Navegando por Palavras-chave "Pessoa com deficiência visual"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de Custos para Inclusão da pessoa com deficiência visual no trabalho com processos administrativos em instituições públicas de ensino superior do estado de São Paulo, utilizando a metodologia de Emprego Apoiado(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Marques, Débora Cristina Gavira (UNIFESP); Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; Regonha, Eduardo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6062616663468747; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/1738900444348252A pesquisa refere-se à investigação dos custos da empregabilidade dos servidores com deficiência visual em processos administrativos, nas Instituições Federais de Ensino. Para compreensão acerca da inclusão de Técnico Administrativo em Educação com deficiência visual em processos administrativos analisam-se Editais do concurso público, as legislações que versam sobre seus direitos, as verbas destinadas para a sua qualificação profissional e possíveis alterações no ambiente de trabalho. Reflexões sobre acessibilidade, Desenho Universal e o uso de Tecnologias Assistivas com objetivo de facilitar sua participação e diminuição das eventuais barreiras também são apresentadas. A proposta de um profissional especializado em Emprego Apoiado fundamenta-se como ferramenta possibilitadora no processo de empregabilidade do servidor, viabilizando os recursos necessários para o desenvolvimento da função e auxiliando na construção de uma cultura organizacional inclusiva. Por fim, tece reflexões sobre o desafio de calcular os custos da empregabilidade do servidor com deficiência visual nas universidades públicas e apresenta dados que corroboram a necessidade de maior investimento e conhecimento no que concerne a pessoa com deficiência visual.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O comportamento das cegas diante da sexualidade(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Borba, Stefanie Maressa Oliveira Marques de [UNIFESP]; Bezerra, Camilla Pontes [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/0240028136282226; http://lattes.cnpq.br/4618885109273071Objetivos: devido às transformações ocorridas na adolescência, as indefinições que as acompanham, somada à deficiência visual, justifica-se um estudo que possa identificar as percepções que deficientes visuais tem acerca da sexualidade inseridas na sociedade e na comunidade escolar. Métodos: estudo qualitativo descritivo exploratório, onde foram entrevistadas cinco adolescentes em um Centro de Apoio Pedagógico na cidade de São Paulo. A população do estudo foi constituída por adolescentes do sexo feminino, portadoras de deficiência visual, na faixa etária dos 10 a 20 anos. A coleta de dados foi feita através de entrevista semiestruturada com questões que buscaram o conhecimento e a compreensão sobre as causas da sua deficiência visual, composição e orientações familiares, experiência afetivo-sexual, nível de conhecimento acerca dos assuntos relacionados à sexualidade, dentre eles métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. As informações foram submetidas à técnica de conteúdo de Bardin. Resultados: permitiram perceber que as adolescentes deficientes visuais apresentam as mesmas características de desenvolvimento de sexualidade das demais pessoas, embora possuam características próprias. Está presente o desconhecimento sobre métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis, sendo as informações superficiais. Conclusão: a falta da visão não diminui o interesse sexual, apenas faz com que a curiosidade das deficientes visuais sobre esse assunto torne-se diferenciada.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior do Estado de São Paulo, na visão dos colaboradores das áreas administrativas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11) Oliveira, Elaine Cristina [UNIFESP]; Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4849663856118153; http://lattes.cnpq.br/4974916132063643O trabalho apresentado tem como objetivo o “Levantamento de perfil, cargos, funções, permanência e necessidades da pessoa com deficiência visual nos processos administrativos em instituições públicas de ensino superior no Estado de São Paulo na visão dos colaboradores das áreas administrativas. A dissertação faz uma breve discussão sobre o perfil da pessoa com deficiência visual e a garantia da empregabilidade nos diversos setores destas universidades. Percorre vários assuntos voltados à pessoa com deficiência, suas limitações e potencialidades, a história do cego e a evolução da empregabilidade. A proposta inicial era investigar a percepção dos gestores de pessoas das Instituições sobre o tema, mas, em virtude da baixa adesão ao questionário, foi realizada alteração dos sujeitos da pesquisa, buscando a visão dos colaboradores deficientes visuais das áreas administrativas. Diante desta alteração, as respostas foram recebidas e analisadas, entretanto, com um número menor do que o esperado. Esse estudo permitiu que há necessidade de compreender os papéis e postos de trabalho, facilitando a comunicação e distribuição de tarefas a se desenvolver. Considera-se o treinamento importante para os gestores no recebimento da pessoa com deficiência em sua área de trabalho, a sensibilização do contratante, ainda que as barreiras atitudinais tenham sido poucas apontadas.