Navegando por Palavras-chave "Pensamento algébrico"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DOS JOGOS DIGITAIS E DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS)(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-09) Angelo, Alex Garcia Smith; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/9280597010901313A partir de referenciais teóricos da perspectiva Histórico-Cultural particularmente aqueles voltados à compreensão do papel dos instrumentos mediadores no desenvolvimento humano, essa pesquisa investigou indícios de desenvolvimento do pensamento teórico de professores que ensinam matemática nos anos iniciais em uma perspectiva de formação continuada e adotando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) como instrumentos externos. Nessa investigação consideramos o conhecimento algébrico nos anos iniciais como o conteúdo teórico de análise na formação continuada de professores dos anos iniciais. À vista dessa análise adotou-se o método materialista-dialético e, em particular, as proposições da teoria Histórico-Cultural a fim de investigar indícios de superação do pensamento do tipo empírico pelo do tipo teórico por meio do processo de abstração, generalização e conceitualização em um contexto de uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs). O procedimento metodológico adotado nessa investigação foi o experimento formativo. Esse experimento foi organizado de forma remota e síncrona a princípio em razão do isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, mas que oportunizou o movimento formativo vinculado à extensão, e teve como público-alvo professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como perspectiva teórico-metodológica para tal experimento adotamos a Atividade Orientadora de Ensino, propondo situações desencadeadoras de aprendizagem com dois tipos de recursos: os jogos digitais e a história virtual. Na análise do material produzido buscamos evidenciar indícios do movimento de desenvolvimento do pensamento teórico de professores com o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Os resultados da pesquisa apontam que os procedimentos técnicos de comunicação/voz e compartilhamento de registro de símbolos pelo caderno digital possibilitados pelas TICs, associados ao trabalho coletivo de professores com a mediação intencional do formador criaram condições para um espaço coletivo de ensino e aprendizagem objetivando o desenvolvimento do pensamento teórico mediado por nexos conceituais da álgebra. Com isso, a análise do material produzido da pesquisa permitiu-nos concluir que as tecnologias, como suportes que viabilizam processos de comunicação e atividade coletiva, podem convergir para uma formação humanizadora mediada por significados culturalmente desenvolvidos ou teóricos. Nesse sentido, a partir da relação dialética entre os instrumentos externos (tecnologias) e internos (signos), a pesquisa contribuiu para o entendimento do desenvolvimento humano na contemporaneidade em um contexto de uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs).
- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação continuada de professores para o desenvolvimento do pensamento algébrico: contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade orientadora de ensino(Universidade Federal de São Paulo, 2024-06-28) Zeferino, Lidiane Chaves [UNIFESP]; Moretti, Vanessa Dias; http://lattes.cnpq.br/0324707549177305; http://lattes.cnpq.br/2603700058365117A presente pesquisa de doutorado investigou as contribuições da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino para a Pesquisa sobre a Formação Continuada de professores que ensinam matemática, com foco no desenvolvimento do pensamento algébrico. As aproximações e convergências entre a Atividade Orientadora de Ensino e a Teoria da Objetivação foram organizadas a partir de quatro eixos: Princípios Teóricos; Organização do Ensino; Processo de Análise e contribuições para a pesquisa; e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico. O experimento formativo, organizado a partir dos princípios da Atividade Orientadora de Ensino e da Teoria da Objetivação, foi tomado como princípio orientador da investigação, no formato de um curso de extensão para a formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A análise da realidade apreendida deu-se por meio da abordagem multimodal, resultando na organização de duas Dimensões, cada uma composta de Episódios. A Dimensão de análise “O papel dos pesquisadores: caminhos da organização da formação continuada de professores que ensinam matemática”, analisou como os pesquisadores organizaram e desenvolveram a formação continuada dos professores que ensinam matemática, para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Esta Dimensão é constituída por três Episódios que focam a intencionalidade como princípio organizador do ensino, a organização do experimento formativo e o labor conjunto, evidenciando os caminhos da ética comunitária. A segunda Dimensão de análise “Os professores que ensinam matemática: A Organização do Ensino” é composta por três Episódios que abordam as compreensões iniciais dos professores sobre a organização do ensino, os indícios de desenvolvimento do pensamento algébrico e sua influência na organização das práticas docentes, e o labor conjunto entre os professores. A análise dos dados revelou a importância da intencionalidade na organização do ensino e de uma abordagem pedagógica que promova uma compreensão teórica dos conceitos algébricos, o que permitiu, nessa pesquisa, a estruturação das ações de formação a partir dos princípios: Estudos dos nexos conceituais e camadas de generalidade; Elaboração da Situações Desencadeadoras de Aprendizagem – SDA (a partir do Movimento lógico-histórico, Proposta Inicial, Discussão Teórica e Identificação dos Nexos Conceituais, Solução coletiva, Análise); Preparação dos instrumentos mediadores; Levantamento de estratégias para promover o labor conjunto; Desenvolvimento da SDA no espaço formativo; e Avaliação e replanejamento. Defendemos a tese que a complementaridade entre os princípios teóricos da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino contribui para a organização e desenvolvimento de uma proposta de formação continuada de professores promotora do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados da pesquisa permitem afirmar acerca da importância de programas de formação continuada que incorporem aspectos teóricos e metodológico da Teoria da Objetivação e da Atividade Orientadora de Ensino, promovendo a atividade coletiva e o labor conjunto entre os envolvidos, com vistas à objetivação do saber algébrico e ao desenvolvimento de um pensamento analítico. Os resultados dessa pesquisa contribuem para o avanço das discussões na Educação Matemática, ao destacar a importância das abordagens educacionais ancoradas na Teoria Histórico-Cultural como subsídios para a formação continuada de professores e para o desenvolvimento de ações de formação docente voltadas ao ensino de conhecimentos algébricos desde os anos iniciais.
- ItemAcesso aberto (Open Access)As pesquisas sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um mapeamento da produção científica da pesquisa brasileira entre 2010 e 2020.(Universidade Federal de São Paulo, 2021-09-20) Silva, Denise Correa da [UNIFESP]; Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4262149292744127; http://lattes.cnpq.br/6005938826551659O presente estudo qualitativo de caráter bibliográfico teve como objetivo apresentar o Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental no período de 2010 a 2020. A Base Nacional Comum Curricular BNCC (Brasil, 2017), ao inserir a Álgebra como Unidade Temática da Matemática, propõe o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O referencial teórico apresentado pautou a pertinência do desenvolvimento do pensamento algébrico desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando a generalização de padrões como elemento constituinte dessa forma de pensar. Foram mapeadas nove pesquisas acadêmicas que apresentaram grande relevância para o tema estudado, sendo elas constituídas por cinco artigos e quatro dissertações coletados no Portal de Periódicos da CAPES e na plataforma do Google Acadêmico. Para a análise do material coletado e apresentação das contribuições sobre o tema, os dados foram organizados em três agrupamentos: (1) Identificação/Catalogação das características do texto, (2) Síntese do conteúdo e (3) Contribuições para o ensino do tema generalização de padrões nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O terceiro agrupamento foi subdividido em três categorias: Categoria (1): O que caracteriza a ‘generalização de padrões’ no ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, categoria (2): Quais as condições para se efetivar o trabalho com o tema ‘generalização de padrões’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e categoria (3): Conhecimentos algébricos sobre ‘generalização de padrões’ dos docentes dos anos iniciais. Os resultados desse mapeamento mostraram ser pequena a quantidade de publicações sobre o tema voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo ocorrido a primeira publicação somente no ano de 2017. Contudo, os nove estudos analisados apresentaram importantes contribuições que esclarecem o que caracteriza a generalização de padrões, evidenciaram algumas condições necessárias para que esse ensino se efetive e indicaram a necessidade de formação inicial e continuada dos docentes para que possam implementar o que está proposto na orientação curricular referente ao ensino da Álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.