Navegando por Palavras-chave "Política científica e tecnológica"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Política científica e tecnológica no Brasil e em Cuba: a quem serve a produção de conhecimento?(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-26) Oliveira, Tamires França Nunes de [UNIFESP]; Cordeiro, Denilson Soares [UNIFESP]; Azevedo, Maria Nizete de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7363876198229203; http://lattes.cnpq.br/2387005760080859No intuito de apresentar reflexões acerca da produção de Ciência e Tecnologia, este trabalho aborda a Política Científica e Tecnológica no Brasil e em Cuba criadas, respectivamente, pelas instituições do Estado burguês e do Estado socialista. Expõe também a relevância do ensino superior para garantir o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia, bem como a importância de políticas que garantam a sua infraestrutura e recursos humanos. No entanto, as mesmas não são suficientes para garantir de fato que a Ciência e Tecnologia e a produção de conhecimento sejam direcionadas às demandas do conjunto da população, revelando que a produção de conhecimento no Brasil serve, majoritariamente, aos interesses das classes dominantes e em Cuba serve aos interesses do povo. Como exemplo que evidencia essas diferenças, temos as respostas de ambos países em relação à pandemia de Covid - 19, as quais se destacam a capacidade de Cuba em direcionar, através de um plano nacional, as universidades e centros de pesquisa para o estudo e combate ao novo coronavírus, enquanto no Brasil há iniciativas isoladas e estranguladas pela falta de investimentos, infraestrutura e principalmente, pela ausência de um plano nacional. Apesar disso, a sociedade é passível de mudanças, sendo assim, as contradições da realidade devem servir de questionamentos para impulsionar uma atuação coletiva do povo através de seus instrumentos de organização a fim de estabelecer a produção de conhecimento para os seus interesses e transformar a sociedade. Nesse sentido, as reflexões sobre a produção de conhecimento são fundamentais para os professores que desejam transformar a realidade em busca de melhores condições para o povo. Além disso, no âmbito do ensino superior, as reflexões devem promover, sobretudo, o interesse em pesquisas ligadas às necessidades do povo e a construção da extensão popular como uma via de mão dupla entre a universidade, sociedade e um ensino crítico, sendo assim, impulsionando mudanças dentro e fora das universidades.