Navegando por Palavras-chave "Pessoal de Educação"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)A compreensão de professores de Educação Física sobre saúde e suas implicações no planejamento da prática pedagógica(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-28) Lima, Juliane Pereira [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/9846194311487104; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Os objetivos do estudo consistem em avaliar a compreensão de professores de Educação Física de escolas públicas e privadas de ensino fundamental de rede municipal e estadual de São Paulo sobre saúde, bem como compreender as implicações dessa compreensão no planejamento da prática pedagógica. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo nove professores de Educação Física de ambos os sexos e de qualquer faixa etária, do ensino fundamental lotados em escolas públicas e privadas do Brasil. A coleta de dados envolveu aplicação de um questionário virtual disponibilizado em redes sociais e na página da Unifesp Campus Baixada Santista, sendo abordadas questões abrangentes relacionadas ao perfil docente, além de aspectos específicos no que tange a concepção de saúde e sua consideração no planejamento pedagógico. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas. Em termos de resultados, temos profissionais de Educação Física com graduação concluída em instituições públicas entre os anos de 1998 e 2014, além de, possuírem pós-graduação entre os anos 2000 e 2021 e tempo de atuação no âmbito escolar acima de quatro anos. No que se refere à concepção de saúde, as respostas convergiram para o bem-estar e condições de vida das pessoas, vislumbrando uma relação com a Educação Física a partir da conscientização, relação causal com o exercício físico, autoconhecimento, fomento de melhorias, aptidão física e prática de atividade física. Todos afirmam que a temática saúde é considerada no planejamento pedagógico, tendo como objetivos: reflexão crítica; conscientização; fomento de melhorias, e; experimentação. Nesse sentido, os conteúdos elencados pelos professores estão relacionados com a cultura corporal, exercício físico, doenças, aspectos orgânicos funcionais, nutrição, qualidade de vida e sedentarismo, benefícios do exercício físico, higiene e lesões, sendo estes selecionados a partir da Base Nacional Comum Curricular, dos interesses e demanda da comunidade e/ou dos alunos, bem como das diretrizes municipais e/ou estaduais de cada unidade escolar. No que se refere à avaliação, os professores afirmaram avaliar seus estudantes a partir dos critérios de participação e aproximação/distanciamento com o conteúdo desenvolvido, a partir dos instrumentos de observações e registros da rotina discente, provas, trabalhos, discussões e avaliação física. Conclui-se que os professores compreendem saúde numa perspectiva restrita, implicando num planejamento que se alinha às pedagogias tradicionais da Educação Física, entretanto, com flertes à pedagogia crítica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Percepção de gênero para professores de Educação Física e suas implicações didáticas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-10-21) Vieira, Isabella Gaspar [UNIFESP]; Oliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]; Moraes, Bruna Caroline Soares Lopes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8105991606955644; http://lattes.cnpq.br/5847188428462650; http://lattes.cnpq.br/0866178404798651; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho tem como objetivo compreender a percepção de gênero para professores/as de educação física e suas implicações didáticas. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 17 professores/as de educação física do ensino fundamental e/ ou médio lotados/as em redes públicas ou privadas de ensino. A coleta de dados se deu por meio de questionário misto, disponibilizado virtualmente, versando sobre: o perfil profissional, conceito de gênero e os aspectos da prática pedagógica. A análise dos dados se deu por categorias não apriorísticas, podendo ser elaboradas por frequenciamento e relevância implícita. Em termos de perfil docente, são professores/as com experiência mínima de 1 ano até 41 anos, idade entre 27 e 61 anos, sendo que todos ministram aulas mistas em suas escolas. Sobre o conceito de gênero, o conjunto de respostas nos permitiu elaborar sete categorias: identidade; opção; diferença; sexo; características sociais; divisão e percepção de si. Quando perguntados sobre as aulas mistas, cinco professores/as afirmaram que o fato não influencia no planejamento das aulas, pois tratam todos com igualdade e, para uma docente, o fato não influencia, pois a mesma leva em consideração a particularidade de cada indivíduo. Já para oito docentes há de considerar as particularidades entre os gêneros, pois existem diferenças que podem necessitar de adaptações, citadas por três professores. Em relação aos objetivos das aulas, surgiram seis categorias: apreender a cultura corporal de movimento; estimular a criticidade; oportunizar vivências; desenvolvimento de habilidades; oportunizar a prática esportiva e varia de acordo com o conteúdo. Em termos de conteúdo, componentes da cultura corporal (jogo, ginástica, esporte, dança, lutas, etc.) é o norte do planejamento de todos os professores/as, além do corpo e/ou saúde, valores e ética. A seleção destes conteúdos se dá pelos currículos pré-estabelecidos pelo governo federal, estados e municípios, demandas da comunidade escolar, planejamento anual da escola e da disciplina e experiência docente. Quando solicitados a descreverem uma boa aula que ministraram, as categorias de análise foram: teórico-prática (explanação teórica inicial e vivência corporal); problematizadora (estudantes estimulados a contribuir com a aula em todos os momentos através do diálogo constante sobre o objeto de aprendizagem); tradicional (aquecimento, parte principal e volta à calma); participativa (empenho do docente na participação de todos). Em termos de critério avaliativo, as categorias foram: participação e aprendizagem. Já nos instrumentos foi possível compreender a existência de quatro categorias: atividades individuais e em grupo; prova; observação e registro e desenho. Concluímos que os/as professores/as percebem gênero numa perspectiva social e isso os distancia de uma prática pedagógica esportivista e sexista, embora ainda seja possível perceber métodos de aula e avaliação limitantes.