Navegando por Palavras-chave "Plano de Saúde"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos da pandemia de Covid-19 nos planos de saúde(Universidade Federal de São Paulo, 2023-01-12) Watanabe, Larissa Yassumi Motta [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152As Operadoras de Planos de Saúde foram bastante impactadas pela pandemia de COVID-19. Um dos maiores impactos decorrentes do coronavírus é o aumento expressivo na mensalidade dos planos de saúde. O presente artigo tem como objetivo investigar as possíveis consequências do coronavírus na saúde suplementar. O método utilizado para a realização deste trabalho é aquele que busca compreender o tema com base em experiências, de modo a identificar hipóteses em relação aos impactos nos planos de saúde. O estudo constatou que a pandemia fez aumentar a adesão aos planos de saúde e fez com que diversas pessoas contratem um plano por receio do desamparo frente às adversidades de saúde e bem-estar. Dessa forma, há pressão para que haja aumento ainda maior no valor das mensalidades.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Os impactos do adoecimento mental na saúde suplementar(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-15) Ramos, Gabrielle Barbosa [UNIFESP]; Yokomiso, Celso Takashi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7629682990244152Este trabalho tem por objetivo compreender os impactos nas operadoras de saúde em razão do aumento de procedimentos relacionados à saúde mental nos últimos anos. Para tal finalidade, foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória, levando em consideração o histórico de procedimentos realizados na saúde suplementar e o crescimento do mesmo. O trabalho foca no incrementos dos atendimentos relacionados à saúde mental dentro da saúde suplementar. Esses dados indicam a importância da promoção da saúde mental em diversos ambientes. Também são apresentadas estratégias e soluções para a redução de transtornos relacionados à saúde mental, como campanhas educativas e políticas de saúde.
- ItemAcesso aberto (Open Access)PLANO DE SAÚDE POR ACUMULAÇÃO: VIABILIDADE E FATORES DE IMPACTO(Universidade Federal de São Paulo, 2021-02-17) Leonetti, Giovanna Rafael [UNIFESP]; Cazzari, Roberto Bomgiovani [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2995756994352047; http://lattes.cnpq.br/0098445497288718O modelo atual brasileiro de Saúde Suplementar é baseado na Repartição Simples e reflete dificuldade de permanência do beneficiário à medida que sua idade aumenta, dado que há expressivo acréscimo na contraprestação dos planos de saúde com o avanço da idade e o eventual fim da relação empregatícia do indivíduo. Com o objetivo de avaliar, portanto, um modelo alternativo na manutenção saudável do plano de saúde, foi estudada a viabilidade de um plano de saúde baseado na acumulação de recursos financeiros ao longo da vida, como é feito no caso da Previdência. Foram realizadas simulações variando premissas impactantes no valor da contraprestação do plano e no valor anual necessário a contribuir em relação ao salário anual, sendo utilizados, para isto, dados da Agência Nacional de Saúde. Os resultados encontrados sugerem que um modelo de plano de saúde por acumulação pode ser viável, a depender do cenário atuarial-econômico em que o indivíduo se encontra, apresentando-se de mais fácil acesso a indivíduos do sexo masculino, residentes na região sudeste, que iniciem suas contribuições ao plano cedo, aposentem-se mais tarde e se encontrem em um cenário econômico que apresente taxas de juros altas.