Navegando por Palavras-chave "Peoples"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEmbargoAtravessando muros, plantando florestas: acesso e permanência indígena nas universidades públicas do Estado de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-07) Moraes, Stephany Santana [UNIFESP]; Assumpção, Raiane Patrícia Severino [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2899447703219719; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Esta pesquisa tem como objetivo analisar o acesso e a permanência da população indígena aos cursos de ensino superior público a partir das experiências da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). As reflexões aqui produzidas buscam elucidar quais os desafios na construção de uma universidade pública, que acolha e, também, seja construída por e para os mais diversos povos indígenas do Brasil. As considerações levantadas neste trabalho passam pelo acesso à universidade e dão enfoque à questão da permanência estudantil indígena; trazendo, principalmente, os desencontros epistemológicos e sócio-políticos como empecilhos na construção de um pertencimento e identificação desses sujeitos como parte das universidades públicas. Este estudo se debruça em alguns elementos que envolvem a chegada dos estudantes indígenas no espaço universitário, como os consequentes processos de desterritorialização, afastamento de suas culturas, assim como o contato com um ensino construído a partir de uma epistemologia colonizadora. Como apontamentos finais, fica evidente que há uma escassez na existência de políticas e ações que permitam a existência plena de pessoas indígenas no ensino superior. Mais que isso, demonstra-se necessário pensarmos não somente na inclusão desses sujeitos nos espaços universitários, mas na construção de um outro modo de viver a cultura acadêmica e a produção do conhecimento científico que contemple os saberes dos demais povos.