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- ItemAcesso aberto (Open Access)A utilização do brincar como recurso terapêutico nas ações e práticas dos terapeutas ocupacionais da Baixada Santista(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2011-02-09) Pontes, Fernando Vicente de [UNIFESP]; Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7118155019861351; http://lattes.cnpq.br/3627655265192292; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O brincar é compreendido sob a lente de diversas disciplinas e visto como um conceito difícil de definir. Ao entrarmos no mundo infantil, o brincar é apresentado como um espaço no qual a espontaneidade e experiências singulares da criança acontecem, o que é essencial para o seu desenvolvimento. É por meio do brincar que a criança adquire conhecimentos, utiliza sua criatividade, expõe seus sentimentos, interage com o mundo a sua volta e nele se desenvolve. Diversas pesquisas vêm sendo desenvolvidas na área de Terapia Ocupacional, nas quais o brincar é utilizado como objeto de estudo, contudo, ainda é visto que no Brasil, pouco se sabe sobre a utilização do brincar e sobre quais são as abordagens mais comuns na prática dos profissionais, não havendo uma sistematização sobre como os terapeutas ocupacionais utilizam o brincar com a população infantil. Nessa perspectiva, o presente estudo, teve como objetivo identificar e caracterizar as ações e a realidade das práticas desenvolvidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na região metropolitana da Baixada Santista, quanto à utilização do brincar como recurso terapêutico. Para tanto, optou-se pela utilização de um questionário estruturado, permitindo o alcance de um número maior de participantes na pesquisa, abrangendo uma ampla área geográfica. O instrumento foi previamente testado junto a uma amostra de profissionais que não fazem parte dos resultados. O questionário é composto por 7 itens de identificação geral e 20 questões focalizando a forma de inserção do terapeuta ocupacional que atua na área da infância, a atuação em equipe e a utilização do brincar em sua prática profissional. Duas estratégias foram utilizadas para a coleta de dados: contato com os profissionais feito pessoalmente pelos pesquisadores ou contato com os profissionais via correio eletrônico. Há estimativa de que atuam cerca de 100 terapeutas ocupacionais na região. No presente estudo, 64 questionários foram respondidos, sendo que destes, 36 representavam profissionais que atuavam utilizando o brincar na área da infância. Estes profissionais utilizam como referencial teórico principalmente a Terapia de Integração Sensorial e o Método Neuroevolutivo Bobath. Na visão dos participantes, a utilização do brincar como recurso terapêutico tem como objetivo trabalhar as dificuldades, limitações e potencialidades das crianças atendidas. Além disso, os profissionais caracterizam a utilização do brincar em sua prática profissional como um recurso facilitador do processo terapêutico ocupacional, utilizando-o durante todos os momentos do atendimento. Para os profissionais, os pais têm livre acesso na sala de terapia, e são orientados quanto à importância do brincar para seus filhos e ajudados a interagir com a criança por meio da brincadeira. Na concepção dos participantes, o brincar é visto principalmente como um recurso terapêutico utilizado para a promoção do desenvolvimento infantil, sendo dada pouca ênfase na sua utilização por si só, como um dos principais objetivos da clínica em Terapia Ocupacional. Com isso, este estudo visou contribuir na caracterização e sistematização quanto à utilização do brincar na prática dos terapeutas ocupacionais, e pode indicar a necessidade de realização de novas pesquisas nessa área, visando uma atenção ampliada e integral à população infantil.