Navegando por Palavras-chave "Pesquisa em administração de enfermagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)O ambiente de trabalho em unidades de terapia intensiva privadas e públicas(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2013-12-01) Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)OBJECTIVE: To analyze the work environment in intensive care units from public and private hospitals. METHODS: This was a cross-sectional study conducted with 66 nurses in four intensive care units. Two questionnaires were used for data collection, one for the socioeconomic profile and the other composed by the subscales of the validated Brazilian version of the Nursing Work Index-Revised (B-NWI-R). RESULTS: The nurses reported a favorable work environment for the exercise of professional nursing practices in the intensive care units (overall mean = 1.95 and SD = 0.40). By comparing private and public hospitals it was observed that the overall score of the B-NWI-R reached values of 1.91 (SD = 0.39) and 1.99 (SD = 0.42), respectively, with a p-value of 0.459. CONCLUSION: The four intensive care units analyzed in this study presented favorable work environments for nursing practices. The fact of belonging to private or public hospitals was not significant in the analysis.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Circunstâncias sócio-históricas de criação da sociedade brasileira de gerenciamento em enfermagem: 1996 a 2003(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-12-21) Vieira, Ricardo Quintão [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4959840449509550; http://lattes.cnpq.br/5762125389044556; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: Since the first Brazilian association for the nurses, founded in 1926, several social movements of Brazilian Nursing were created to defend the educational interests of labor educational profession. The Brazilian Society of Nursing Management (SOBRAGEN), which was founded in 1996, has a great importance in the field of Nursing. Objective: Describe the story of how the SOBRAGEN was created. Method: Historical social research, oral history mode, whose time frame, understood the interval between 1996, creation date of SOBRAGEN, until the end of the mandate of the second director in 2003. The interviews were recorded, transcribed and converted into testimonies, with validation of the first procedures by respondents and the last by external evaluator. The interviews were coded and grouped by similarity and thematic relevance, categories were created, allowing the historical narration. Results: It was narrated the motivation and the process of creation, the desires and the values of its creators, the development of society, the performance of social actors involved, tangible achievements and the interfaces with other nursing societies. Conclusion: From the simple act of defense against the market requirements, the initiative of creation of SOBRAGEN affect many nurses involved with leadership and nursing management, advancing and give profundity to the knowledge and establishing a new identity for the nurse who was devoted primarily to the management process in nursing.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Competências profissionais do Enfermeiro em emergência e sua relação com o produto do cuidar em Enfermagem(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05) Jesus, Jucinei Araújo de [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/5049568602380189Objetivo: Analisar a relação entre a autoavaliação e heteroavaliação das competências profissionais dos enfermeiros com o produto do cuidar em Enfermagem. Método: Estudo transversal analítico, realizado entre os meses de junho a dezembro de 2020, nas unidades de urgência e emergência de dois hospitais públicos, no município de São Paulo, Brasil. Na autoavaliação das competências profissionais, participaram 91 enfermeiros e três residentes em enfermagem; a heteroavaliação foi realizada por quatro coordenadores e um gerente de enfermagem destas unidades. Os mesmos enfermeiros e residentes avaliaram o produto do cuidar em enfermagem considerando 15 plantões. Foram utilizados dois instrumentos específicos e validados na literatura: 1) Escala de Competências das Ações dos Enfermeiros em Emergências (ECAEE); 2) Instrumento de Avaliação do Produto do Cuidar em Enfermagem (APROCENF). Utilizaram-se os testes de Wilcoxon, Mann-Whitney e de correlação de Spearman com p<0,05. Utilizou-se ainda a classificação de Cohen, onde são consideradas correlações pequenas ou fracas (0,10 < r < 0,29), médias (0,3 < r < 0,49) e grandes ou fortes (0,50 < r < 1,0). Resultados: Na comparação dos escores do nível de competência, verificou-se diferença significativa (p<0,001) com maiores valores para autoavaliação nos fatores: 1 (Prática profissional), 4 (Ação direcionada) e 5 (Conduta construtiva) e maiores valores para heteroavaliação no fator 6 (Excelência profissional). Nas 1410 avaliações do produto do cuidar em enfermagem realizadas por meio do APROCENF a graduação mais enfatizada pelos enfermeiros na escala de itens foi a de número 3 (n=1034 - 73,33%), em que o escore médio foi classificado como Bom. Dimensionamento de pessoal de enfermagem (3º domínio do APROCENF) relacionou-se com os seguintes domínios da Escala de Competências das Ações dos Enfermeiros em Emergências (ECAEE): Prática profissional r=0.52719, Relações no trabalho r=0.54319, Desafio positivo r=0.51199, Ação direcionada r=0.43229, Conduta construtiva r=0.25601 e Adaptação à mudança r=0.22095. Também se observou correlação significativa no quinto domínio do APROCENF- Acompanhamento e transferência do cuidado - com os níveis de competência (ECAEE): Prática profissional r=0.47244, Relações no trabalho r=0.46993, Desafio positivo r=0.41660 e Adaptação à mudança r=0.31905. Tal correlação também foi também observada no domínio oito - Atendimento das necessidades assistenciais - em relação à Prática profissional r=0.32933, Relações no trabalho r=0.31168, Desafio positivo r=0.29845 e Adaptação à mudança r=0.28817. Conclusão: Foram identificadas as seguintes competências: Prática profissional, Relações no trabalho, Desafio positivo, Ação direcionada, Conduta construtiva e Adaptação à mudança na auto e heteroavaliação. O produto do cuidar em enfermagem foi considerado, majoritariamente, como “bom” o que demonstra boa avaliação sobre a entrega da assistência de enfermagem nas unidades de emergência investigadas. Existe relação positiva entre as competências profissionais com as dimensões do APROCENF com destaque para dimensionamento de pessoal e transferência do cuidado. Estudos nessa propositura viabilizarão processos na área da enfermagem, conferindo uma maior autonomia aos enfermeiros que desenvolvem o processo de cuidados nas urgências e emergências, pautando suas ações nas competências já existentes e nas que surgirão com o desenvolvimento de novas pesquisas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Construção da Matriz de Competência Profissional do enfermeiro em emergências(Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-08-01) Holanda, Flávia Lilalva de; Marra, Celina Castagnari; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objective:To propose a Professional Competency Matrix for the nurse working in emergency services. Methods:This is a descriptive study that details quantitative, nominal and conceptual aspects of the proposed competencies. The creation of the Competency Matrix was based on the professional experience of the researchers, empirical evidence, and specialized literature. Results:The proposed Professional Competency Matrix was composed of eight basic competencies, with 31 associated competencies attributed to them. Conclusion:The proposed matrix directs nursing practice toward a level of excellence, facing the quality assumptions and access to care for emergency patients.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ensino da comunicação administrativa nos cursos de graduação em enfermagem de escolas da Região Sudeste: transformações de 1994 a 2001(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-26) Neves, Ana Lucia Domingues [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4959840449509550; http://lattes.cnpq.br/2323014849190770; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Historical-documentary study whose objective was to identify, describe and analyses the changes in the teaching of administrative communication in undergraduate courses in nursing schools in the Southeast (SE) of the country in the period from 1994 to 2001. The primary sources were the Political Educational Projects and disciplines programs of five public universities in the Southeast (SE) region of Brazil and the secondary sources were the materials available in the scientific literature. The sources were classified into Microsoft Excel®, in the variables: school name, document number, document type, document author, document date, number of pages in the document, the document fingerprinting, document imaging, document reference number. Preliminary analysis of the contents and key concepts of the documents and, later, through the identification of relevance and thematic similarity relationships between the messages contained in the texts were created three categories of interpretation: Curricular changes that occurred from the action of social actors involved and the legislation in force at the time; Contents of disciplines taught in the undergraduate program in Nursing; and Administration Discipline Organization. The discussion of the findings involved the readback of categories constructed, which responded to the proposed objective, with the scientific literature available on the subject. The study revealed that with the promulgation of Ordinance No. 1721 in 1994 and the National Curriculum Guidelines in 2001, ongoing discussions between teachers, students and leaders of the schools were triggered mainly by means of demonstrations on changes in workload, nomenclature and prerequisites of the disciplines. The ideological and theoretical bases of communication have been taught throughout the course and the teaching of its application highlighted to therapeutic communication. The teaching of administrative communication occurred in a pendulum motion and had been strengthened, at some point, the disciplines with the contents of applied Informatics. It was concluded that educational institutions have proven to be resilient in the face of successive demands of regulation of education and the teaching of administrative communication, although it was kept steadily in the period studied, not occupied center stage, being its contents pulverized in various disciplines.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Gestão do cuidado e liderança de enfermagem no contexto da Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-30) Lima, Pamela Gissi [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/1518796019614581Objetivo: Verificar como ocorreu a gestão do cuidado e a liderança de enfermagem no contexto da pandemia de covid-19. Materiais e métodos: Estudo qualitativo realizado num hospital universitário localizado na cidade de São Paulo, SP, Brasil. A amostra constituiu-se de enfermeiros que atuaram na assistência aos pacientes com covid-19 por, no mínimo, três meses. A coleta de dados foi realizada com entrevista semi-estruturada contendo questões de variáveis de identificação e os questionamentos: experiência no enfrentamento da pandemia; dia a dia de trabalho; organização do cuidado; criação de tecnologias de cuidado/instrumentos e liderança. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Resultados: As categorias temáticas foram: incerteza e medo da pandemia; biossegurança; dimensionamento e treinamento da equipe; trabalho em equipe; recursos materiais e tecnologias de cuidado e liderança. Conclusão: A incerteza e medo da pandemia e a biossegurança destacaram-se, mostrando como esta doença com alto poder de transmissão afetou diretamente o dia a dia dos profissionais. A liderança foi de extrema importância para a gestão do cuidado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Liderança coaching e resiliência dos enfermeiros no ambiente hospitalar(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-21) Menezes, Heloísa de Góes Gigueira [UNIFESP]; Balsanelli, Alexandre Pazetto [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1857033024402274; http://lattes.cnpq.br/4328295649966287Objetivos: verificar a auto e heteropercepção da liderança coaching e o escore de resiliência dos enfermeiros e analisar a relação entre liderança coaching e resiliência entre esses profissionais. Método: estudo transversal e correlacional, realizado em uma instituição hospitalar caracterizada como entidade autárquica autônoma, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprio que atende servidores públicos do estado de São Paulo, seus dependentes e agregados, localizada no município de São Paulo, SP, Brasil, durante o período de janeiro a abril de 2021. Participaram do estudo 115 enfermeiros e 115 auxiliares ou técnicos de enfermagem, que atenderam aos seguintes critérios de inclusão: trabalhar na instituição há, pelo menos, seis meses e estar subordinado diretamente à Gerência de Enfermagem. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos validados no Brasil: Questionário de Autopercepção do Enfermeiro no Exercício da Liderança (QUAPEEL); Questionário de Percepção do Técnico e Auxiliar de Enfermagem sobre o Exercício da Liderança (QUEPTAEEL) do seu enfermeiro; e Escala de Connor-Davidson para o Brasil-25 (CD-RISC-25BRASIL). Os dados foram analisados com estatística descritiva e as seguintes análises inferenciais: Teste t de Student para amostras pareadas; Teste de correlação de Pearson; Teste de Shapiro-Wilk; e Teste de Kruskal-Wallis, com p≤0,05. Resultados: verificou-se que houve diferença estatisticamente significante entre as condições de autoavaliação dos enfermeiros e heteroavaliação dos técnicos e auxiliares de enfermagem no exercício da liderança coaching para a pontuação total (p=0,001) e nos seus domínios Dar e receber feedback (p<0,001), Dar poder e exercer influência (p<0,001) e Apoiar a equipe para o alcance dos resultados (p=0,013). Houve correlação estatisticamente significante entre todos os domínios do QUAPEEL e o escore da Escala de Resiliência de Connor-Davidson para o Brasil-25. Conclusão: o estudo demonstrou que há diferença entre autopercepção e heteropercepção com relação ao exercício da liderança coaching dos enfermeiros. A resiliência demonstrou-se presente nos líderes, sendo que o aumento de uma variável (escore QUAPEEL) foi associada ao aumento de outra variável (escore do CD-RISC-25BRASIL). Portanto, investir na liderança coaching pode proporcionar aumento da resiliência entre os enfermeiros.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Prática de administração em enfermagem sob a óptica da associação brasileira de enfermagem: 1952 a 1987(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014) Bezerra, Camila de Oliveira [UNIFESP]; Sanna, Maria Cristina [UNIFESP]; Caverni, Leila Maria Rissi [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7644277729146716; http://lattes.cnpq.br/4959840449509550; http://lattes.cnpq.br/8106465552097387; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Com o objetivo de identificar, descrever e analisar as transformações da prática da administração em enfermagem que foram enunciadas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) nos seus órgãos de comunicação, foi realizado este estudo histórico, cujo corpus documental foi constituído dos editoriais da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) e dos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem (CBEn) promovidos pela ABEn. Foram feitas cópias eletrostáticas dos documentos e sua organização em banco de dados eletrônico, integrado também pelas imagens das cópias. Esse procedimento empregou a ferramenta Excel e foi seguido de leitura compreensiva dos documentos e análise temática, realizada segundo o modelo proposto por Minayo. Encontrou-se o total de 224 documentos extraídos da REBEn e dos Anais dos CBEn. Desses foram selecionados 93 documentos que se referiam à prática de administração em enfermagem no período citado, sendo constituídos por discursos dos dirigentes, moções e recomendações e trabalhos apresentados nos CBEn, resoluções, relatórios da presidente e propostas da Assembleia de Delegados da entidade. Os resultados da pesquisa foram organizados em seis unidades temáticas: “Mercado de Trabalho”, “Enfermeiro e as Relações de Poder”, “Ações do Processo Administrativo em Enfermagem”, “Funções e Atribuições” e “Educação Permanente”, discutidos com o auxílio da literatura científica pertinente. Concluiu-se que a prática de administração em enfermagem foi assunto de discussão e mereceu divulgação nos veículos de comunicação da ABEn no período de 1952 a 1987, com abordagem relevante, como consequência da constante luta das líderes dessa entidade pelo desenvolvimento da Enfermagem brasileira e pela busca da inserção do enfermeiro no mercado de trabalho e elevação do seu status.