Navegando por Palavras-chave "Physical Undergraduate Medical Education"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Concepções de práticas docentes de professores que vivenciaram a transição curricular no curso médico da Unimontes(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010) Souza, Anderson Gonçalves de [UNIFESP]; Sonzogno, Maria Cecília [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8179958381249653; http://lattes.cnpq.br/1293459110231326; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)No ano de 2002, o Curso Médico da UNIMONTES passou por uma grande transformação com a mudança de currículo, abandonando uma metodologia tradicional de ensino e passando a utilizar uma metodologia ativa, baseada no ABP (Aprendizado Baseado em Problemas). É interessante ressaltar que muitos dos docentes do currículo tradicional, embora tivessem migrado para essa nova metodologia, davam a impressão de que continuavam a praticar o currículo tradicional dentro de uma metodologia ativa. A fim de estudar sobre semelhantes questões, foi realizada, neste trabalho, uma revisão dos documentos relativos a políticas públicas de educação que norteiam as tomadas de decisões sobre currículo, projetos pedagógicos (LDB, Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina, as Conferências Internacionais de Saúde), bem como o processo de ensino-aprendizagem, habilidades, competências e atitudes. Objetivou-se analisar a concepção de ensino-aprendizagem dos docentes do curso médico da UNIMONTES. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa e qualitativa, com predomínio do caráter qualitativo devido ao enfoque a questões sociais. Esta pesquisa foi realizada na UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros) e os sujeitos que a constituíram foram os professores, docentes do curso médico antes da mudança de currículo que ocorreu no ano de 2002, e que continuaram docentes de conteúdo específico no ABP. Além disso, foram aplicados questionários com questões objetivas, estruturadas para avaliar idade; formação didática e profissional; tempo de docência; capacitação para trabalhar com metodologias ativas e questões dissertivas nas quais os professores falavam sobre os documentos oficiais (LDB e Diretrizes Curriculares para o Curso de Medicina), as Conferências Internacionais, o processo de ensino-aprendizagem, as metodologias ativas e os currículos como meio de aprendizagem. Como resultados, notou-se a existência de uma população heterogênea com formação diversa, predominando o número de especialistas em relação ao número de mestres, destacando que a grande maioria participou de alguma formação para trabalhar com metodologia ativa. Porém, pouco se conhece sobre os Documentos Oficiais que regem a educação brasileira, bem como a importância das Conferências Internacionais para a Saúde. Existem concepções equivocadas sobre o processo de ensino-aprendizagem e existem diferenças na forma de trabalhar as habilidades, competências e atitudes. Entende-se que o ABP propicia maior oportunidade de aprendizagem, pois leva o estudante a ser mais crítico e a buscar ativamente o conhecimento. Nota-se que houve um progresso dentro da UNIMONTES com a adoção de metodologia ativa no curso médico; entretanto, há necessidade de maior capacitação docente, tanto por treinamentos internos com cursos de aperfeiçoamento para trabalhar com metodologias ativas quanto com a profissionalização dos docentes com titulações de mestres e doutores.