser ainda um local ocupado de forma efetiva por assistentes sociais
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do Plano Nacional de Assistência Estudantil no acesso e na permanência dos estudantes: uma análise do Plano na Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo, 2023-07-07) Fernandes, Gabrielle Cabral [UNIFESP]; Bovolenta, Gisele Aparecida [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4488256741200083; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A presente pesquisa busca compreender o papel que o Plano Nacional de Assistência Estudantil cumpre na garantia do acesso e da permanência dos estudantes na Universidade Federal de São Paulo e, em especial, no campus Baixada Santista. Utilizando-se da Teoria Social de Marx, a pesquisa resgata as origens da Política Social no Brasil e no mundo, perpassando as contradições que a permeiam e as contradições que a ela são inerentes. Além disso, a pesquisa faz uma análise documental dos dados disponibilizados pela Universidade Federal de São Paulo para, assim, realizar um estudo do plano a partir das atividades realizadas com o orçamento do PNAES e das mudanças observadas no perfil dos estudantes da universidade.