Navegando por Palavras-chave "Pesquisa-Formação"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Formar-se ao Formar: Pesquisa-Formação Sobre um Curso de Formação Docente em Contexto e em Tempos de Pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2021-08-31) Ferreira, Mariana Lettieri [UNIFESP]; Pesce, Lucila; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; http://lattes.cnpq.br/3413848929871247Esta pesquisa-formação autobiográfica qualitativa analisou o percurso de formação da professora (que aqui também exerce o papel de pesquisadora) em professora-formadora no que diz respeito à produção de materiais para subsidiar a formação docente continuada em serviço, a ser realizada pelas coordenadoras da escola em que atua. O curso foi aplicado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na Zona Norte da Cidade de São Paulo durante o ano de 2020, no contexto de pandemia do novo coronavírus. Os materiais foram elaborados a partir de três campos conceituais, a saber: ensino híbrido (BACICH, TANZI NETO e TREVISANI, 2015), metodologias ativas (BACICH e MORAN, 2018), pedagogia dos multiletramentos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2009, 2015; KALANTZIS et al., 2012; THE NEW LONDON GROUP, 2000; ROJO e MOURA, 2012; FERREIRA e PESCE, 2019, 2020; FERREIRA, 2019). A pesquisa pretendeu responder às seguintes perguntas: Em que medida, a produção de materiais para a formação continuada em serviço in loco de professores da educação básica de uma escola da Rede Municipal de Educação de São Paulo, por uma professora da escola, pode auxiliar em seu processo formativo, como formadora de educadores? Quais são as dificuldades e os avanços encontradas no decorrer do processo formativo? O quadro teórico de referência ergueu-se portanto, a partir de três blocos conceituais: a teoria que embasou materiais de formação: metodologias ativas, pedagogia dos multiletramentos e ensino híbrido; a formação de professores: em contexto, a partir da produção de Pinto (2012, 2016) e para o uso das TDIC, com base em Bruno e Pesce (2012) e Pesce (2014); temas que emanaram da análise da narrativa de experiência: o ensino remoto e a pandemia, interação dialógica e empoderamento Freireano, e a produção de materiais didáticos (RAMOS, 2009). O objetivo geral de pesquisa foi investigar o percurso de formação da professora-pesquisadora (professora-formadora), como formadora de educadores, ao produzir materiais para a formação continuada em serviço in loco, na escola onde atua como docente. Nesse recorte investigativo incluem-se, também questões relacionadas à reflexão acerca dos materiais produzidos e sua pertinência para a formação docente em serviço, além do processo de produção de cada um deles, buscando evidenciar as escolhas implicadas e os desafios que se lhes impõem. A pesquisa-formação tomou como objeto de análise as narrativas e registros da professora-pesquisadora, no decorrer do processo de elaboração dos materiais para a formação em serviço. Além disso, também foram analisados os materiais produzidos para o curso de formação. Através da narrativa analítica de experiência, foram elencados “momentos charneira” (JOSSO, 2004) que desencaderaram na produção dos materais do curso de formação em tela. Produção esta que foi interpretada a partir dos campos conceituais arrolados no quadro teórico de referência. Dentre os achados, destacamos a aderência dos materiais à pedagogia dos multiletramentos, bem como a importância da interação dialógica no processo formativo da professora-pesquisadora.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O papel do formador de formadores em tecnologias educacionais na rede municipal de educação de Santos: uma pesquisa-formação(Universidade Federal de São Paulo, 2023-04-28) Marques, Márcia Regina [UNIFESP]; Pesce, Lucila; http://lattes.cnpq.br/4867232275873194; http://lattes.cnpq.br/7402430238372250O debate proposto nesta pesquisa circunscreve o tema tecnologia no contexto educacional, como indutor e condutor do processo de ensino e aprendizagem, com professores explorando os recursos tecnológicos em prol da constituição dos sujeitos sociais personificados na figura do estudante. O objetivo da pesquisa é mapear a atuação do formador de formadores, denominado de colaborador pedagógico em tecnologias educacionais, na formação dos professores, as estratégias usadas, os obstáculos vivenciados, à guisa de identificar quais são os novos saberes derivados desse processo na rede municipal de educação de Santos e de analisar a formação continuada repercutida no contexto escolar e ensino remoto, sob a ótica e a experiência da pesquisadora-formadora. Desta forma, a pesquisa pretende responder à pergunta: em que medida a atuação do colaborador pedagógico em Tecnologias Educacionais contribui para a formação do professor e quais são os novos saberes derivados deste processo formativo na rede municipal de educação de Santos? A pesquisa objetiva, por meio da análise do percurso formativo da pesquisadora-formadora, examinar a atuação deste profissional, enquanto formador de formadores. O referencial teórico foi construído a partir dos seguintes campos conceituais: ciberespaço e educação; formação de professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). No decorrer da narrativa, foi identificada a necessidade de incluir o conceito de Metodologias Ativas, por ter fundamentado as formações narradas. Trata-se de uma pesquisa-formação, realizada segundo os princípios da pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa (auto)biográfica, ancorando-se nos conceitos desenvolvidos por Marie-Christine Josso, com abordagem de cunho investigativo. A pesquisa-formação ampara-se nos estudos de Bonilla (2010), Lévy (1999, 2002), Charlot (2005), Dewey (1976, 1979), Freire (1996, 2001, 2019, 2021), Larrosa (2022), Nóvoa (2004, 2022), Pesce e Bruno (2014), Pesce e Abreu (2013), Passeggi (2016), dentre outros. A pesquisa parte da experiência e dos saberes construídos pela pesquisadora-formadora no exercício docente, como Professor Orientador de Informática Educativa (POIE), de 2004 a 2013, e como colaboradora pedagógica, de 2013 a 2022. A pesquisa se vale das anotações de campo do processo formativo junto aos professores, da narrativa, da revisão literária e de dados empíricos e documentais. Entre os achados, a pesquisa destaca a constante e interminável busca pela qualidade da formação, a importância da troca entre os membros da equipe formadora e a escuta com os demais profissionais da educação, em uma relação dialógica e dialética. Também destaca os momentos-charneira (JOSSO, 2004) da autora-narradora-pesquisadora em reconstituição a sua docência.