Navegando por Palavras-chave "Pharmaceutical marketing"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A participação da indústria farmacêutica no processo de atualização dos médicos: impacto do suporte financeiro das empresas no eventos científicos e projetos de educação continuada desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2006) Cerqueira, Adimilson [UNIFESP]; Gallian, Dante Marcello Claramonte [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Este trabalho teve por finalidade conhecer a participação da iniciativa privada em projetos de educação continuada e congressos organizados pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, com objetivo de aferir se estas sociedades poderiam organizar eventos e demais projetos sem o patrocínio externo e saber se as empresas que apóiam financeiramente tais atividades interferem na sua elaboração. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semi-estruturada aberta com os presidentes das três sociedades médicas. Os achados mostram que as instituições pesquisadas não poderiam arcar com os custos dos projetos de educação continuada sem o patrocínio das empresas farmacêuticas, e que 65% dos projetos desenvolvidos são integralmente financiados pelas mesmas. Outro dado importante é que a iniciativa privada não influencia o conteúdo científico dos projetos que patrocinam ou congressos dos quais participam, cabendo integralmente às entidades médicas pesquisadas a definição dos temas e autores.