Navegando por Palavras-chave "Patologia da fala e linguagem"
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- ItemSomente MetadadadosGagueira: caracterização das disfluências e possíveis correlações com a audição e outros aspectos da fala(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 1999) Schiefer, Ana Maria [UNIFESP]; Chiari, Brasília Maria [UNIFESP]Neste trabalho tivemos por objetivo caracterizar as disfluencias da faia em individuos com queixa primaria de gagueira, considerando o tipo de disfluencia, a ocorrencia de movimentos associados a fonacao e as alteracoes fonoarticulatorias, sua historia desenvolvimental e o processamento auditivo central. Para tanto, selecionamos 37 protocolos das avaliacoes fonoaudiologica, especifica da disfluencia e da funcao auditiva realizadas no ambulatorio das Disciplinas de Disturbios da Comunicacao e da Audicao, da UNIFESP. As disfiuencias foram classificadas em tipicas e atipicas e, dependendo de sua frequencia de ocorrencia a Disfluencia foi denominada Atipica - Gagueira; Atipica-Bordetline e Tipica. Analisamos ainda a frequencia de ocorrencia de movimentos associados a fonacao que interferem na comunicacao e computamos as alteracoes fonoarticulatorias na populacao amestrada. Alem disso, verificamos a idade de inicio das disfluencias e a frequencia de ocorrencia de antecedente familiar para gagueira. Analisando os dados obtidos podemos concluir que 81,07 por cento dos individuos selecionados apresentaram predominio de sisfluencias atipicas e de movimentos associados visiveis de face e cabeca. Observamos a presenca de alteracoes fonoarticulatorias em mais da metade da populacao estudada, independentemente do nivel de disfluencia estudado. A faixa etaria de inicio da gagueira variou de 3 a 4 anos. Alem disso, verificamos alteracoes do processamento auditivo central em todos os individuos da populacao estudada. Com base na avaliacao da funcao auditiva computamos as habilidades auditivas que se mostraram alteradas (figura-fundo e memoria), e categorizamos as alteracoes do processamento auditivo central quanto aos processos gnosicos prejudicados e graus leve, moderado ou severo da disfuncao central
- ItemAcesso aberto (Open Access)Manifestações fonético-fonológicas na demência na doença de Alzheimer(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-02-02) Cera, Laysa Luchesi [UNIFESP]; Minett, Thais Soares Cianciarullo [UNIFESP]; Ortiz, Karin Zazo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1699635017822724; http://lattes.cnpq.br/7650838394213199; http://lattes.cnpq.br/9524444698339321; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Identificar as alterações fonético-fonológicas da emissão oral de pacientes com demência na doença de Alzheimer (DDA). Métodos: Foram avaliados 120 indivíduos, 30 em cada fase da demência (leve, moderada e grave) e 30 idosos saudáveis, submetidos às escalas: Escala clínica da demência, Mini-exame do estado mental, avaliação das atividades instrumentais de vida diária de Lawton & Brody e avaliação fonético-fonológica, por meio do subteste de agilidade verbal do teste de Boston e do Protocolo de Avaliação da Apraxia Verbal usado para caracterização das manifestações. Resultados: A distorção foi 4,13 vezes maior na fala de pacientes com DDA do que na fala de idosos saudáveis, a omissão foi 6,94, o ensaio em sílaba 6,53 e a autocorreção 2,58 vezes maior. Os valores das razões das médias das manifestações aumentaram conforme a progressão da demência, como o ensaio em sílaba que foi 9,65 vezes maior na DDA moderada e 11,46 vezes maior na DDA grave. Em relação à demência leve, substituição de consoante foi 2,63 vezes maior na fala de pacientes com demência moderada, enquanto autocorreção, substituição e prolongamento de vogal foram, respectivamente, 4,58, 2,32 e 2,55 vezes maior no estágio grave. As médias de agilidade verbal dos pacientes com DDA foram estatisticamente menores do que a dos idosos saudáveis e conforme a piora da demência. Tanto as manifestações fonológicas quanto as fonéticas ocorreram estatisticamente mais frequentes na DDA, em qualquer fase da demência, em relação ao envelhecimento saudável. Conclusão: Os pacientes com DDA apresentam manifestações fonético-fonológicas que pioram com a gravidade da demência.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Narrative competence among hearing-impaired and normal-hearing children: analytical cross-sectional study(Associação Paulista de Medicina - APM, 2010-01-01) Soares, Alexandra Dezani [UNIFESP]; Goulart, Bárbara Niegia Garcia de [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CONTEXT AND OBJECTIVE: Oral narrative is a means of language development assessment. However, standardized data for deaf patients are scarce. The aim here was to compare the use of narrative competence between hearing-impaired and normal-hearing children. DESIGN AND SETTING: Analytical cross-sectional study at the Department of Speech-Language and Hearing Sciences, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). METHODS: Twenty-one moderately to profoundly bilaterally hearing-impaired children (cases) and 21 normal-hearing children without language abnormalities (controls), matched according to sex, age, schooling level and school type, were studied. A board showing pictures in a temporally logical sequence was presented to each child, to elicit a narrative, and the child's performance relating to narrative structure and cohesion was measured. The frequencies of variables, their associations (Mann-Whitney test) and their 95% confidence intervals was analyzed. RESULTS: The deaf subjects showed poorer performance regarding narrative structure, use of connectives, cohesion measurements and general punctuation (P < 0.05). There were no differences in the number of propositions elaborated or in referent specification between the two groups. The deaf children produced a higher proportion of orientation-related propositions (P = 0.001) and lower proportions of propositions relating to complicating actions (P = 0.015) and character reactions (P = 0.005). CONCLUSION: Hearing-impaired children have abnormalities in different aspects of language, involving form, content and use, in relation to their normal-hearing peers. Narrative competence was also associated with the children's ages and the school type.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Resolução Temporal, localização e identificação de sons verbais degradados em portadores de perda auditiva unilateral com e sem dificuldade de linguagem(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2010-02-24) Nishihata, Regiane [UNIFESP]; Chiari, Brasilia Maria [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)The goal of this research is to verify the temporal resolution , sound localization and identification of degraded verbal sounds in individuals with unilateral hearing loss and investigate possible associations with learning or language disorders. Method: Twenty-six 8 to 15 year-old girls and boys participated in this study .Thirteen had normal hearing ( GSP ).Thirteen had a unilateral hearing loss ( GP ) and were divided into 2 groups: GPAD, with right hearing loss, and GPAE, with left hearing loss . An anamnesis was performed with parents who provided information about child’s auditory, communicative and linguistic behavior as well as performance at school. They informed what the risk factors were, the age of the child when they suspected there might be a hearing loss and the age when the diagnosis was established .The individuals underwent auditory processing assessment with speech in noise tests, sound localization and a gap detection test (RGDT).The data were analyzed with non- parametric tests and a 0.05 significance level. Results. There was no significant difference between the group with hearing loss (GP) and the group without hearing loss (GSP) as to temporal resolution. There was significant difference between the group with hearing loss (GP) and the group without loss (GSP) in degraded sound analysis through speech in noise test. There was significant difference between the group with hearing loss (GP) and the group without loss (GSP) in sound localization in five directions. The group with hearing loss (GP) presented more auditory, communicative and linguistic difficulties than the group without hearing loss. Within the group with hearing loss (GP), the children with right hearing loss ( GPAD ) had a history of speech and language delay, failed at school, attended school remedial programmes , and had behavioural problems more often than GPAE, the children with left hearing loss . Conclusion: Temporal resolution did not distinguish individuals without hearing loss and those with unilateral hearing loss. Individuals with unilateral hearing loss did less well in sound localization and closure tasks and did not communicate as proficiently as those without hearing loss. The Individuals with right hearing loss (GPAD) had often had speech and language delay, academic difficulty, and behavioural problems.